E-Pôster
6100209 | QUALIFICAÇÃO DO ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM- PRÓ-SAE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Jucimary Almeida do Nascimento ; Alessandra Cristina da Silva ; Cássia Rozária da Silva Souza ; Miriam Elenit Lima de Fachin ; Elielza Guerreiro Menezes |
Resumo: Introdução: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), é um
instrumento de organização do trabalho do enfermeiro e da equipe, por meio
dele o enfermeiro não só conhece melhor o cliente como também pode identificar
suas necessidades e seus problemas e elaborar os diagnósticos de enfermagem
planejando os cuidados de enfermagem1. É necessário que os profissionais
enfermeiros envolvidos no atendimento de saúde, professores, conselheiros,
defensores, pesquisadores entre outros, busquem incorporar conhecimentos que
objetivem a qualificação da prática profissional2. Objetivo: Instituir o
Programa de Qualificação do Ensino da Sistematização da Assistência de
Enfermagem (SAE) como estratégia de formação docente Pró-SAE. Descrição
metodológica: Estudo descritivo desenvolvido com professores de um Curso de
Graduação em Enfermagem no norte do Brasil. Pró-SAE foi elaborado com a
finalidade de atualizar o docente enfermeiro, quanto a novos conhecimentos e
atualizações sobre SAE. Ocorreu durante quatro semestres acadêmicos
(2014-2016) com docentes que fazem parte das disciplinas específicas da matriz
curricular de Enfermagem. Inicialmente todos os grupos foram reunidos para
acolhimento e orientações sobre os objetivos propostos. As atividades
educativas foram organizadas de modo articulado e orientadas ao
desenvolvimento de capacidades e competências relacionado com a implementação
da SAE. O processo de ensino aprendizagem para a construção do conhecimento
sobre SAE utilizou estratégias baseado em situações problema, diálogo,
experiências, oficinas de trabalho, debates e plenárias. Resultados: De
sessenta e nove docentes, atingimos uma população de 40%, no que tange a
abordagem sobre SAE, as questões filosoficas, conceituais que embasam o PE
foram destaques essenciais no desenvolvimento das etapas trabalhadas. Para
efetivar as atividades programadas foram realizados com dois encontros e tres
ciclos dialógicos. O "I Ciclo Dialógico" foram trabalhados os marcos
conceituais e as teorias de enfermagem, como ferramentas que possibilitem
articular a teoria com a prática e a filosofia das instituições utilizadas
como campos para desenvolvimento das práticas nas diferentes disciplinas.
Nesse aspecto, o projeto alcançou um público de 193 participantes, dos quais
26 eram docentes, os demais eram alunos dessa instituição, enfermeiros
assistenciais da rede de saúde pública e privada bem como os Profissionais de
enfermagem de Instituições de Ensino e Pesquisa Conveniadas. Foram 16 horas,
tendo a participação como expositora a profa. Dra. Vera Lucia Regina Maria,
que tem uma vasta experiência na implementação da (SAE) com base no PE no
Instituto Dante Pazzanese. Assim, este encontro serviu para disseminar
experiências e conhecimentos com os profissionais de saúde e professores
presentes que trabalham o PE em suas disciplinas por fim,
1 finalizou contextualizando a triade ensino, pesquisa e extensão. O "2º
Encontro" foi proposto para alcançar os docentes e as respectivas disciplinas
em sua especificidade que ministram especificamente o conteudo SAE. Para este
momento foi planejado um café da manhã, como forma de acolhimento, e a
finalidade de estreitar a inter-relação entre os pares. Utilizou-se como
estrategia metodologica de ensino a problematização tipo Problem Based
Learning (PBL)3, método de aprendizado centrado no aluno tendo o problema como
elemento motivador do estudo e integrador do conhecimento. Posteriormente
foram constituidos os grupos por disciplinas e entregue elemento disparador do
trabalho e uma folha A4 em branco, solicitando aos participante que
analissassem com atenção a situação problema, descrevessem e registrassem de
forma sistematizada o que percebiam sobre a realidade do tema em questão.
Assim, eles analisaram e observaram o problema em sua realidade e levaram para
a mesma uma resposta utilizando seu conhecimento empirico, com o intuito de
aplicar seus conhecimentos na resolução dos problemas. Uma vez idenficados os
problemas, quanto a compreensão e desenvolvimento da SAE e aplicação na
prática por meio do PE, foi socializado por cada representante do grupo e
construido uma sintese diagnóstica das facilidades e dificuldades enfrentados
para a aplicação da SAE em cada disciplina. No término da atividade era
entregue um artigo sobre SAE para analisar e realizar individualmente o resumo
sobre o tema descrito, identificando as dificuldades e limitações para o
ensino da SAE na sua disciplina, assim como buscar estratégias de solução dos
problemas apresentados na reunião. Participaram quatorze professores
fomentando-se a transdisciplinaridade no intuito de religar os diversos
saberes, e maior aproximação do conhecimento sobre SAE. O "II Ciclo Dialógico"
desenvolvido buscando dar sequencia as etapas do PE bem e suas ferramentas,
ocorreu a explanação in loco no Auditorio da instituição com a participação de
210 pessoas, entre eles 30 docentes. realizado nos dias 04 e 05 de junho de
2015, com a participação do Prof. Dr Luiz Carlos Santiago da Universidade
Federal do Rio de Janeiro como palestrante, abordando exame fisico e suas
interfaces com o PE. "III Ciclo Dialógico " com objetivo de analisar o
desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Graduação em
Enfermagem, foi realizado uma pesquisa com 29 discentes finalistas intitulado:
"Estágio Curricular Supervisionado", dentro do instrumento foi inserido um
formulário, que avalia o ensino da SAE na prática hospitalar do discente. Os
resultados foram: enfermagem Clínica (n=28) 96,6%, Enfermagem Cirúrgica (n=25)
86,2%, Enfermagem na Saúde da Mulher (n=19) 65,5%, Enfermagem na Saúde da
Criança e do Adolescente (n=25) 86,2% e Enfermagem na Saúde Coletiva (n=14)
48,3%. "O IV Ciclo Dialógico" os resultados da pesquisa, foram socializadas
mediante videoconferência sobre as dificuldades para a implementação da
programação do Pro-SAE com os docentes. Realizado nos dias 14 e 15 de julho de
2016, com a participação da Prof. Dra. Meire Chucre Tannure – PhD, MsN. Após
esta fase, foi desenvolvido pelos professores da disciplina de Doenças
Tropicais e Infectocontagiosas um instrumento para SAE e uma liga criada pelos
alunos em parceria com os professores denominada Liga Amazonense de
Sistematização da Assistência de Enfermagem LASAE com objetivo de estimular a
construção do conhecimento em SAE. Conclusão: As atividades realizadas,
vislumbraram o aperfeiçoamento da capacidade de solucionar problemas, tomar
decisões e maximizar oportunidades e recursos formando hábitos de pensamento
crítico e reflexivo. O estudo não atingiu a capacitação de todos
participantes, deve ser novamente submetido com as respectivas adaptações.
Contribuições para a Enfermagem: A SAE é o método específico para aplicação da
abordagem cientifica ou da solução de problemas na prática, para sua aplicação
os enfermeiros precisam entender e aplicar conceitos e teorias apropriados das
ciências da Saúde e da Enfermagem, além de desenvolver uma visão holística do
ser humano na suas diferentes dimensões.
Referências: 1Santana Neta, Abordagem da equipe de saúde na prevenção do pé diabético. Monografia (Graduação) – Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Medicina da Bahia, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/7981/1. Acesso em: 4 de maio de 2017.
2 International Diabetes Federation. Atlas de la DIABETES de la FID. 8 ed, 2017. Disponível em: https://www.idf.org. Acesso em: 11 de Janeiro de 2018 .
3 Maschank-Carey BJ. Histórico e Cuidados aos Pacientes com Diabetes Mellitus. In: SMELTZER, S. C. et al. Tratado de Enfermagem Médico Cirúrgico. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. p. 1242.
4 American Diabetes Association. Standards of medical care in Diabetes. The journal of clinical and applied research and education, v.41,n.(sup:1), Jan. 2018.. Disponível: http://diabetesed.net/wp-content/uploads/2017/12/2018-ADA-Standards-of-Care.pdf. Acesso em: 15 fev. 2018.
5 Nietshche EA; Paim LMD; Lima MGG. Tecnologias de Enfermagem: algumas propostas de classificações/categorizações. In: Nietshche EA; Teixeira E.; Medeiros HP. Tecnologias cuidativo-educacionais: uma possibilidade para o empoderamento do (a) enfermeiro(a)? 2014. p.213. |