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5982718 | SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ENFERMAGEM GERIÁTRICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Carlos Alexandre de Santana Silva ; Amanda Cristina Andrade Costa ; Letícia Cardoso Braz ; Mailton Couto Duarte ; Jane Hellen Santos da Cunha |
Resumo: Introdução: O emprego de metodologias ativas (MA) na graduação em saúde vem
sendo consolidada com o advento dos recursos da simulação realística de forma
exitosa. Além de aproximar os discentes de enfermagem do cuidado em saúde e da
realidade assistencial de modo seguro, permite elucidar teoria e prática
dentro de um ambiente controlado. Assim, a utilização da MA consiste em uma
prática didática consoante ao que determina a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (LDB) e as diretrizes curriculares do curso de graduação em
enfermagem, ambas, apreciam o uso dessas e estabelecem que as Instituições de
Ensino Superior (IES) estimulem a junção entre ensino, pesquisa e assistência,
visando inovação e qualidade na construção do projeto político-pedagógico na
graduação. Essa técnica de ensino, proativa, oportuniza ao discente ser o
agente principal no processo de aprendizagem, além de promover o
desenvolvimento do trabalho em equipe, com enfoque na liderança e resolução de
conflitos.1A metodologia ativa (MA) constitui uma concepção educativa que
estimula processos de ensino-aprendizagem crítico-reflexivos, no qual o
educando participa e se compromete com seu aprendizado. O método propõe a
elaboração de situações de ensino que promovam uma aproximação crítica do
aluno com a realidade; a reflexão sobre problemas que geram curiosidades e
desafios; a disponibilização de recursos para pesquisar problemas e soluções;
a identificação e organização das soluções hipotéticas mais adequadas à
situação e a aplicação dessas soluções. Objetivo: Descrever a experiência de
discentes em uma simulação realística de consulta de enfermagem através de um
recurso pedagógico que, aproximam a teoria da prática e da problematização de
situações cotidianas. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência,
descritivo, realizado no centro de simulação realística de uma Instituição de
Ensino Superior (IES) privada da cidade de Salvador, Bahia. Ocorrido no
primeiro bimestre de 2018.1. Realizou-se levantamento teórico qualitativo nas
bases de dados eletrônica BDENF (Base de Dados em Enfermagem) e na biblioteca
eletrônica de acesso aberto, SciELO (Scientific Eletronic Library Online).
Adotou-se como critérios de inclusão e exclusão: trabalhos datados dos últimos
dez anos, agrupados ao mesmo tempo com os termos: ensino, educação em
enfermagem e aprendizagem baseada em problemas. Como abordagem teórico prática
da disciplina saúde do idoso, inserida na matriz curricular do curso de
graduação em enfermagem, correspondente ao quinto semestre. A docente realizou
o briefing com toda a turma explanando que se tratava de uma consulta de
enfermagem simulada. Os discentes foram divididos em grupos com o propósito de
realizar, na condição de personagens voluntariados do processo, simulação de
um atendimento de saúde, que contemplassem triagem, anamnese e exame físico.
Foram distribuídas diversas modalidades de atenção à saúde do idoso nos
respectivos cenários assistenciais, discutidos pela política nacional de saúde
da pessoa idosa (PNSPI), a qual garante o atendimento humanizado ao idoso em
todos os níveis de atendimento, respectivamente: Unidade Básica de Saúde
(USB), Unidade de Saúde da Família (USF), Núcleo de Apoio à Saúde da família
(NASF), Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e uma Unidade de
Pronto Atendimento (UPA). Formulou-se cinco grupos, em cada equipe um aluno na
condição de enfermeiro e os demais, na devida ordem, paciente e
familiar/acompanhante e/ou cuidador. Os episódios cênicos foram elaborados
pelos discentes, a partir de casos clínicos, apresentados anteriormente pela
docente, como uma sequência de regra, a ser seguida nas ações de atenção à
saúde pelos discentes. As consultas ocorreram em consultório no centro de
laboratórios da Universidade, no decurso de aulas teórico-prática da
Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), do bloco geriatria,
gerontologia e políticas públicas de saúde. Enquanto o cenário acontecia os
outros alunos assistiam à simulação. Resultados: A exposição dos eventos
propostos deu-se por meio de uma roda de conversa teórica dialogada entre os
constituintes dos cenários simulados realísticos, por um período de
aproximadamente 30 minutos. Após a execução dos casos clínicos, no contexto
didático sugerido, a docente iniciou o debriefing, oportunamente os discentes
expuseram suas considerações acerca do contato direto com paciente/personagem,
do ambiente fictício de assistência em saúde, discutindo os aspectos relativos
a execução da consulta de enfermagem, enfatizando pontos relevantes da
atuação, tanto positivos, quanto negativos, que sinalizaram melhorias pautadas
na abordagem teórica prévia, os demais participaram na condição de
apreciadores e análise técnica da cena. Além do contexto pedagógico, elencaram
as questões técnicas como: entrevista, avaliação das condições emocionais e
mentais do paciente, uma análise das necessidades de saúde e percepções
relacionadas à doença, além do exame físico geral. Discutiu-se sobre as
condutas adotadas durante o atendimento de saúde, além de compreender a
importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), como
instrumento estrutural e eficaz na linha do cuidado, uma metodologia
científica que confere maior segurança ao paciente e autonomia ao enfermeiro.
Discorreu-se ainda sobre a importância das Necessidades Humanas Básicas (NHB)
como parte fundamental na implantação de um plano de cuidados seguro e
condizente com a realidade terapêutica do enfermo. Compreendendo que a teoria
das NHB entende o paciente como pessoa com deficiências a serem atendidas. Os
últimos momentos descritos, tiveram a duração de 20 minutos, cerca de
aproximadamente 5 minutos para cada grupo. Objetivamente, a proposta central
foi experenciar e analisar o acolhimento ao paciente, a postura dos discentes
diante das situações/problemas, a dinâmica do atendimento, o entendimento
clínico e as intervenções pós triagem, reafirmando conceitos vistos em sala de
aula de maneira prática em um ambiente controlado. Foram apresentados os
aspectos que norteiam uma consulta de enfermagem, enfatizando sobretudo quão
necessário é o histórico de enfermagem para o PE. 2O processo de enfermagem
inclui coleta de dados, diagnóstico de enfermagem, planejamento,
estabelecimento de resultados, intervenção e avaliação. 3O termo processo foi
mencionado pela primeira vez em 1955 por Lydia Hall. Em 1961 em uma publicação
de Orlando, o PE foi descrito como uma proposta para se melhorar a qualidade
do cuidado prestado por meio do relacionamento dinâmico enfermeira-paciente.
Conclusão: As metodologias ativas, como a simulação realística, contribuem de
maneira significativa na formação do discente de enfermagem, viabilizando
autonomia nas condutas do cuidado e a vivência da prática aproximada da
realidade. Por isso, constitui método efetivo e inovador, pois além de
propiciar aos discentes melhores oportunidades de aprendizagem e treinamento,
possibilita ampliar as relações entre a teoria e a prática em um ambiente
seguro. Contribuições / Implicações para a Enfermagem: A simulação realística
no âmbito da formação acadêmica em saúde, permite ao discente, o contato
direto com situações problemas e o desenvolvimento de habilidades que
certificam a atuação prática do enfermeiro, despertando raciocínio clínico,
crítico e reflexivo acerca da assistência. Promove fortalecimento na formação
acadêmica por intermédio de estações clinicas observacionais, capazes de
suscitar no discente intervenção nas condutas executadas, antes que causem um
dano ao assistido. 1Corroborando a ideia de que a busca do saber em enfermagem
deve aproximar a prática assistencial da educacional, já que o enfermeiro
utiliza o processo ensino aprendizagem em todas as suas ações de cuidado.
Portanto, além de fortalecer a formação universitária, a MA contribui,
efetivamente, para as reflexões que consolidam e certificam as habilidades
técnico-científicas do enfermeiro egresso. Potencializando aptidões que
incluem a capacidade de associar, articular e mobilizar conhecimentos
adquiridos na graduação.
Referências: 1- Barros, EJL, et al. Educational geronto-technology for ostomized seniors from a complexity perspective. Rev Gaúcha Enferm, 2012; 33(2)95-101. 2-RODGERS, BL, KNAFL, KA. Concept development in nursing – foundations, techniques, and applications. Philadelphia: WB Saunders; 2000. 3- RUGGIERO, WV. et al., “TIDIA Ae: An Electronic Learning System”, In: 3rd International Symposium in Digital Library, 2005, São Paulo. Proceedings of the 3rd International Symposium in Digital Library.ISTEC/IEEE – (1). 2005. 4- KOSCHEMBAHR, CV. Mobile Learning: the next evolution. Chief Learning Officer, 2005. 5- BRASIL. Secretaria de Políticas de Saúde; Ministério da Saúde. Assistência em planejamento familiar: manual técnico. Brasília (Brasil): Ministério da Saúde; 2002. |