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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 6216088

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6216088

TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZADO NA IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Autores:
Bruna Mara Machado Ribeiro

Resumo:
**TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZADO NA IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM** **INTRODUÇÃO:** O presente estudo foi realizado objetivando contribuir com o movimento de transformação que vem sendo desenvolvido no processo de ensino e aprendizado, buscando contribuir para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem, apontando elementos conceituais, filosóficos e metodológicos que possam fundamentar a mudança no processo de educação em enfermagem, além de apresentar estratégias de ensino e aprendizado, como elementos essenciais na construção de uma nova proposta pedagógica para a formação dos profissionais de enfermagem. Essa contribuição se refere à formação de enfermeiros com autonomia e discernimento, para assegurar a construção do modelo de atenção à saúde, à produção de novos conhecimentos e à prestação de serviços de qualidade voltados para as necessidades de saúde da população e estimulando a resolutividade. Este trabalho foi realizado trazendo algumas reflexões conceituais e metodológicas que possam direcionar a mudança no processo de formação em enfermagem desde as disciplinas básicas, além de apontar estratégias para a implantação da nova proposta pedagógica, baseando-se no desafio da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem **OBJETIVO:** Descrever o uso de correlações clínicas como estratégia de ensino e aprendizado na implementação da proposta pedagógica para formação dos profissionais de enfermagem. **METODOLOGIA**: O uso de correlações clínicas nas disciplinas de saúde é um método que permite aprofundar o estudo teórico de forma prática ainda dentro do ambiente da sala de aula, sendo útil para responder questionamentos que os alunos possam ter sobre determinados fenômeno estudados. As correlações clínicas funcionam como estratégia de ensino e se apresentam como importante ferramenta para facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, contribuindo para o entendimento das principais alterações e o aprimoramento do conhecimento científico. O Uso das correlações clínicas foi realizado na disciplina de Histologia, funcionando como instrumento facilitador no processo ensino e aprendizagem, permitindo elaborar um estudo mais aprofundado das modificações histológicas vistas durante as aulas teóricas da disciplina, proporcionando subsídios para os alunos avaliarem as estratégias mais eficazes na solução e no tratamento dos casos estudados, permitindo obter conhecimento que vai além dos aspectos conceituais e teóricos, favorecendo o conhecimento histopatológico, proporcionando a adequada interpretação dos sinais e sintomas das doenças. A utilização de correlações clínicas foi feita como uma estratégia prática de ensino na disciplina de Histologia ministrada para alunos do curso de graduação de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), uma instituição de ensino superior pública federal, sediada na cidade de Redenção, no estado do Ceará. A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira tem como missão institucional específica formar recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em especial os países africanos, bem como promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional. Percebendo que os alunos da graduação de Enfermagem necessitam constantemente estabelecer uma conexão entre a teoria e a prática, para assim poder compreender a aplicabilidade dos conteúdos estudados na vida profissional, esta atividade foi elaborada com o objetivo de estabelecer uma estratégia inovadora de ensino, fixação, aprendizagem e propagação do conteúdo estudado na disciplina de Histologia. Foi aplicado um método de estudo direcionado à investigação aprofundada de determinadas alterações histológicas, baseado na busca de dados científicos e na elaboração de uma apresentação oral em grupo no formato pôster. Atividade foi realizada por alunos do terceiro semestre do curso de enfermagem sob a orientação da professora da disciplina de Histologia. Foi aplicado um método de estudo direcionado à investigação aprofundada de determinadas alterações histológicas, baseado na busca de dados científicos e na elaboração de uma apresentação em grupo de forma expositiva. Apresentação dos alunos foi realizada no formato pôster. O pôster foi feito em forma de banner, sendo confeccionado em material de papel, estando estruturado da seguinte forma: 90 centímetros de largura e 120 centímetros de altura, contendo o título da correlação clínica, nomes dos alunos integrante do grupo, introdução, objetivo, metodologia, conclusão e referências. O banner deveria ser ilustrado com figuras que retratassem as alterações histológicas dos casos estudados. A aplicação de correlações em diversas disciplinas durante o decorrer do curso de Enfermagem é uma renovação metodológica e funciona como uma estratégia de aprendizagem utilizada pelo docente, onde os discentes têm dedicado tempo a um estudo clínico mais aprofundado, aplicando o método de compreensão, elaboração e propagação do conteúdo investigado. As correlações clínicas se apresentaram como uma importante ferramenta para facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, bem como aprimorar o entendimento das principais alterações histológicas, enfatizando a importância do conhecimento relativo à utilização das aplicabilidades clínicas na conexão entre a teoria e a prática.  A realização desta atividade oportunizou vivenciarmos uma estratégia de ensino inovadora e de boa aceitabilidade por parte dos alunos, que puderam por em prática o conhecimento teórico apreendido durante todo semestre, aperfeiçoando o olhar clínico e científico sobre a leitura e interpretação das lâminas histológicas. Para efetivar a ação educativa como um processo de ensino e aprendizagem que tenha como resultado a produção e a construção do conhecimento, as instituições de ensino superior, juntamente com seus docentes, precisam abandonar a postura tradicional aulista e expositiva de repassar ideias, buscando renovar as metodologias que estão ultrapassadas como a exposição pelo professor e, por fim, apropriar-se da perspectiva educacional moderna, associada à realidade atual do conhecimento cientifico. **CONCLUSÃO**: Com a realização desta atividade foi possível concluir que tal método de ensino permite estabelecer uma integração entre a teoria e a prática fortalecendo a atividade didática docente e auxiliando na compreensão e fixação dos conteúdos pelos alunos. Em nossa atividade as correlações clínicas se apresentaram como ferramentas úteis na compreensão dos diagnósticos de enfermagem, bem como as condutas assistenciais aplicáveis para determinados casos estudados. A forma como esta estratégia de ensino foi realizada permitiu elaborar um estudo profundo das modificações histológicas vistas durante as aulas teóricas de Histologia, proporcionando subsídios para os alunos do curso de graduação em Enfermagem avaliarem as melhores condutas assistenciais para solucionar ou reverter os problemas identificados. Tal fato permite obter conhecimento não somente das ações técnicas de Enfermagem, mas também sobre o domínio conceitual histopatológico, facilitando a adequada interpretação dos sinais e sintomas das doenças. **REFERÊNCIAS** Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES n. 3, de 7 novembro de 2001. Institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Enfermagem. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília (DF), 9 nov. 2001. Seção 1, p. 37.


Referências:
1. Ferreira A.M, Rocha E.D.N.D, Lopes C.T, Bachion M.M, Lopes J.D.P, Barros A.L.B.L.D. Diagnósticos de enfermagem em terapia intensiva:mapeamento cruzado e Taxonomia da NANDA-I. RevBrasEnferm [Internet]. 2016 [cited 2018 Mar 05]; 69(2): 307-15. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/2670/267045808014.pdf 2. Marques I.R, Souza A.R. Tecnologia e humanização em ambientes intensivos.Rev Bras Enferm [Internet]. 2010 [cited 2018 Mar 03];63(1): 141-4. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63n1a24 3. COFEN – Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN-358/2009. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 03/03/2018. 4. Johnson M, et al. Ligações NANDA - NOC - NIC condições clínicas suporte ao raciocínio e assistência de qualidade. 3.ed. Rio de Janeiro, RJ:Elsevier, 2012