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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 6463613

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6463613

SEGURANÇA DO PACIENTE NO ENSINO DA ENFERMAGEM: UMA SCOPING REVIEW

Autores:
Sâmia Jamylle Santos de Azevedo ; Manacés dos Santos Bezerril ; Flávia Barreto Tavares Chiavone ; Pétala Tuani Cândido de Oliveira Salvador ; Viviane Euzébia Pereira Santos

Resumo:
**Introdução: **Com a publicação do relatório _To err is human _a segurança do paciente passou a ser difundida como uma preocupação mundial no que concerne a qualidade da assistência à saúde(1). Assim, estratégias que promovam a inserção da segurança do paciente nos ambientes hospitalares são cada vez mais impulsionadas, dentre elas destacam-se a instituição e utilização dos protocolos para promoção da segurança do paciente e a disseminação do ensino da temática para alunos de nível técnico, graduação e pós graduação, com a finalidade de formar profissionais capacitados para execução de uma prática segura(1,2). Nessa perspectiva, em 2011 a Organização Mundial da Saúde divulga o guia de diretrizes multidisciplinar para segurança do paciente, o _Patient Safety Curriculum Guide: Multiprofessional Edition_, para estimular e subsidiar o ensino da temática(3). Esse guia elucida que a temática segurança do paciente é transversal para todos os profissionais que compõem a equipe de saúde, ao enfatizar que é competência desses trabalhadores, a promoção da assistência embasada na segurança do paciente. Destarte, cabe salientar a relevância da atuação da equipe de enfermagem durante a assistência à saúde ao paciente, entretanto, para tal torna-se pertinente que esses trabalhadores possuam conhecimentos sobre segurança do paciente, durante seu processo formativo, visto que, uma formação embasada nessa temática irá repercutir na atuação profissional ao promover uma assistência de enfermagem qualificada e segura. Isto posto, torna-se fundamental investigar como é abordado o ensino da SP, principalmente, no que tange a enfermagem. **Objetivo: **identificar e mapear o ensino da enfermagem sobre Segurança do Paciente. **Descrição Metodológica: **trata-se de uma Scoping Review. Esse tipo de estudo proporciona a realização de uma busca aprofundada na literatura sobre a temática proposta, de forma, que torna possível o mapeamento dos conteúdos investigados de maneira aprofundada, além disso, apresenta como uma importante característica a possibilidade de compreender possíveis lacunas acerca da temática investigada. Esse tipo de revisão permite ao pesquisador uma ampla compreensão do assunto não somente dos conteúdos elaborados, mas também dos déficits relacionados à produção da temática(5). A coleta dos dados foi realizada em Julho de 2017, em bases nacionais e internacionais. Para a análise dos dados, utilizou-se os seguintes indicadores: ano de publicação; país de publicação; desenho metodológico; nível de evidência; modalidade de ensino;protocolos básicos da Segurança do Paciente abordados; estratégias de ensino utilizadas e conteúdos abordados. **Resultados: **a amostra constituiu-se de oito estudos, que foram publicados entre 2008 e 2017, oriundos em sua maioria de países como Reino Unido e Canadá. Quanto às estratégias de ensino adotadas, metodologia tradicionais como aulas expositivas foram os recursos mais utilizados para o ensino da segurança do paciente na enfermagem, em detrimento de metodologias ativas presente em três publicações. Sobre os protocolos da segurança do paciente, houve um predomínio do ensino acerca dos cuidados para com a administração de fármacos que esteve presente em cinco publicações, em contrapartida, o protocolo de apoio a cirurgia segura não foi evidenciado em nenhum dos artigos analisados. No que se referem às temáticas abordadas, essas estiveram majoritariamente relacionadas às metas internacionais para a Segurança do Paciente, no entanto, outros conteúdos relevantes também foram apontados, como o ensino sobre a cultura de segurança, gerenciamento de riscos, processo de notificação de incidentes e taxonomia da segurança do paciente. **Conclusão: **ressalta-se que o ensino da segurança do paciente nos cursos de enfermagem esta em processo de consolidação ao longo dos anos, uma vez que, ainda é incipiente o quantitativo de publicações sobre o assunto em âmbito mundial, logo, torna-se visível a carência acerca da abordagem de alguns conteúdos da temática no contexto da enfermagem. **Contribuições para enfermagem: **a pesquisa apresenta o perfil acerca do ensino da segurança do paciente no contexto mundial, uma vez que, foram incluídos estudos de diferentes países. Dessa forma, pode contribuir para o ensino da temática nos cursos de enfermagem ao permitir que o leitor utilize-se de tais resultados e discussões para conceber as necessidades de conteúdos e metodologias para a aprendizagem efetiva da segurança do paciente. Posto que, o ensino da segurança do paciente ainda esta em processo de disseminação e reconhecimento, no entanto, é considerada como essencial para formação qualificada dos enfermeiros, logo, torna-se imperativo que os docentes compreendam quais as demandas de conteúdos e metodologias para favorecer o ensino dessa temática.


Referências:
1. Freitas F, Martins-Costa SH, Ramo JGL, Magalhães JA. Rotinas em obstetrícia. 5ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas; 2006. 2. Nettina, SM. Prática de Enfermagem. 7ºed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogam 2003. 3. Cnattingius, S, Bergston R, Liipworth L, Kramer MS. Prepregnancy weight and the risk of adverse pregnancy outcomes. N. Engl. J. Med.,v.338, p.147-152, 1998.