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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 6173073

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6173073

DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DE FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM GASTROSTOMIA E O PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores:
Elizabeth Teixeira ; Santana de Maria Alves de Sousa ; Rosilda Silva Dias ; Ana Caroline Silva Caldas

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **A doença crônica envolve a limitação da funcionalidade com comprometimento do desenvolvimento global e qualidade de vida.1 São condições que fragilizam as crianças pelas necessidades de visitas ao médico, tratamento prolongados, hospitalização e diversas restrições.2 Nas situações de adoecimento em crianças e adolescentes, a própria singularidade do desenvolvimento e crescimento desses sujeitos revela uma necessidade de extrapolar definições que articulem dimensões ampliadas da vida; faz-se importante compreender a vida, sistema e do corpo, não somente como base biológica, mas como suporte para a dimensão simbólica, das representações, interpretações e valores sobre a existência1. Essas crianças com problemas crônicos precisam de maior apoio, não apenas de intervenções biomédicas. Necessitam de cuidado planejado e de atenção capaz de prever suas necessidades, dentre elas aquelas relativas à condição nutricional3. As gastrostomias são estomas utilizados para fornecer alimentação mediante a impossibilidade de uso da boca por um período prolongado ou de forma definitiva. A aceitação da confecção da gastrostomia desencadeia muitas famílias a vivenciar momentos conflituosos caracterizados por incertezas, estresse e desentendimentos entre os pais. No que diz respeito aos valores atribuídos a alimentação oral, a perda desse importante processo repercute em uma fonte comum de desordens familiares, visto que os pais consideram a alimentação oral uma atividade agradável para a criança, de normalidade, processo social importante permeado de carinho e união e a alimentação por gastrostomia rompe o gozo da alimentação oral, torna a atividade, artificial4.   **OBJETIVO: **Identificar o diagnóstico situacional das famílias de crianças com gastrostomias durante e após o processo de hospitalização. **DESCRIÇÃO METODOLÓGICA:** Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, apoiado pelos pressupostos do Método Criativo e Sensível (MCS)5 com a dinâmica de criatividade e sensibilidade Corpo Saber. O MCS permite a inserção do pesquisador no contexto investigado e tem suas bases fundadas no processo grupal, observação participante e dinâmicas de criatividade e sensibilidade/produção artística. Foram recrutadas dez famílias de crianças que encontravam-se vivenciando o processo de confecção da gastrostomia. O contato prévio com todas as famílias ocorreu nas unidades de saúde que indicam, confeccionam as gastrostomias e desenvolvem atividades de reabilitação; eram programados o dia da coleta de dados e horário, assim como na visita domiciliar atendendo as necessidades das famílias. Foi desenvolvida a dinâmica de criatividade e sensibilidade para explorar o potencial sensível dos participantes, foram esclarecidos os objetivos. Disponibilizou-se os materiais, lápis de cor, giz de cera, caneta hidrográfica, folhas de papel com desenho da silhueta de um corpo que simulava o de uma criança para o (s) familiar (es) realizar(em) a produção artística. Depois, apresentavam a produção enunciando o seu imaginário acerca do próprio filho e a gastrostomia e o que consideravam importante para ele. Dessa forma, a dinâmica do MCS foi realizada com cada família junto à sua criança, na própria unidade de saúde e domicílio. Utilizou-se como técnica complementar a entrevista semiestruturada em profundidade norteada por questões dirigidas ao momento vivenciado pelas famílias durante o processo de confecção da gastrostomia. As entrevistas tiveram duração de 50 minutos a 1 hora e 15 minutos, foram gravadas em áudio, transcritas na íntegra e seu conteúdo submetido à codificação e descodificação, desenvolvida em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento, inferência e interpretação dos dados. A etapa da pré-análise corresponde à organização das ideias propriamente ditas, de forma sistemática. Tal processo foi otimizado pela organização do material disponível para a análise. Assim, as entrevistas foram transcritas na íntegra e realizou-se sua leitura flutuante. Na etapa de exploração do material, foram destacadas as unidades de registro e a temática em relevo, tendo em vista a recorrência dos dados empíricos.Posteriormente, foram construídas as unidades temáticas, cujo desmembramento permitiu a identificação de temas geradores; estes também foram extraídos a partir das produções artísticas. A pesquisa corresponde a um trabalho do Programa de Mestrado Acadêmico em Enfermagem cuja aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão possuí Parecer de Aprovação nº 1.736.345 de 20/09/2016. **RESULTADOS:** Os temas geradores foram sistematizados a partir das produções artísticas, nas enunciações das entrevistas e impressões das anotações de campo. As produções artísticas manifestaram a dura realidade da hospitalização observada pelos familiares, identificou-se a representação dos dispositivos tecnológicos utilizados pelas crianças, como cateteres venosos profundos, tubo orotraqueal e ventilador mecânico, traqueostomias, equipamentos de monitorização não invasiva e derivação ventrículo-peritoneal. Expressaram a preocupação dos pais acerca das várias tecnologias empregadas no ambiente hospitalar. E informações sobre os cuidados realizados, objetos de uso pessoal considerados importantes como fraldas, dieta, além de palavras como fragilidade, amor, carinho e alegria. Outras produções apontam, declarações dos familiares sobre a dedicação voltada a essas crianças, necessidade de união familiar para continuidade dos cuidados, manifestações de tristeza e desejo de ter a alimentação da criança pela via fisiológica e ver a filha feliz. Houve semelhança nas situações problemas apontados por todos os grupos familiares mesmo em momentos distintos do processo de confecção da gastrostomia. As entrevistas revelaram a escassez de informações fornecidas pelos profissionais de saúde às famílias desde o momento inicial da hospitalização, dificultando a percepção sobre a gastrostomia, desestruturação dos sonhos e anseios dos pais por uma criança perfeita, lacunas no processo de educação em saúde, resignação diante da nova situação familiar, ausência de rede de apoio técnico e especializado e perda da via fisiológica da alimentação. Os principais diagnósticos situacionais identificados foram: acolhimento insuficiente às famílias hospitalizadas, déficit de conhecimento sobre o problema de saúde e a gastrostomia, processo de educação em saúde insuficiente, aceitação à nova realidade, perda da normalidade da vida familiar, complexidade do cuidado, rede de apoio deficiente. **CONCLUSÃO:** Existe um universo de saberes e práticas desconhecidos pelas famílias e que as desafiam no enfrentamento à nova realidade vivida. As famílias desenvolvem suas ações de cuidar da criança tentando aproximar-se daquelas realizadas pelos profissionais de saúde; no domicílio pode se tornar um desafio pela ausência de recursos. Realizam exclusivamente o cuidado à criança, enfrentando uma nova realidade que é alimentar um filho artificialmente. Entendendo que o enfermeiro precisa conhecer a família para identificar suas necessidades de cuidados, vê-se que a dialogicidade entre enfermeiro e família favorece o processo de negociação para as práticas de cuidado. Estar ao lado da família, conhecer seu contexto cultural, identificar suas fragilidades no cuidado à criança gastrostomizada correspondem as ações do enfermeiro que afastam a doença como foco principal do cuidado e aproximam do modelo psicológico, humanístico. **CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM**: É preciso pensar a educação como caráter permanente, processo de investigação do saber fazer enfermagem e que fortalece a educação em saúde. O enfermeiro tem a função educativa e terapêutica quando incentiva as pessoas a desenvolver habilidades para solução de problemas. Cabe aos enfermeiros desenvolver planos de alta individualizados e sistematizados que possam auxiliá-los no empoderamento do processo educativo dessas famílias.


Referências:
1 Pimentel V, Mota DDCF, Kimura M. Reflexões sobre o preparo para a docência na pós-graduação em enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 2007; 41(1):161-4. [cited cited 2018 mar 12]. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v41n1/v41n1a21 2 Winters JRF, Prado ML, Heidemann ITSB. A formação em enfermagem orientada aos principios do Sistema Único de Saúde: percepção dos formandos. [internet]. 2016. cited 2018 mar 12]. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v20n2/1414-8145-ean-20-02-0248.pdf 3 Scochi CGS, Gelbcke FL, Ferreira MA, Alvarez AM. Mestrado Profissional: potencial contribuição para a Enfermagem de Prática Avançada. Rev Bras Enferm. 2015;68(6):874-7. [cited 2018 mar 12]. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v68n6/0034-7167-reben-68-06-1186.pdf 4 Danski MTR, Oliveira GLR, Pedrolo E, Lind J, Johann DA. Importância da prática baseada em evidências nos processos de trabalho do enfermeiro. Ciênc. cuid. saud. 2017; 57(4):504-507. [cited 2017 out 25]. Available from: file:///C:/Users/dell/Downloads/36304-176347-1-PB.pdf