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6225453 | METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINAR-APRENDER | Autores: Emiliane Costa Nascimento ; Ana Paula Senna Bousfield |
Resumo: METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINAR-APRENDER
Ana Paula Senna Bousfield
Emiliane Costa do Nascimento,
Silvana Silveira Kempfer
Introdução: O mundo do trabalho não admite mais a presença de profissionais
limitados apenas aos aspectos da profissão, mas exige que sejam competentes e
preparados para a vida, com capacidade de articular conhecimentos, com uma
prática mais abrangente, sem prescindir de conhecimentos científicos da
profissão. Entendemos que a prática docente é determinante para a formação
profissional, e que a profissão de professor é a mais promissora entre as
profissões porque a demanda de aprendizagem da sociedade vai aumentar e o
“grande desafio são bons professores que saibam transformar informação em
formação” (1). A prática docente deve superar o ato de transmitir informações.
O professor precisa assumir um lugar de mediador no processo ensino-
aprendizagem de forma que os alunos ampliem suas possibilidades humanas de
conhecer, duvidar e interagir com o mundo através de uma nova maneira de
educar. A metodologia ativa representa uma estratégia para a transmissão de
conhecimentos de forma horizontalizada, na perspectiva Freireana, onde o
docente é coadjuvante e atua no processo de ensino-aprendizagem como
facilitador do protagonismo do aluno, motivado pela curiosidade
epistemológica(2). A forma pela qual o processo de ensino-aprendizagem é
percebido se dá pelas tendências pedagógicas que norteiam as compreensões de
práticas educativas(3). Na prática profissional, observa-se que mestres e
doutores nem sempre estão capacitados para o desenvolvimento de e desafios do
processo de ensino e aprendizagem(4). Objetivo: Este estudo tem o objetivo de
conhecer e discutir sobre as competências na formação profissional na saúde e
na enfermagem e proporcionar ao pós-graduando a possibilidade de reflexão
sobre a formação profissional. Método: Trata-se de um relato de experiência
vivenciada por nove Pós-graduandas e duas professoras do Programa de Pós-
graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina durante o
Seminário Processo de Ensinar-Aprender e Metodologias Ativas no Processo de
Ensinar-Aprender. A atividade ocorreu no mês de junho do ano 2017 em uma sala
de aula da Universidade Federal de Santa Catarina. A opção em trabalhar com
metodologia problematizadora no seminário se deu pela perspectiva da
estratégia motivacional e ferramenta transformadora de seus participantes. A
metodologia de construção de conhecimentos a partir da problematização tem
como referência, sua operacionalização através da utilização do Arco de
Charles Maguerez para promover discussões e reflexões. O arco estabelece uma
trajetória composta de cinco etapas segundo o esquema apresentado por
Bordenave e Pereira (1982): Observação da Realidade; Pontos-Chave; Teorização;
Hipóteses de Solução e Aplicação à Realidade (prática)(5). O método permite
incorporar ideias e criar novas ideias e depois confrontá-las com a realidade,
possibilitando o desabrochar de todas as suas potencialidades. Favorece ainda
a integração das instâncias do ensino e do serviço que serve de cenário à
prática acadêmica, bem como a integração com a comunidade, à qual, em última
instância, se voltam as intervenções elencadas no processo de aprendizagem(2).
A preparação da vivência teve por intuito inicial, recepcionar os
participantes em um ambiente acolhedor e humanizado. Durante a construção, o
processo foi permeado de leituras para apropriação da metodologia e balizado
pela orientadora³ em diferentes momentos. Iniciamos a primeira etapa do arco,
dividindo-o em dois momentos distintos: Primeiro: quem sou eu? O segundo
momento, a elaboração da situação problema, o qual nomeamos de: eu e a
metodologia. Esta etapa foi direcionada a resposta para pergunta: O que é
metodologia Ativa? E quais as dificuldades no emprego da estratégia enquanto
profissionais docentes e/ou assistenciais? A segunda etapa teve como propósito
a construção de conceitos a partir do conhecimento acerca de metodologias
ativas. Na terceira etapa foi dividida em três partes, lanche empoderador,
com conceitos de Paulo Freire, exposição de um breve vídeo sobre metodologias
ativas na área da saúde, de curta duração (3m e 58s) seguido de exposição
dialogada, discussão no grande grupo, sobre os conceitos Freirianos. A quarta
etapa foi de elaboração de pressupostos, hipóteses de solução questão
problematizadora, com a questão: eu permito meu discente ser ele? Ou que tipo
de discente estamos formando? Quinta etapa teve a proposta de reflexão diante
de todos os aspectos elencados e principalmente após leitura e discussão do
conto, na etapa anterior, surge a pergunta feira pelas mediadoras “como
transformar eu e meu discente”? Completou-se assim o Arco de Maguerez, com o
sentido de levar os participantes a exercitarem a cadeia dialética de ação -
reflexão - ação, tendo como ponto de partida e de chegada o processo de ensino
e aprendizagem. Resultados: Compreendemos que a problematização é um conceito
operacional através do qual o conhecimento vai sendo apropriado a partir da
análise de conteúdos e situações concretas, propiciando aproximações
sucessivas do objeto em discussão, até a formulação, sistematização e/ou o
esclarecimento de conceitos. Destaca-se, ainda, a preocupação premente dessa
proposta pedagógica em auxiliar na formação de discentes críticos, reflexivos
e criativos em relação aos problemas vividos de forma individual e coletiva,
esperamos que de alguma forma o seminário tenha contribuído com a quebra da
barreira no que diz respeito às metodologias ativas. A Metodologia da
Problematização teve uma orientação geral como todo método, caminhando por
etapas distintas e encadeadas a partir de um problema proposto: a dificuldade
de docentes quanto ao uso da metodologia ativa como método de ensino.
Constituiu-se uma metodologia, entendida como um conjunto de atividades
intencionalmente selecionados e organizados em cada etapa, de acordo com o
tema, neste estudo. Voltou-se para a realização do propósito maior que é
preparar o discente consciente e comprometido em atuar intencionalmente num
processo de contínua transformação. Conclusão: Desenvolver essa atividade foi
um grande desafio, permeado de angústias e ansiedade, diante da perspectiva de
abordar uma metodologia ainda incipiente em nossa formação acadêmica e
trajetória profissional. Essa deficiência foi vivenciada durante todo o
processo de aproximação com o tema e elaboração do seminário. Entendemos que
houve transformação sim, da realidade, em nível significativo, pois o grupo
demonstrou, ao final da experiência, apontamentos e inquietações muito mais
apropriadas e balizadas neste universo. Contribuições/implicações para a
Enfermagem: Essa experiência nos possibilitou transpor barreiras e firmar
fortalezas no âmbito profissional, configurando-se como mola propulsora no
ensino aprendizagem, nos tornando mais críticas e muito mais comprometidas
também com a nossa construção pessoal.
TEMA 1: Diretrizes Curriculares Nacionais e desafios contemporâneos da
formação profissional em Enfermagem
Referências:
Rodrigues J; Mantovani MF. Docente de enfermagem - representação sobre a
formação. Esc Anna Nery R Enferm 2007 set; 11(3): 494 - 9.
França FC de V; Melo MC; Monteiro S de NC; Guilherm D; Berdel NAN. O Processo
de Ensino e Aprendizagem de Profissionais de Saúde: A Metodologia da
Problematização por meio do Arco de Maguerez. Coleção Metodologias Ativas.
Brasília, 2016.
Pereira ALF. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da
saúde. Cad Saúde Pública [periódico on-line]. 2003 set/out; 19(05). Disponível
em: [http://www.scielo.br/scielo](http://www.scielo.br/scielo)
Pimentel V; Mota DDC de F; Kimura M. Reflexões sobre o preparo para a docência
na pós-graduação. Rev Esc Enferm USP. 2007; 41(1): 161-4.
Bordenave JD. Estratégias de ensino – aprendizagem. 9. ed. Petrópolis/Rio de
Janeiro, Vozes, 1986.
Referências: 1. Andrade RD, Santos JS, Maia MAC, Mello DF. Fatores relacionados à saúde da mulher no puerpério e repercussões na saúde da criança. Esc Anna Nery Rev Enferm [Internet]. 2015
2. Fornari MCB, Carraro TE, Roque ATF, Massaroli A. Cuidado de enfermagem à puérpera no domicílio na perspectiva do modelo de cuidado de Carraro. Rev Enferm UFSM [Internet]. 2016
3. Pereira MC, Gradim CVC. Consulta puerperal: a visão do enfermeiro e da puérpera. Ciênc Cuid Saúde. 2014;13(1):35-42.
4. Mazzo MHSN, Brito RS. Instrumento para consulta de enfermagem à puérpera na atenção básica. Rev Bras Enferm [Internet]. 2016 |