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5969725 | MONITORIA: UMA FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. | Autores: Weslla Karla Albuquerque Silva de Paula ; Vanessa Juvino de Sousa ; Eline Ferreira Mendonça ; Mateus Henrique da Silva <2015106038@app.asces.edu.br> ; Alecsandra Gomes de Lucena Oliveira |
Resumo: **INTRODUÇÃO:** Formar indivíduos que construam um pensamento crítico e reflexivo sobre o meio em que vivem, sobretudo em relação ao aprender, é um dos desafios a ser vencido no modelo de educação do século XXI. Historicamente existe um grande debate, sobre como foi complicado os primeiros contatos com o ato de educar, é verdade que o espaço conquistado pela educação hoje é inspirador, mediante todo o sofrimento vivido, e a história nos mostra essa evolução detalhadamente.¹ Segundo Senna (2015) a ideia de que apenas o professor adquire uma figura de dono do conhecimento, este por sua vez intransferível, ficou no século XIX, torna-se necessário mudar este cenário educacional. O que significa criar sistemas que deem aos alunos oportunidade e capacidade de acessar esse universo de conhecimentos e novidades, produzindo nestes de forma constante e evolutiva, o senso crítico e o protagonismo no educar.² Pensando em novas oportunidades, fala-se sobre a monitoria como prática antiga, mas que ainda hoje se mostra eficaz em sua totalidade. Conforme a Lei 5.540/68 da Reforma Universitária, pela qual foram fixadas as normas de organização e funcionamento do ensino superior, a monitoria foi regulamentada em âmbito nacional, destacando em seu art. 41, ‘’As universidades deverão criar as funções de monitor para os alunos do curso de graduação que se submeterem a provas específicas, nas quais demonstrem capacidade de desempenho em atividades técnico-didáticas de determinada disciplina.’’O uso de novas metodologias de ensino é responsável por essa tão importante mudança, especificamente a aplicabilidade de metodologias ativas para o desenvolvimento de atividades educacionais. Conforme Silva (2013), existem diversos tipos de metodologias que podem ser usadas como um meio de gerar novas experiências na educação, porém é necessário que o educador se abstenha de alguns costumes, e queira passar por uma mudança. Através dessas mudanças educacionais nota-se importante aceitação dos professores e estudantes, ambos ganham experiência e fortalecem laços de companheirismo. ³ **OBJETIVO:** Analisar a monitoria como uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem. **DESCRIÇÃO METODOLÓGICA:** Trata-se de relato de experiência, vivenciado por docente e discente no curso de bacharelado em Enfermagem, no Centro Universitário Tabosa de Almeida, na cidade de Caruaru-PE. A presente experiência foi vivenciada na condição de professor tutor e do monitor. Esta ocorreu em dois módulos/semestres consecutivos, no curso de enfermagem, durante os semestres 2017.1 e 2017.2, na Unidade Temática 10, no referencial teórico (RT) Seminário Integrado de Curso I, o qual possui uma característica de ensino semipresencial, essa metodologia de ensino acontece no III módulo/semestre. Os estudantes vivenciam uma metodologia de ensino/aprendizado nova, trabalhando temáticas voltadas a agravos de saúde pública na forma de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Toda a unidade é dividida em dois momentos, como já dito: presencial e semipresencial, este último acontece através da utilização da ferramenta do Google Classroom, bem como por meio do Hangout, ambos disponíveis na internet e que compõem e dão característica ao momento semipresencial. Um total de 4 (quatro) temáticas são trabalhadas em todo o referencial teórico, totalizando 8 (oito) encontros. Ao fim de todo RT, é solicitado aos estudantes que construam medidas de resolução mediante as problemáticas estudadas em toda unidade. **RESULTADOS:** A partir do momento em que se discute novas formas de transmitir conhecimentos, pode-se ver a monitoria como grande potencializador na educação atualmente. Busca-se dentro dessa ferramenta estabelecer relações entre estudantes e professores; trazendo aqueles envolvidos nesse processo métodos diferentes de ensino e abordagem do conteúdo, proporcionando aos envolvidos um novo modelo de construção do conhecimento. Pensando nesse aspecto, observa-se que a monitoria torna-se uma estratégia que facilita a absorção do conhecimento na visão do estudante que o recebe, pois a referência no processo de ensino não está apenas no professor, mas no estudante monitor também. Gerando benefícios a todos os envolvidos nesse processo. A experiência adquirida no período nos semestres vivenciados proporcionou o desenvolvimento intelectual, crítico-reflexivo dos envolvidos. Uma vez na condição de mediador e facilitador do conhecimento, o monitor formar laços entre alunos e professores, trazendo uma nova roupagem na educação. (4) Para o professor tutor a utilização de ferramentas virtuais aliados á aproximação com o monitor, estudante que já vivenciou o processo, facilitou a verificação da apropriação do conhecimento e potencializou alcance dos objetivos de aprendizagem. **CONCLUSÃO:** Avanços dentro da área da educação, sobretudo no ensino superior, nos mostram como a figura do professor e a do estudante sofreram mudanças ao decorrer dos anos. O educador agora ganha uma imagem de ajudador, orientador, enquanto o educando passa a ser co-responsável por sua construção acadêmica. No momento em que muda-se alguns conceitos, nasce a figura do monitor nesta feita apto para transmitir conhecimentos a outros, facilitando por meio de métodos diversos em ensino o aprendizado, fortalecendo o que já destacamos aqui, o protagonismo educacional.** CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM:** A enfermagem perpassa por mudanças a todo momento, sendo considerada como uma ciência em cuidar, observamos em toda a experiência vivida e já relatada, um importante fator educacional o qual tem feito toda a diferença no aprender. o uso de novas formas de ensinar, sendo realizado por meio das metodologias supracitadas, como também se apropriando de ferramentas como a monitoria, as quais auxiliam esse processo de aprender, obtendo como resultado discentes e cidadãos com pensamentos críticos e reflexivos, formadores de opiniões, mas sobretudo protagonistas de seu conhecimento.
Referências: 1 WORLD HEALTH ORGANIZATION – WHO. Falls. Suíça, 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.
2 BULECHEK, G. M. et al. Classificação das intervenções de Enfermagem (NIC). 6 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
3 KELLY, L.; VINCENT, D. The dimensions of nursing surveillance: a concept analysis. Journal Of Advanced Nursing, 2010; 67 (3): 652-661.
4 AGENCY FOR HEALTHCARE RESEARCH AND QUALITY – AHRQ. Preventing Falls in Hospitals: A Toolkit for Improving Quality Of Care. U.S. Department of Health and Human Services, Estados Unidos, 2013. 202 p.
5 URBANETTO, J.S. et al. Morse Fall Scale: tradução e adaptação transcultural para a língua portuguesa. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2013; 47 (3): 569-575. |