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5958737 | INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM POR MEIO DO PROJETO DE EXTENSÃO MULHER SAUDÁVEL | Autores: Luana Melo de Oliveira ; Adriana Cristina Franco ; Natália Magnus de Lima ; Ivete Palmira Sanson Zagonel |
Resumo: **INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM POR MEIO DO PROJETO DE EXTENSÃO MULHER SAUDÁVEL**
adri2303@brturbo.com.br
_Adriana Cristina Franco _[1]__
Ivete Palmira Sanson Zagonel[2]
Natália Magnus de Lima[3]
Luana Melo de Oliveira[4]
**Introdução:** A participação ativa da mulher no mercado de trabalho e seus distintos desempenhos na sociedade contemporânea, leva ao questionamento sobre a existência de fatores de risco para a ocorrência do câncer de mama relacionada à atividade ocupacional¹. As evidências científicas comprovam, que o câncer de mama é a primeira causa de morte entre as mulheres, tendo seu padrão de morbimortalidade permanecido elevado no Brasil, sendo que o câncer de colo uterino é a segunda causa². A contribuição para a atuação precoce para auxiliar na diminuição dos indicadores da ocorrência desses dois tipos de neoplasias femininas, emergiu da proposição de Projeto de Extensão Mulher Saudável de instituição de ensino superior na cidade de Curitiba/PR, o qual alia a formação de estudantes de enfermagem, inseridos em contexto onde situam-se as mulheres trabalhadoras de Instituição hospitalar, por meio da atenção ginecológica. Os exames de prevenção de câncer de colo uterino e mama são ofertados pelo Sistema Único de Saúde em horário comercial exceto em mutirões, o que dificulta o acesso das mulheres trabalhadoras. Soma-se a esta questão, o fato que as trabalhadoras precisam abster-se do trabalho em torno de três dias, ou seja, um dia para agendar, outro para realizar o exame e outro para obter o resultado, excetuando as alterações que exigem assistência de média e/ou alta complexidade. **Objetivos**: proporcionar às estudantes experiências práticas em ambiente hospitalar no cotidiano das mulheres trabalhadoras; estabelecer pontes de conhecimentos, científico e de senso comum, com vistas ao fortalecimento das práticas preventivas em saúde; demonstrar os resultados da atenção ginecológica com índices do perfil das mulheres trabalhadoras, adesão, manutenção do acompanhamento e redução do absenteísmo ao trabalho. **Descrição metodológica**: As atividades são efetivadas por meio da Consulta de Enfermagem, cumprindo suas etapas metodológicas para o alcance da coleta e tomada de decisão de forma integral e de qualidade. A consulta de enfermagem permite investigar, diagnosticar e prescrever cuidados de enfermagem no âmbito da saúde da mulher, pois utiliza-se um instrumento amplo, que aborda dados de identificação, antecedentes pessoais e familiares, antecedentes ginecológicos e obstétricos, climatério e planejamento familiar, hábitos e estilo de vida, queixas, desconfortos ginecológicos e sexualidade.
Ainda, são realizadas atividades educativas nas modalidades de palestras,
ciclos de conversa ou mesmo individuais. A captação das mulheres trabalhadoras
ocorre por meio de busca ativa nos setores de trabalho, em que são realizados
o convite e agendamento. O local de realização do atendimento ocorre em espaço
exclusivo a este fim, preservando a privacidade. Os exames de material
cervical coletados são avaliados por laboratório com análise de patologistas.
Os resultados dos exames são entregues às mulheres individualmente e caso
ocorra qualquer alteração, são encaminhadas a serviço especializado na rede de
saúde de Curitiba, para prosseguir no diagnóstico preciso e início do
tratamento. As ações do Projeto de Extensão são acompanhadas pela docente
responsável pelo projeto. Cada estudante expõe a evolução do aprendizado, por
meio da produção do portfólio diário, o qual contém as ações realizadas, mas
principalmente a reflexão de cada caso atendido. **Resultados: **sobre o
serviço observou-se que o perfil das mulheres trabalhadoras atendidas no
projeto, na maioria são jovens, com menos de um ano de trabalho na Instituição
e com queixas ginecológicas variadas, detectadas a partir da coleta do exame
citopatológico. Destaca-se a incidência significativa de vulvovaginites com
predomínio das infecções causadas pela _Garderella Vaginalis_ e_ Candidas_, as
quais são encaminhadas para tratamento na rede municipal de saúde. Sobre o
aprendizado, observa-se o fortalecimento do aprendizado e das ações
profissionais futuras, por meio da prática cotidiana ofertada pelo projeto.
**Conclusão: **conclui-se que o trabalho realizado no projeto possibilita um
aprendizado significativo, uma vez que, após o término de cada consulta de
enfermagem, são realizadas discussões com o grupo de estudantes e docente,
para a compreensão do processo desde o acolhimento até a finalização da ação.
São feitos estudos de casos e busca de evidência cientifica para cada novo
tema originado da prática. **Contribuições/implicações para Enfermagem**: Foi
apreendido que a relação teórico–pratica solidifica o aprendizado, por meio
das habilidades na realização da consulta de enfermagem, bem como nas
orientações educativas para a sensibilização das trabalhadoras, quanto à
importância da prevenção destes canceres. Nesse contexto são ativados os
requisitos essenciais para o alcance de competências em enfermagem,
aprofundando conhecimentos, habilidades e desenvolvendo atitudes específicas a
este tipo de atividade. O Projeto de Extensão Mulher Saudável resulta em ações
de mudança de comportamentos das mulheres atendidas, visando potencializar o
autocuidado e conscientização para a realização do exame de prevenção e de
detecção precoce, conforme calendário da política pública de cuidado às
mulheres.
**DESCRITORES:** Câncer ginecológico, cuidados de enfermagem, mulher trabalhadora.
**TEMA: **Integração ensino-serviço-comunidade como estratégia para a formação profissional e consolidação do Sistematização da Assistência de Enfermagem
**_REFERÊNCIAS:_**
1 GOLDBERG, Mark S; LABRÉCHE, France. **Occupational risk factors for
female breast cancer:a review. **Occupationaland Environmental Medicine
1996;53:145-156.
2 ZAPPONI, Ana Luiza Barreto; TOCANTINS, Florence Romijn; VARGENS,
Octavio Muniz da Costa**. A detecção precoce do câncer de mama no contexto
brasileiro. **Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2012 jul/set; 20(3):386-90.
Disponível em:
<>.
Acesso em dez. 2013.
* * *
[1] Enfermeira, Mestre. Docente da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) do Curso
de Graduação em Enfermagem e Medicina. Responsável pelo Projeto de Extensão
Mulher Saudável. E-mail: adri2303@brturbo.com.br
[2] Enfermeira, Doutora. Diretora Acadêmica da FPP. Docente do Programa de
Pós-Graduação Ensino nas Ciências da Saúde da FPP.
[3] Acadêmica do quarto período do Curso de Graduação em Enfermagem da
Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
[4] Acadêmica do quarto período Curso de Graduação em Enfermagem da
Faculdades Pequeno Príncipe (FPP).
Referências: 1ARAÚJO, A. A.; NÓBREGA, M. M. L.; GARCIA, T. R. Diagnósticos e intervenções de enfermagem para pacientes portadores de insuficiência cardíaca congestiva utilizando a CIPE®. Rev. esc. enferm. USP , 2013; 47 (2): 385-92. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000200016&lng=en.
2PEREIRA, J. M. V. et al. Diagnósticos de enfermagem em pacientes com insuficiência cardíaca hospitalizados: estudo longitudinal. Rev. esc. enferm. USP , 2016; 50 (6): 929-36. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S008062342016000600929&lng=en. |