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6538523 | DEBATENDO SOBRE A PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIA NO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM – RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Gabrielle Freitas Saganski ; Ana Paula Barros ; Michelle Migoto ; Ana Paula Batistela |
Resumo: **INTRODUÇÃO:**Os programas de Pós-Graduação em Enfermagem vêm crescendo no Brasil, contribuindo para uma maior qualificação dos enfermeiros para a assistência e docência1. A partir da mudança no modelo assistencial com a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), ficou evidente a necessidade de mudança no modelo de formação dos futuros profissionais de saúde. Diante disso, as Instituições de Ensino Superior (IES) buscaram promover mudanças durante a formação que reorientassem a prática da enfermagem. As abordagens mais tradicionais de ensino-aprendizagem apresentavam o professor como o detentor do conhecimento e o aluno como um ouvinte, com poucas oportunidades de expressão e problematização da prática. Contudo, para uma efetiva contribuição da enfermagem na assistência à saúde é fundamental que este profissional tenha conhecimento, possa compreender e incorporar os princípios da profissão em sua prática diária, independentemente de sua área de atuação e nos diversos níveis de complexidade de saúde2. Segundo as Diretrizes Nacionais do Curso de Enfermagem a formação do profissional deve ser baseada na observação da realidade, na construção do conhecimento e na transformação desta realidade. Com a articulação da prática e da teoria, o indivíduo procurará exercer a prática refletida e transformadora, qualificando suas habilidades crítico-reflexivas. Desde a década de 90 este cenário conta com a atuação dos Programas de Mestrados Profissionais, que, sobretudo buscam instrumentalizar os profissionais para a prática com base em pesquisas e evidências científicas3. A Prática Baseada em Evidência (PBE) consiste em elencar a melhor evidência produzida e colocá-la no cuidado prestado com o objetivo de aumentar a eficácia do mesmo, com base na tríade: a melhor evidência - experiência do profissional - paciente e família4. Tem-se como meta que para além do profissional, o seu cenário de trabalho também seja atualizado durante todo o processo de formação3. **OBJETIVO:** Relatar a vivência de pós-graduandos nas atividades desenvolvidas na Disciplina de Evidências em Saúde, em um Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem. **DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: **Trata-se de um relato da vivência com a Prática Baseada em Evidência (PBE), na disciplina de Tópicos Especiais de Prática Profissional em Enfermagem - Evidências em Saúde, ministrada em um Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Mestrado Profissional, em IES do estado do Paraná. **RESULTADOS: **Durante a disciplina foi discutida a realidade de que o profissional enfermeiro, ainda, não se apropriou plenamente das melhores evidências em sua prática diária, e que eventualmente esta situação pode ser consequente a, por exemplo, falta de valorização desta perspectiva na formação, e também ao processo de enfermagem em seu cenário, e à sobrecarga de trabalho, sendo que os dois últimos aspectos se constituem mais amplamente na Sistematização a Assistência em Enfermagem (SAE). Em contrapartida, destaca-se que a PBE pode trazer a enfermagem, novas percepções, atualizações e inovações em grandes e atuais temas como: segurança do paciente, gasto público, qualidade da assistência, bem como, estímulos à organização do trabalho com foco na SAE. Ainda, sabe-se que o profissional deve estar preparado para assistir/cuidar de seu cliente e famílias as quais, atualmente, se encontram mais informados sobre a sua saúde e sobre os procedimentos aos quais estará sujeito nos serviços de saúde. Com o escopo maior de trazer estas questões à discussão dos mestrandos profissionais, a disciplina contou com carga horária de 30 horas, desenvolveu-se toda às terças-feiras, durante sete semanas. Seu objetivo foi debater a PBE e as evidências para a prática clínica; discutir a informação/evidências na tomada de decisão do profissional de saúde;e, discutir a aplicação prática das evidências cientificas. O conteúdo programático foi elaborado para sustentar os aspectos conceituais e históricos da temática, as diversas metodologias de pesquisa que sustentam as evidências na prática e o uso da informação para a tomada de decisão baseada na evidência cientifica. Como estratégia metodológica foi utilizada a aprendizagem baseada em problemas, leitura e discussão de textos, mapa conceitual, aula expositiva dialogada, elaboração de síntese de textos e discussão grupal. Como critérios de avaliação tiveram-se a participação ativa nas discussões (ideias, argumentos, interesse) e uma atividade em grupo, onde os mestrandos elaboraram uma Revisão Sistemática referente ao tema de estudo dos grupos para futura publicação científica. Os temas foram diversos e eram pertinentes ao ambiente de trabalho dos profissionais como, melhor evidência produzida para a tecnologia de cateterismo vesical, de heparinização de cateter venoso central, cuidado paliativo domiciliar, higiene oral em UTI e isolamento preventivo. Os grupos, posteriormente, apresentaram o produto da atividade em um Evento realizado pelos discentes, docentes e coordenação do MP, no hospital público da cidade. Ao todo foram 30 participantes, todos enfermeiros e a maioria funcionários de hospitais ou Unidade Básica de Saúde (UBS). As atividades vivenciadas na disciplina foram consideradas, pelos mestrandos, como fundamentais para o seu preparo para uma assistência de qualidade. Considerou-se também que para a formação em pós-graduação _strictu sensu_ com qualidade,é indispensável a aquisição de conhecimentos e habilidades, além da construção da própria pesquisa cientifica. Percebeu-se que há muito a fazer e pesquisar para que a PBE se torne de fato uma realidade nos diversos serviços de saúde do nosso país e. sobretudo, na rotina dos profissionais da enfermagem, em especial enfermeiros. **CONCLUSÃO: **A vivência desta disciplina foi constatada e verbalizada na avaliação da mesma e apresentação dos trabalhos finais, como parte fundamental para a formação de enfermeiros mestres profissionais, acadêmicos e doutores em enfermagem. A proposta seguiu com o desafio de que os enfermeiros pós-graduandos, ao retornarem aos seus ambientes de trabalho, confrontassem-se com uma nova perspectiva de mudanças em seu processo de trabalho, e aplicassem as propostas apresentadas nos seminários em sua prática. **CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM**: A experiência vivenciada construiu novos conhecimentos para a prática profissional, ao mesmo tempo em que se desenvolveram pesquisas, e divulgação de conhecimentos na área de atuação de cada participante. Acredita-se que disciplinas de tal cunho certamente proporcionam um contingente de mestres e doutores com melhor preparo para o enfrentamento dos inúmeros desafios para uma enfermagem mais segura e qualificada. Os pós-graduandos recomendam que disciplinas com este cunho devam ser constantemente promovidas para que haja amplo acesso a mesma e maior número de pós-graduandos sejam motivados a participar.
Referências: 1. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução N° 358 de 15 de outubro de 2009. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem e dá outras providências. [Internet] Brasilia, DF: Conselho Federal de Enfermagem; 2009 [citado 20 fev 2018]. X p. Disponível em: http://novo.portalcofen.gov. br/resoluo-cofen-3582009_4384.html
2. Nobrega RV, Nobrega MML, Silva KL. Diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem para crianças na Clínica Pediátrica de um hospital escola. Rev. Bras. Enfermagem. [Internet]. 2011 [citado em 06 mar 2018]; 64(3): v.64,n.3:501-510. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000300014.
3. Medeiros AL, Artigo de Pesquisa Santos SR, Cabral RWL. Sistematização da Assistência de Enfermagem: dificuldades evidenciadas pela teoria fundamentada nos dados. Rev. Enferm. [Internet]. 2013 [citado em 05 mar 2018]; 21(1): 47-53. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/6347/4520.
4. Salvador PTCO, Santos VEP. Participação do técnico de enfermagem na Sistematização da Assistência de Enfermagem: revisão integrativa da literatura. Rev. enferm. [Internet]. 2013 [citado em 20 fev 2018]; 21(2): 818-23. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/12301/9578. |