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6391445 | ESTUDANTE 3.0 DA ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA E DO CIBERESPAÇO | Autores: Manacés dos Santos Bezerril ; Larissa de Lima Ferreira ; Flávia Tavares Barreto Chiavone ; Viviane Euzébia Pereira Santos ; Pétala Tuani Cândido de Oliveira Salvador |
Resumo: **Introdução: **O processo ensino-aprendizagem deve ser compreendido como um segmento multifacetado e uma ferramenta de transformação social1. Destarte, almeja-se cada vez mais a formação de profissionais dinâmicos, críticos, reflexivos e, preparados para os diversos desafios que o atual mercado de trabalho apresenta (1-3). Denota-se ainda que é imprescindível a inserção de tecnologias educacionais e digitais como estratégias de apoio ao ensino para atingir um nível de formação amplo e mais completo(4). Por conseguinte, com o advindo da internet e de sua acessibilidade em nível global, o perfil do estudante atual é completamente divergente daquele conhecido em décadas anteriores, hoje tem-se o estudante 3.0, como é denominado, aquele indivíduo capaz de assimilar diversos conteúdos simultaneamente e de forma não linear; opinar e defender seus ideais; buscar inovações no aprendizado e interações de natureza alternativas(4). Logo, o uso de dispositivos móveis na educação associados à internet transforma-se em uma ferramenta de grande potencial para auxiliar os docentes, visto que os alunos sentem-se engajados e motivados em sua aprendizagem(1,4,5). Ademais, torna-se relevante conhecer o estudante 3.0 e suas reais necessidades, a fim de facilitar as atividades desenvolvidas pelos professores, para que os mesmos estejam preparados a lidar com as múltiplas tecnologias.**Objetivo:**refletir acerca do estudante 3.0 da enfermagem na perspectiva de Pierre Lévy. **Descrição metodológica:**Trata-se de um estudo reflexivo, desenvolvido em novembro de 2017 a partir de inquietações geradas em relação ao ensino com apoio das tecnologias e o novo perfil de estudante 3.0, em especial o de enfermagem. Para subsidiar tais reflexões utilizaram-se alguns pressupostos de Pierre Lévy como: o hipertexto, a virtualização, o ciberespaço e a cibercultura. **Resultados:**O ciberespaço permite o acesso às diversas culturas, condutas de trabalho, legislações, abordagem de pesquisas e currículos educacionais dos mais variados sem haver distinção de quem transmite e/ou recebe. Ademais, o ciberespaço ao proporcionar esse vasto campo de informações, não se restringe somente aos documentos de texto, mas também é composto por _links_, imagens, animações e sons que podem ser explorados e alguma vezes modificados conforme as necessidades do indivíduo, o que culmina no hipertexto(5). Esse, por sua vez, é caracterizado principalmente por uma capacidade de mutação, o que possibilita ao educando estruturar uma forma de leitura que seja mais apropriada pra si e ao seu estilo de aprendizagem, além disso, essa interatividade com os diversos aspectos idealiza uma virtualização no processo educacional e enriquece a compreensão individual e/ou coletiva. A cibercultura propicia uma transmissão e o compartilhamento de informações de modo simultâneo e em alta velocidade, favorece ao estudante 3.0 contribuir nas discussões de uma determinada temática em sala de aula por apresentar dados atuais e pertinentes ao assunto, logo, tem-se uma interatividade abrangente e um conhecimento assimilado, pois o discente demonstra interesse e tem mais prazer em aprender durante os diálogos suscitados(3,5). Outro pressuposto apresentado por Lévy(5) é a virtualização, que propõe a apreensão do saber de forma mais fluída e com maior grau de liberdade, incita a criação de novos problemas a partir de uma solução encontrada, gera a continuidade nos exercícios projetados pelo docente, e torna o estudante o centro do seguimento educacional, um ser ativo na busca por conhecimento de modo síncrone ou assíncrone. Destarte, o estudante 3.0 nesse âmbito pedagógico inovador, encontra-se compatível com suas características, pois essas atividades complementares no ciberespaço, viabilizam estratégias alternativas de estudo, de maneira a favorecer o aluno a sair temporariamente da rotina de aulas presenciais e reservar o tempo mais apropriado para si a fim de realizar a tarefa proposta; ainda tem a vantagem de possibilitar uma maior interatividade na comunicação, algo muito valorizado por esse perfil de estudante; e conforme o preparo do docente, os assuntos a serem abordados não precisam necessariamente seguir uma ordem linear, visto que o estudante 3.0 consegue absorver e assimilar diversas informações de maneira fluida(3,5). **Conclusão:** Conclui-se que a evolução do perfil do discente atual corrobora com os avanços tecnológicos, em vistade o estudante 3.0da enfermagem apresentar, entre suas características, a necessidade de tecnologias digitais como subsidio para potencializar a aprendizagem. No entanto, é necessário enfatizar que tais inovações apresentam-se como estratégia de melhoria e não uma substituição da figura do professor, em razão desse desempenhar o papel de facilitador do processo ensino-aprendizagem e direcionar o discente para construção de seu conhecimento.**Contribuições para a enfermagem:**Este estudo descreve o novo perfil de estudante 3.0 de enfermagem e suas necessidades,no intuito de contribuir no aperfeiçoamento das escolhas feitas pelo corpo docente para com as metodologias a serem utilizadas no processo ensino-aprendizagem, e, por conseguinte, aprimorar esse seguimento, ao construir um espaço dinâmico, prazeroso e estimulante, além de facilitar a compreensão dos alunos e motivar os mesmos a buscar por mais informações de forma independente.
Referências: 1. ZEICHNER, KMA. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
2. SCHÖN, D. The reflective practitioner: how professionals think in action. Londres: Avebury, 1991.
3. BORDENAVE, JD. Estratégias de ensino – aprendizagem. 9. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1986.
4. RODRIGUES, J, MANTOVANI, MF. O docente de enfermagem e sua representação sobre a formação profissional. Esc. Anna Nery [Internet]. 2007 [cited 2018 mar 16]; 11 (3): 494-499. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141481452007000300015&lng=en&nrm=iso>. |