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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 5982718

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5982718

SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ENFERMAGEM GERIÁTRICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Carlos Alexandre de Santana Silva ; Amanda Cristina Andrade Costa ; Letícia Cardoso Braz ; Mailton Couto Duarte ; Jane Hellen Santos da Cunha

Resumo:
Introdução: O emprego de metodologias ativas (MA) na graduação em saúde vem sendo consolidada com o advento dos recursos da simulação realística de forma exitosa. Além de aproximar os discentes de enfermagem do cuidado em saúde e da realidade assistencial de modo seguro, permite elucidar teoria e prática dentro de um ambiente controlado. Assim, a utilização da MA consiste em uma prática didática consoante ao que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e as diretrizes curriculares do curso de graduação em enfermagem, ambas, apreciam o uso dessas e estabelecem que as Instituições de Ensino Superior (IES) estimulem a junção entre ensino, pesquisa e assistência, visando inovação e qualidade na construção do projeto político-pedagógico na graduação. Essa técnica de ensino, proativa, oportuniza ao discente ser o agente principal no processo de aprendizagem, além de promover o desenvolvimento do trabalho em equipe, com enfoque na liderança e resolução de conflitos.1A metodologia ativa (MA) constitui uma concepção educativa que estimula processos de ensino-aprendizagem crítico-reflexivos, no qual o educando participa e se compromete com seu aprendizado. O método propõe a elaboração de situações de ensino que promovam uma aproximação crítica do aluno com a realidade; a reflexão sobre problemas que geram curiosidades e desafios; a disponibilização de recursos para pesquisar problemas e soluções; a identificação e organização das soluções hipotéticas mais adequadas à situação e a aplicação dessas soluções. Objetivo: Descrever a experiência de discentes em uma simulação realística de consulta de enfermagem através de um recurso pedagógico que, aproximam a teoria da prática e da problematização de situações cotidianas. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, descritivo, realizado no centro de simulação realística de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada da cidade de Salvador, Bahia. Ocorrido no primeiro bimestre de 2018.1. Realizou-se levantamento teórico qualitativo nas bases de dados eletrônica BDENF (Base de Dados em Enfermagem) e na biblioteca eletrônica de acesso aberto, SciELO (Scientific Eletronic Library Online). Adotou-se como critérios de inclusão e exclusão: trabalhos datados dos últimos dez anos, agrupados ao mesmo tempo com os termos: ensino, educação em enfermagem e aprendizagem baseada em problemas. Como abordagem teórico prática da disciplina saúde do idoso, inserida na matriz curricular do curso de graduação em enfermagem, correspondente ao quinto semestre. A docente realizou o briefing com toda a turma explanando que se tratava de uma consulta de enfermagem simulada. Os discentes foram divididos em grupos com o propósito de realizar, na condição de personagens voluntariados do processo, simulação de um atendimento de saúde, que contemplassem triagem, anamnese e exame físico. Foram distribuídas diversas modalidades de atenção à saúde do idoso nos respectivos cenários assistenciais, discutidos pela política nacional de saúde da pessoa idosa (PNSPI), a qual garante o atendimento humanizado ao idoso em todos os níveis de atendimento, respectivamente: Unidade Básica de Saúde (USB), Unidade de Saúde da Família (USF), Núcleo de Apoio à Saúde da família (NASF), Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Formulou-se cinco grupos, em cada equipe um aluno na condição de enfermeiro e os demais, na devida ordem, paciente e familiar/acompanhante e/ou cuidador. Os episódios cênicos foram elaborados pelos discentes, a partir de casos clínicos, apresentados anteriormente pela docente, como uma sequência de regra, a ser seguida nas ações de atenção à saúde pelos discentes. As consultas ocorreram em consultório no centro de laboratórios da Universidade, no decurso de aulas teórico-prática da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), do bloco geriatria, gerontologia e políticas públicas de saúde. Enquanto o cenário acontecia os outros alunos assistiam à simulação. Resultados: A exposição dos eventos propostos deu-se por meio de uma roda de conversa teórica dialogada entre os constituintes dos cenários simulados realísticos, por um período de aproximadamente 30 minutos. Após a execução dos casos clínicos, no contexto didático sugerido, a docente iniciou o debriefing, oportunamente os discentes expuseram suas considerações acerca do contato direto com paciente/personagem, do ambiente fictício de assistência em saúde, discutindo os aspectos relativos a execução da consulta de enfermagem, enfatizando pontos relevantes da atuação, tanto positivos, quanto negativos, que sinalizaram melhorias pautadas na abordagem teórica prévia, os demais participaram na condição de apreciadores e análise técnica da cena. Além do contexto pedagógico, elencaram as questões técnicas como: entrevista, avaliação das condições emocionais e mentais do paciente, uma análise das necessidades de saúde e percepções relacionadas à doença, além do exame físico geral. Discutiu-se sobre as condutas adotadas durante o atendimento de saúde, além de compreender a importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), como instrumento estrutural e eficaz na linha do cuidado, uma metodologia científica que confere maior segurança ao paciente e autonomia ao enfermeiro. Discorreu-se ainda sobre a importância das Necessidades Humanas Básicas (NHB) como parte fundamental na implantação de um plano de cuidados seguro e condizente com a realidade terapêutica do enfermo. Compreendendo que a teoria das NHB entende o paciente como pessoa com deficiências a serem atendidas. Os últimos momentos descritos, tiveram a duração de 20 minutos, cerca de aproximadamente 5 minutos para cada grupo. Objetivamente, a proposta central foi experenciar e analisar o acolhimento ao paciente, a postura dos discentes diante das situações/problemas, a dinâmica do atendimento, o entendimento clínico e as intervenções pós triagem, reafirmando conceitos vistos em sala de aula de maneira prática em um ambiente controlado. Foram apresentados os aspectos que norteiam uma consulta de enfermagem, enfatizando sobretudo quão necessário é o histórico de enfermagem para o PE. 2O processo de enfermagem inclui coleta de dados, diagnóstico de enfermagem, planejamento, estabelecimento de resultados, intervenção e avaliação. 3O termo processo foi mencionado pela primeira vez em 1955 por Lydia Hall. Em 1961 em uma publicação de Orlando, o PE foi descrito como uma proposta para se melhorar a qualidade do cuidado prestado por meio do relacionamento dinâmico enfermeira-paciente. Conclusão: As metodologias ativas, como a simulação realística, contribuem de maneira significativa na formação do discente de enfermagem, viabilizando autonomia nas condutas do cuidado e a vivência da prática aproximada da realidade. Por isso, constitui método efetivo e inovador, pois além de propiciar aos discentes melhores oportunidades de aprendizagem e treinamento, possibilita ampliar as relações entre a teoria e a prática em um ambiente seguro. Contribuições / Implicações para a Enfermagem:  A simulação realística no âmbito da formação acadêmica em saúde, permite ao discente, o contato direto com situações problemas e o desenvolvimento de habilidades que certificam a atuação prática do enfermeiro, despertando raciocínio clínico, crítico e reflexivo acerca da assistência. Promove fortalecimento na formação acadêmica por intermédio de estações clinicas observacionais, capazes de suscitar no discente intervenção nas condutas executadas, antes que causem um dano ao assistido. 1Corroborando a ideia de que a busca do saber em enfermagem deve aproximar a prática assistencial da educacional, já que o enfermeiro utiliza o processo ensino aprendizagem em todas as suas ações de cuidado. Portanto, além de fortalecer a formação universitária, a MA contribui, efetivamente, para as reflexões que consolidam e certificam as habilidades técnico-científicas do enfermeiro egresso. Potencializando aptidões que incluem a capacidade de associar, articular e mobilizar conhecimentos adquiridos na graduação.


Referências:
1- Barros, EJL, et al. Educational geronto-technology for ostomized seniors from a complexity perspective. Rev Gaúcha Enferm, 2012; 33(2)95-101. 2-RODGERS, BL, KNAFL, KA. Concept development in nursing – foundations, techniques, and applications. Philadelphia: WB Saunders; 2000. 3- RUGGIERO, WV. et al., “TIDIA Ae: An Electronic Learning System”, In: 3rd International Symposium in Digital Library, 2005, São Paulo. Proceedings of the 3rd International Symposium in Digital Library.ISTEC/IEEE – (1). 2005. 4- KOSCHEMBAHR, CV. Mobile Learning: the next evolution. Chief Learning Officer, 2005. 5- BRASIL. Secretaria de Políticas de Saúde; Ministério da Saúde. Assistência em planejamento familiar: manual técnico. Brasília (Brasil): Ministério da Saúde; 2002.