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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 5856716

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5856716

EDUCAÇÃO EM SÁUDE NO MANEJO DA INSULINA POR ADOLESCENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 1: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores:
Ellen Cristine de Oliveira ; Alcemira Bandeira de Oliveira ; Valéria Pacheco Dias ; Ana Carolina Scarpel Moncaio ; Noeli das Neves Toledo

Resumo:
EDUCAÇÃO EM SÁUDE NO MANEJO DA INSULINA POR ADOLESCENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 1:  REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA Alcemira Bandeira de Oliveira1 Ana Carolina Scarpel Moncaio2 Noeli das Neves Toledo 3   Ellen Cristine de Oliveira4 Valéria Pacheco Dias5 __________________________________________________________________________ **RESUMO:** **Introdução: **O número de adolescentes com Diabetes Mellitus tipo1 no mundo é crescente, girando em torno de 3% ao ano, ou seja, aproximadamente meio milhão de adolescentes vivem nesta condição, sendo que o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial1. A adolescência é a fase da vida que ocorre a transição da infância para a fase adulta, repleta de mudanças físicas e psicológicas e, quando o mesmo passa pela fase da puberdade ocorrem várias alterações hormonais, levando ao risco do descontrole metabólico, evoluindo com resistência à insulina e desencadeando complicações precoces, além do trauma físico e psicológico pelas constantes administrações de insulina e na monitorização do controle glicêmico. Para tanto, os mesmos devem receber informações pertinentes no que se refere ao bom manejo da doença, bem como no controle dos níveis de Hemoglobina Glicosilada e na melhora da sua qualidade de vida2-3. O risco de hipoglicemia, as dificuldades de seguir o plano alimentar, a luta na adequação ao estilo de vida, requerem disciplina e determinação para realizar as etapas do tratamento, envolvendo a monitorização diária da glicemia, atividade física regular, contagem de carboidratos, plano alimentar adequado ao seu organismo e, principalmente, a administração das medicações4. A insulina é o tratamento farmacológico mais importante da gestão médica, o regime terapêutico vai depender da necessidade do organismo do paciente, das condições econômicas da família, da disponibilidade do fármaco e insumos e, da avaliação e orientações de uma equipe multidisciplinar5. Para tanto, a educação em saúde é um dos pilares da gestão do diabetes, visto que favorece o encontro da equipe multidisciplinar nos serviços de saúde, proporcionando trocas de saberes e uma construção ativa de conhecimento, oportunizando momentos de reflexões e ações que facilitam o aprendizado sobre o manejo da insulina. **Objetivo: **Identificar na literatura científica quais as evidências disponíveis sobre a educação em saúde no manejo da insulina por adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1. **Método:** Trata-se de uma Revisão Integrativa da literatura, método que permite realizar a síntese de diferentes desenhos de pesquisa, seja experimental ou não experimental, com a finalidade de compreender de forma mais abrangente um determinado fenômeno. Este, vem sendo amplamente utilizado na área da saúde, com grande importância para a Ciência da prática da Enfermagem Baseada em Evidências, por viabilizar o uso de diversas combinações metodológicas. O mesmo, viabiliza sintetizar um tema de determinada área de conhecimento em seis fases constitutivas, a saber: elaboração de uma questão norteadora; busca das produções científicas; extração dos dados; análise crítica dos estudos incluídos; discussão dos resultados e, a apresentação da Revisão Integrativa. Para alcançar o objetivo desta pesquisa, formulou-se a seguinte questão norteadora: “quais as evidências científicas, disponíveis na literatura sobre a educação em saúde pelo enfermeiro no manejo da insulina por adolescente com Diabetes Mellitus tipo1”? A busca na literatura se deu nas seguintes bases de dados: SCOPUS, WEB OF SCIENCE, PUBMED. Os dados foram levantados por meio dos descritores controlados pelo _Medical Subject Heading _(MeSH): _health education_, _adolescent health, diabetes mellitus type 1, insulin, nursing_ com uso do operador booleano _AND_ entre os descritores_, _combinados de diversas formas. Os critérios de inclusão para busca dos artigos foram: publicações nos idiomas português, inglês e espanhol, disponíveis na íntegra e gratuitos nas bases selecionadas. Foram excluídos os artigos de revisão, editoriais, livros, dissertações e teses.   **Resultado**: Foram encontrados 375 artigos na primeira amostra, após filtros nas bases, resultaram de 169 artigos e, após a leitura dos títulos e resumos, essa amostra foi reduzida a 40 artigos. A leitura dos textos completos finalizou a amostra, composta por nove artigos. Em relação ao tempo de publicação um artigo era de 2012, dois de 2013, dois de 2014, um de 2015 e quatro de 2016, publicados na sua maioria em revistas médicas, quanto ao tipo de delineamento da pesquisa se sobressaiu a abordagem qualitativa,  quanto ao nível de evidencias dois artigos evidenciavam nível VII, cinco nível V, dois nível II Da análise dos estudos selecionados, emergiram três categorias temáticas. Na primeira categoria, “Educação em saúde para os adolescente e familiares sobre insulina”, foram incluídos quatro artigos que apresentaram evidências positivas em relação a prática de educação em saúde pela equipe multidisciplinar, tanto com os adolescentes, quanto seus familiares. A equipe de enfermagem é fundamental para assegurar a educação em diabetes e apoio aos adolescentes em crescimento em todo estágio de desenvolvimento, visto que os papeis mudam tanto para o paciente quanto para os membros da família. A segunda categoria “Processo educativo sobre insulina com uso de tecnologia educacional”, três estudos evidenciaram que as tecnologias educativas são ferramentas que auxiliam os profissionais de saúde na construção do conhecimento, portanto o enfermeiro precisa se apoderar de tecnologias educativas direcionadas para esta faixa etária, de forma que auxilie na prática de educação em saúde e, a terceira categoria “Manejo da insulina: estigma enfrentado por pais e adolescentes”,  caracterizado por dois estudos que mostraram o drama vivenciado por adolescentes ao ter que conviver com a doença, no convívio com familiares e amigos em relação ao controle alimentar, a administração da insulina e, as dificuldades enfrentadas no âmbito escolar. Ao desenvolver as intervenções educativas sobres o manejo com a insulina, o enfermeiro precisa atender o paciente de forma holística, atentando as peculiaridades de cada adolescente como a cultura, crença, religião, o estado psicológico, seus objetivos e características pessoais, não se detendo apenas ao modelo biomédico. **Conclusão**: A síntese dos estudos e as evidências científicas, disponíveis na literatura sobre a educação em saúde pelo enfermeiro no manejo da insulina por adolescentes com Diabetes Mellitus tipo1, mostraram a importância das práticas educativas com tecnologias educacionais que subsidiam os profissionais nas orientações de saúde, intervindo com o foco na família e compreendendo o paciente de forma holística, não se detendo somente no modelo biomédico. **Implicações para a enfermagem:** é de suma importância que os enfermeiros intervenham junto à família e o adolescente portador de Diabetes Mellitus tipo1, visto que, a adolescência é uma fase de vários sentimentos conflitantes e, o fato de ser portador de uma doença crônica, incurável, como o diabetes, afeta ainda mais o conceito que se tem de si.


Referências:
1. Tonhom SFR, Costa MCG, Hamamoto CG, Francisco AM, Moreira HM, Gomes R. Competency-based training in nursing: limits and possibilities. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2014 [cited 2017 Aug. 01]; 48(spe2):213-20. Available from: http://10.1590/S0080-623420140000800031 2. Guedes VM, Figueiredo MHS, Apóstolo JLA. Competencies of General Care Nurses in Primary Care: from Understanding to Implementation. Rev Enf Referência [Internet]. 2016 [cited 2017 July 10]; 3(8):27-33. Available from: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=388245618005 3. Pepin J, Goudreau J, Lavoie P, Bélisle M, Garneau AB, Boyer L, Larue C, Lechasseur K. A nursing education research framework for transformative learning and interdependence of academia and practice. Nurse Educ. Today [Internet]. 2017 [cited 2018 Jan. 05]; 52:50-6, 2017. Available from: