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6488251 | PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | Autores: Thaina Ramos Freire ; Jussara Cabral de Almeida ; Magali Carla Cordeiro ; Maria Regina Reicherte Pimentel ; Luzia da Conceição Araujo Marques |
Resumo: **Introdução: **A Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro teve seu Projeto Político Pedagógico elaborado em 1995, com início de implantação em 1996, vigorando até os dias atuais. Sua elaboração teve como base o debate coletivo desenvolvido nacionalmente pela na década de 1980, cujo relatório serviu de base para elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) em vigor. Internamente à instituição, docentes e discentes debateram o papel do enfermeiro e a relação de sua atuação junto a sociedade, resultando em um projeto com base em três sistemas educacionais: currículo integrado, concepção pedagógica problematizadora e avaliação diagnóstica. Ressalta-se aqui a subárea fundamental Educação em Enfermagem, cujo propósito é desenvolver o papel de educador do enfermeiro junto ao indivíduo, família e sociedade e ao mesmo apresentar as propostas curricular e pedagógica que estruturam a graduação. O conteúdo dessa subárea atende ao preconizado nas DCN para a Enfermagem, no que diz respeito “a visão de educar para a cidadania e a participação plena na sociedade” e “planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento”. Um dos aspectos abordado é a avaliação da aprendizagem, que em sua dimensão filosófica pode ser classificatória ou diagnóstica. A repercussão de cada um desses processos formativos e avaliativos na vida de indivíduos leva à conformação de uma sociedade reprodutora ou transformadora de visão de mundo e de seus valores. Em especial a avaliação da aprendizagem classificatória tem se perpetuado no processo formativo provocando medo, alterando a percepção de que a avaliação é propulsora de reflexão sobre a aprendizagem e possibilidade de rever conceitos e práticas para ampliação do conhecimento e para desenvolvimento das habilidades mentais. Neste sentido, tem-se aplicado uma dinâmica adaptada de Jussara Hoffmann sobre a percepção do acadêmico do processo de avaliação, para que possa refletir a realidade vivida e propor novas estratégias de avaliação da aprendizagem. A dinâmica compreende três momentos. No primeiro momento o estudante elabora um desenho que represente a imagem que surge em sua mente à pronúncia da palavra avaliação. Em seguida, escreve uma palavra que expresse seus sentimentos em relação a figura que se refere avaliação. E por fim, descreve o conceito de avaliação para si. **Objetivo:** Descrever a percepção de acadêmicos do primeiro período da graduação de enfermagem acerca da avaliação da aprendizagem no período de 1996 a 2017. **Metodologia:** Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa documental. Os dados foram levantados de desenhos sem identificação elaborados pelos acadêmicos a partir de dinâmica adaptada de Jussara Hoffmann no período de 1997 até 2017. Foram analisados 200 documentos de 200 turmas. No processo de análise temática buscou-se os núcleos de sentido, com base em Bardin, o que resultou em duas temáticas. **Resultados: **As duas temáticas que surgiram foram: avaliação como representação de uma perspectiva conservadora de educação e de classificação social; e, avaliação como transição entre um modelo conservador e a busca por uma perspectiva diagnóstica de avaliação da aprendizagem como ensaio de uma perspectiva de educação crítica e de sociedade transformadora. A primeira temática é expressa em 95% dos documentos analisados, que são compostos por imagens de choro, de estudantes em tamanho menor do que o professor, pessoas roendo unhas, puxando cabelo e chorando e a figura da prova escrita com o número dez no alto da folha. Tais desenhos estão associados a palavras como desespero, ansiedade, medo e prova. Os conceitos sobre avaliação a eles vinculados referem posição negativa-positiva, inquietação, número de acertos obtidos, descobrir se o conhecimento foi passado de forma eficaz. Tal expressão representa o modelo de educação hegemônico nas escolas que entendem que o ato de avaliar é por meio somente de uma prova escrita, que tem como propósito identificar o conhecimento memorizado pelo estudante, classificando-o por nota. Essa perspectiva perdura em todo período analisado. A segunda temática identificada em 5% dos documentos analisados é composta por desenhos como lupa, pessoa sorrindo, sol nascendo no vale verde. As palavras vinculadas a estes desenhos são construção, observação e decisão. Os conceitos sobre avaliação demonstram entendimento sobre os erros para ver onde melhorar, estabelecimento de padrão como referência, reflexão, forma de ampliar a visão, tirar conclusões e avaliar progresso. Tais representações expressam uma outra forma de compreensão da avaliação, que se encontra em transição. Estas retratam novas estratégias de avaliação que buscam compreender o aprendido pelo estudante não somente pela habilidade de memorização para responder questões, mas também pelo desenvolvimento da habilidade de observação do objeto de aprendizagem, de análise, estabelecimento de relações entre conteúdo e o papel do enfermeiro. Nela procura-se desenvolver a articulação entre os conhecimentos e a relação com a atuação do enfermeiro nos diversos campos de trabalho por meio de estratégias que relacionem teoria e prática. Essa perspectiva torna-se mais presente a partir do anos de 2003. **Conclusão: **A avaliação da aprendizagem ainda perpetua um modelo hegemônico de sociedade em que as pessoas são classificadas pelos valores expressos em resultados de prova escrita como única forma de verificação da aprendizagem. Mas percebe-se que surge uma outra possibilidade de avaliação, com estratégias que envolvem mais relação teoria e prática. **Contribuição para a enfermagem:** Muito tem sido publicado sobre projetos formativos em enfermagem referenciados às metodologias ativas de aprendizagem como proposta pedagógica. Muitos pouco relacionam a metodologia de aprendizagem a propostas de avaliação que contemplem não somente o aprendizado sobre conteúdo teórico, mas também o prático. Esta é a contribuição deste estudo.
Referências: 1. Oliveira MM Jr. O futuro dos programas de pós-graduação em administração: novas escolhas e novos caminhos. Rev Adm Emp. 2018;58(1):87-90.
2. Guerra K, Ventura M. Bioética, imigração e assistência à saúde: tensões e convergências sobre o direito humano à saúde no Brasil na integração regional dos países. Caderno de Saúde Coletiva. 2017;25(1):123-129.
3. Esteves M, Pacheco JA. A Organização Curricular nos Sistemas Educativos Inglês e Português: Uma Análise Comparativa. Rev Port Pedag. 2014:7-36. |