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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 5886681

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5886681

NECESSIDADES DE SAÚDE APRESENTADAS POR IDOSOS EM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO: A IMPORTÂNCIA DO RECONHECIMENTO PARA INSERÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Autores:
Anderson Abreu de Carvalho ; Naísa Falcão Martins ; Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt ; Danieley Cristini Lucca ; Bianca Martins Dacoregio

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **O envelhecimento populacional é uma realidade vivida pelo Brasil. A mudança do padrão demográfico está relacionado à redução da taxa de crescimento populacional e por transformações profundas na composição de sua estrutura etária, consequência de uma rápida e contínua queda da fecundidade no país, além de ser influenciada pela queda da mortalidade em todas as idades1. Aliado ao aumento quantitativo das pessoas idosas está à elevação dos diagnósticos de Doenças Cronicas Não Transmissiveis, dentre elas a Doença Renal Crônica (DRC). Deste modo o número de pessoas em terapia renal substitutiva tem aumentado é acompanhado pelo aumento da idade dos casos novos de DRC². Estudos afirmam que entre as patologias crônicas que mais atingem a população mundial e brasileira está à insuficiência renal crônica (IRC), enfermidade que muda totalmente a vida de seu portador e interfere na sua qualidade de vida, caracterizada também como problema social, por comprometer o desempenho do idoso na sociedade. Seu cotidiano se transforma completamente, tornando-se necessário que ele encare a vida com outro olhar³. A hemodiálise impõe ao indivíduo a uma rotina duradoura, fazendo com que o mesmo permaneça em média três horas durante três vezes na semana, desta forma a promoção da saúde frente a estes indivíduos pode ir além dos cuidados prestados diretamente a pessoa em tratamento hemodialítico³. A gerontotecnologia deve ser desenvolvida atendendo as necessidades e especificidades apresentadas pela pessoa idosa4. Neste sentido reconhecer às necessidades de saúde destes sujeitos para desenvolvimento da tecnologia educacional torna-se fundamental para imersão desta proposta neste contexto de atenção à saúde. **Objetivos:** investigar as necessidades de saúde dos idosos em tratamento hemodialítico para desenvolvimento da gerontotecnologia educacional para promoção da saúde. **Descrição metodológica:** A metodologia adotada foi a Pesquisa Convergente Assistencial (PCA), com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado em uma unidade de tratamento hemodialítico, localizada em um município vizinho da grande Florianópolis. Esta unidade presta atendimento em média a 110 (cento e dez) pacientes, distribuídos em dois grupos, o primeiro grupo de segunda, quarta e sexta-feira e o segundo grupo de terça, quinta e sábado, subdivido em três turnos (06h, 10h e 13h). O itinerário metodológico seguiu aqueles delimitados pela PCA: concepção, instrumentação, perscrutação e análise. Esta pesquisa teve abordagem qualitativa, buscou-se através das entrevistas semiestruturadas, abertas e observação informal, identificar as necessidades de saúde dos idosos para desenvolvimento e posteriormente aplicação da gerontotecnologia educacional para os idosos em tratamento hemodialítico. Participaram diretamente da pesquisa dez idosos, sendo sete mulheres e três homens. Como método para coleta de dados foram utilizados a entrevista semiestruturada, entrevista aberta (conversação) e observação informal. **Resultados:** A média de idade destes indivíduos foi de 70,1 anos.  A respeito do número de filhos verifica-se que dois idosos possuem 6 e 8 filhos, sendo os demais com valores inferiores a três. No que se refere ao nível de escolaridade 1 idoso nunca foi a escola porém sabe ler e escrever, 4 idosos possuem ensino Fundamental Incompleto; 1 idoso possui Ensino Médio Incompleto; 4 idosos com Ensino Superior completo. Em relação aos cuidadores cinco participantes possuem sendo que o perfil desses cuidadores ainda caracteriza como membros da família. Além dos dados demográficos dentre os idosos participantes da pesquisa 6 relataram possuir hipertensão, 1 Diabetes e 3 Hipertensão e Diabetes. A média geral que os idosos participantes realizam hemodiálise é cinco anos. O reconhecimento das necessidades de saúde destes sujeitos foram considerados fundamentais para conseguir realizar a promoção da saúde através da vertente educacional. Os temas que emergiram como necessidades de saúde destes indivíduos foram: Complicações e Agravos da Doença Renal Crônica, Percepção importância no autocuidado ou Autocuidado, Empoderamento, Déficit de atividades, Promoção da saúde/cuidado de Enfermagem e Importância da Família. Em relação a Complicações e Agravos da Doença Renal Crônica (DRC) muitos relataram desconhecimento sobre a DRC antes do seu diagnóstico bem como o tratamento disponível, além disso também desconheciam sobre as possíveis complicações das patologias de base (hipertensão e diabetes). A relação pela procura tardia por atendimento pode ser comparada pelo desconhecimento e gravidade da DRC por estes indivíduos. Sobre a Percepção importância no autocuidado ou Autocuidado, os participantes relataram que no início foi muito difícil em função das restrições alimentares e sociais, no entanto compreendem que possuem uma doença crônica, que não tem cura, mas que tem tratamento e que precisam estar se cuidando continuamente. A necessidade pelo aumento do cuidado de si fez com que despertasse nestes indivíduos maior interesse pela procura por informações sobre sua doença e tratamento. Em relação à categoria Empoderamento os participantes desacreditam de novas possibilidades ou novas perspectivas de possíveis atividades a serem realizadas durante a hemodiálise para melhora de sua percepção sobre a doença e tratamento. Na categoria déficit de atividades, a única atividade citada pelos idosos foi o bingo realizado em datas comemorativas pela assistente social e apesar de os profissionais de enfermagem participarem das atividades não foram citados. Na categoria Promoção da Saúde e Cuidado de Enfermagem os idosos referiram que o cuidado de enfermagem se resume aos procedimentos. Na categoria Importância da Família além dos auxílios prestados pelos familiares para os afazeres domésticos, alguns idosos relataram da importância de seus familiares, pois são eles que os trazem para as sessões de hemodiálise. **Conclusão:** A partir deste estudo, identificaram-se as necessidades de saúde dos idosos em tratamento hemodialítico para a condução da gerontotecnologia educacional neste contexto. O reconhecimento das necessidades de saúde tornou-se uma excelente ferramenta para direcionamento de temáticas a serem abordadas durante a construção e desenvolvimento da gerontotecnologia educacional. Permitiu inclusão e empoderamento dos idosos durante este processo e mudança na prática assistencial do enfermeiro transcendendo as técnicas e procedimentos já realizados e preconizados neste nível de atenção à saúde. **Contribuições/implicações para enfermagem:** Apesar de a enfermagem buscar novos caminhos para a prática a assistência, a sistematização na prática rotineira hospitalar permanece como a dicotomia teoria-prática e o cuidar continha sendo empiricamente manual e técnico5. A enfermagem que está sempre atuante na prestação de cuidados deve encorajar-se para mudança dentro desse contexto. Dessa forma, os profissionais de enfermagem, principalmente o enfermeiro deve desenvolver estratégias educativas para orientar os indivíduos em tratamento hemodialítico sobre sua patologia5. Além disso, deve reconhecer o indivíduo não como agente passivo, receptor de cuidados, mas como agente de seu autocuidado, conhecendo seu tratamento e participando da elaboração do seu pano de cuidados. **Descritores:** Idoso; Doença Renal Crônica; Hemodiálise; Enfermagem gerontológica.


Referências:
1. Geovanini T. Tratado de Feridas e Curativos: Enfoque Multiprofissional. São Paulo (SP): Rideel; 2014. 2. Strazzieri-Pulido KC. Adaptação cultural e validação do instrumento "STAR skin tears classification System" para a língua portuguesa [Dissertação] São Paulo (SP): Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, 2010. 189 f. 3. Silva ASR, Bastia GS, Ribeiro RB, Almeida RCJ, Lima RS, Vieira SL. O jogo como facilitador do processo ensino- aprendizagem da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE): aprende ou “Sae”. III Seminário de Tecnologias Aplicadas a Saúde, 2017; Guanambi. Bahia: STATES; 2017.