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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 6100209

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6100209

QUALIFICAÇÃO DO ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM- PRÓ-SAE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Jucimary Almeida do Nascimento ; Alessandra Cristina da Silva ; Cássia Rozária da Silva Souza ; Miriam Elenit Lima de Fachin ; Elielza Guerreiro Menezes

Resumo:
Introdução: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), é um instrumento de organização do trabalho do enfermeiro e da equipe, por meio dele o enfermeiro não só conhece melhor o cliente como também pode identificar suas necessidades e seus problemas e elaborar os diagnósticos de enfermagem planejando os cuidados de enfermagem1. É necessário que os profissionais enfermeiros envolvidos no atendimento de saúde, professores, conselheiros, defensores, pesquisadores entre outros, busquem incorporar conhecimentos que objetivem a qualificação da prática profissional2. Objetivo: Instituir o Programa de Qualificação do Ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) como estratégia de formação docente Pró-SAE. Descrição metodológica: Estudo descritivo desenvolvido com professores de um Curso de Graduação em Enfermagem no norte do Brasil. Pró-SAE foi elaborado com a finalidade de atualizar o docente enfermeiro, quanto a novos conhecimentos e atualizações sobre SAE. Ocorreu durante quatro semestres acadêmicos (2014-2016) com docentes que fazem parte das disciplinas específicas da matriz curricular de Enfermagem. Inicialmente todos os grupos foram reunidos para acolhimento e orientações sobre os objetivos propostos. As atividades educativas foram organizadas de modo articulado e orientadas ao desenvolvimento de capacidades e competências relacionado com a implementação da SAE. O processo de ensino aprendizagem para a construção do conhecimento sobre SAE utilizou estratégias baseado em situações problema, diálogo, experiências, oficinas de trabalho, debates e plenárias. Resultados: De sessenta e nove docentes, atingimos uma população de 40%, no que tange a abordagem sobre SAE, as questões filosoficas, conceituais que embasam o PE foram destaques essenciais no desenvolvimento das etapas trabalhadas. Para efetivar as atividades programadas foram realizados com dois encontros e tres ciclos dialógicos. O "I Ciclo Dialógico" foram trabalhados os marcos conceituais e as teorias de enfermagem, como ferramentas que possibilitem articular a teoria com a prática e a filosofia das instituições utilizadas como campos para desenvolvimento das práticas nas diferentes disciplinas. Nesse aspecto, o projeto alcançou um público de 193 participantes, dos quais 26 eram docentes, os demais eram alunos dessa instituição, enfermeiros assistenciais da rede de saúde pública e privada bem como os Profissionais de enfermagem de Instituições de Ensino e Pesquisa Conveniadas. Foram 16 horas, tendo a participação como expositora a profa. Dra. Vera Lucia Regina Maria, que tem uma vasta experiência na implementação da (SAE) com base no PE no Instituto Dante Pazzanese. Assim, este encontro serviu para disseminar experiências e conhecimentos com os profissionais de saúde e professores presentes que trabalham o PE em suas disciplinas por fim, 1 finalizou contextualizando a triade ensino, pesquisa e extensão. O "2º Encontro" foi proposto para alcançar os docentes e as respectivas disciplinas em sua especificidade que ministram especificamente o conteudo SAE. Para este momento foi planejado um café da manhã, como forma de acolhimento, e a finalidade de estreitar a inter-relação entre os pares. Utilizou-se como estrategia metodologica de ensino a problematização tipo Problem Based Learning (PBL)3, método de aprendizado centrado no aluno tendo o problema como elemento motivador do estudo e integrador do conhecimento. Posteriormente foram constituidos os grupos por disciplinas e entregue elemento disparador do trabalho e uma folha A4 em branco, solicitando aos participante que analissassem com atenção a situação problema, descrevessem e registrassem de forma sistematizada o que percebiam sobre a realidade do tema em questão. Assim, eles analisaram e observaram o problema em sua realidade e levaram para a mesma uma resposta utilizando seu conhecimento empirico, com o intuito de aplicar seus conhecimentos na resolução dos problemas. Uma vez idenficados os problemas, quanto a compreensão e desenvolvimento da SAE e aplicação na prática por meio do PE, foi socializado por cada representante do grupo e construido uma sintese diagnóstica das facilidades e dificuldades enfrentados para a aplicação da SAE em cada disciplina. No término da atividade era entregue um artigo sobre SAE para analisar e realizar individualmente o resumo sobre o tema descrito, identificando as dificuldades e limitações para o ensino da SAE na sua disciplina, assim como buscar estratégias de solução dos problemas apresentados na reunião. Participaram quatorze professores fomentando-se a transdisciplinaridade no intuito de religar os diversos saberes, e maior aproximação do conhecimento sobre SAE. O "II Ciclo Dialógico" desenvolvido buscando dar sequencia as etapas do PE bem e suas ferramentas, ocorreu a explanação in loco no Auditorio da instituição com a participação de 210 pessoas, entre eles 30 docentes. realizado nos dias 04 e 05 de junho de 2015, com a participação do Prof. Dr Luiz Carlos Santiago da Universidade Federal do Rio de Janeiro como palestrante, abordando exame fisico e suas interfaces com o PE. "III Ciclo Dialógico " com objetivo de analisar o desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Graduação em Enfermagem, foi realizado uma pesquisa com 29 discentes finalistas intitulado: "Estágio Curricular Supervisionado", dentro do instrumento foi inserido um formulário, que avalia o ensino da SAE na prática hospitalar do discente. Os resultados foram: enfermagem Clínica (n=28) 96,6%, Enfermagem Cirúrgica (n=25) 86,2%, Enfermagem na Saúde da Mulher (n=19) 65,5%, Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente (n=25) 86,2% e Enfermagem na Saúde Coletiva (n=14) 48,3%. "O IV Ciclo Dialógico" os resultados da pesquisa, foram socializadas mediante videoconferência sobre as dificuldades para a implementação da programação do Pro-SAE com os docentes. Realizado nos dias 14 e 15 de julho de 2016, com a participação da Prof. Dra. Meire Chucre Tannure – PhD, MsN. Após esta fase, foi desenvolvido pelos professores da disciplina de Doenças Tropicais e Infectocontagiosas um instrumento para SAE e uma liga criada pelos alunos em parceria com os professores denominada Liga Amazonense de Sistematização da Assistência de Enfermagem LASAE com objetivo de estimular a construção do conhecimento em SAE. Conclusão: As atividades realizadas, vislumbraram o aperfeiçoamento da capacidade de solucionar problemas, tomar decisões e maximizar oportunidades e recursos formando hábitos de pensamento crítico e reflexivo. O estudo não atingiu a capacitação de todos participantes, deve ser novamente submetido com as respectivas adaptações. Contribuições para a Enfermagem: A SAE é o método específico para aplicação da abordagem cientifica ou da solução de problemas na prática, para sua aplicação os enfermeiros precisam entender e aplicar conceitos e teorias apropriados das ciências da Saúde e da Enfermagem, além de desenvolver uma visão holística do ser humano na suas diferentes dimensões.


Referências:
1Santana Neta, Abordagem da equipe de saúde na prevenção do pé diabético. Monografia (Graduação) – Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Medicina da Bahia, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/7981/1. Acesso em: 4 de maio de 2017. 2 International Diabetes Federation. Atlas de la DIABETES de la FID. 8 ed, 2017. Disponível em: https://www.idf.org. Acesso em: 11 de Janeiro de 2018 . 3 Maschank-Carey BJ. Histórico e Cuidados aos Pacientes com Diabetes Mellitus. In: SMELTZER, S. C. et al. Tratado de Enfermagem Médico Cirúrgico. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. p. 1242. 4 American Diabetes Association. Standards of medical care in Diabetes. The journal of clinical and applied research and education, v.41,n.(sup:1), Jan. 2018.. Disponível: http://diabetesed.net/wp-content/uploads/2017/12/2018-ADA-Standards-of-Care.pdf. Acesso em: 15 fev. 2018. 5 Nietshche EA; Paim LMD; Lima MGG. Tecnologias de Enfermagem: algumas propostas de classificações/categorizações. In: Nietshche EA; Teixeira E.; Medeiros HP. Tecnologias cuidativo-educacionais: uma possibilidade para o empoderamento do (a) enfermeiro(a)? 2014. p.213.