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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 5827278

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5827278

REDE DE ESTUDOS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS-RETE: EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO

Autores:
Elizabeth Teixeira

Resumo:
Introdução: As Tecnologias Educacionais (TE) têm como objetivo contribuir com atividades de ensino e aprendizagem, além de mediar práticas educativas em comunidade e/ou com tipos específicos de usuários (1). O termo tecnologia não deve restringir-se ao produto e/ou procedimento técnico-operativo, mas deve incluir produtos e procedimentos sociointerativos originados nas vivências entre sujeitos, em que saberes são gerados e compartilhados (2). É importante o reconhecimento e a valorização dos saberes entrelaçados à vida das pessoas e suas implicações para as ações de enfermagem, no que tange às práticas cuidativo-educacionais com vistas à produção de TE adequadas a cada realidade (3). Considerando tais premissas como fundamentais um grupo de pesquisadores motivou-se a criar uma rede de estudos, do que se trata a seguir. Objetivos: Descrever os passos da criação da Rede de Estudos sobre Tecnologias Educacionais-RETE. Descrição metodológica: Trata-se de um relato de uma experiência desenvolvida totalmente em ambiente virtual que envolve 30 participantes (Grupo Fundador) de 8 estados (AM, AP, BA, ES, PA, RJ, RS) e DF. A descrição se dá a partir de 10 passos.  Cada passo ressalta uma das etapas do processo de criação de uma rede de estudos que tem como foco o desenvolvimento de tecnologias educacionais para mediar processos educativos a favor da formação e práxis em saúde. Resultados: Da _identificação de expertises_ em TE (passo1), avançamos para a organização de _um grupo no WhatsApp_ (passo2). Para esta etapa contamos com nossa rede acadêmica de contatos que emergiu após a publicação de dois livros sobre TE (Tecnologias Educacionais em Foco da Editora Difusão em 2011 e Tecnologias Cuidativo- Educacionais da Editora Moriá em 2014) e da rede de contatos acadêmicos favorecido pela nossa participação em bancas de qualificação e defesa de estudos sobre TE; formulamos _um objetivo geral_ para a rede e socializamos no grupo (passo3). Junto com o objetivo inserimos no grupo uma mensagem de boas- vindas, o que se deu em 26 de junho de 2016; a seguir os participantes incluídos se apresentaram indicando instituições e produções com TE bem como interesses de estudo (passo4); a partir daí o ambiente de _compartilhamento de informações_ foi se consolidando e intensificando (passo5). Foram socializadas em PDF teses, dissertações, artigos, cartazes de eventos nacionais e internacionais de interesse, tecnologias educacionais produzidas e/ou validadas, dentre outros; a inserção de PPT utilizados em cursos e oficinas sobre TE em uma página web deu a partida para a _visibilidade dos produtos_ dos participantes da rede (passo6). Para colaborar com a rede, inserimos em nossa página acadêmica (www.astresmetodologias.com), uma aba específica sobre TE. Os PPT que foram utilizados no curso pré-evento do 5º SENABS em São Luís, em julho de 2016 foram disponibilizados nesse site. Outros materiais utilizados em palestras, oficinas, disciplinas, também foram disponibilizados na referida aba; a organização e produção do primeiro livro deu a partida para a _publicação das produções_ dos participantes da rede (passo7). Em maio de 2017, após negociações com a Editora Moriá, lançamos no grupo o primeiro convite para uma produção coletiva. Mesmo com os prazos apertados, quase todos aceitaram o desafio. De maio a julho os participantes elaboraram os artigos e pudemos entregar no prazo estipulado à editora. Foram reunidos no livro 13 capítulos de produções relacionadas ao desenvolvimento de TE e dois capítulos teórico-metodológicos. As TE são de diferentes modalidades: jogos, aplicativos, guias impressos, cartilhas, dentre outros. O lançamento ocorreu em setembro de 2017 no CBEn de Maceió-AL. O prefácio da Dr.ª Lygia Paim destaca “Esta é uma publicação que acalma a vida na esperança de tempos alvissareiros, apropriados a um lugar de destaque no que respeita o cuidar da saúde humana. [...] Esta é, necessariamente, uma publicação que convida o leitor a ouvir muitos ecos culturalmente diferentes e, quem sabe, sotaques característicos do estilo de cuidar de cada um deles”. O livro reúne 64 autores de quatro regiões. Para a RETE é um “livro-em-rede”, por ter sido tecido no espaço do grupo pelos participantes; com a criação da página no Facebook e do mural imagético do grupo fundador, ampliou-se a visibilidade da rede (passo8). O mural imagético contém 30 fotos dos primeiros participantes da RETE, e foi elaborado por Diego Mauer, do Estado do Amapá. A página na rede social ficou online em 13 de novembro de 2017; a página [www.retebrasil.com.br](http://www.retebrasil.com.br/) ampliará a visibilidade da rede e deu a partida para as _travessias de saberes em rede_ (passo9). O domínio já está garantido até 2020. A página está em construção com lançamento previsto para junho de 2018; finalmente aprovamos a realização do I Encontro da RETE, para _fortalecer interações e conexões entre os participantes _(passo10).  Para dar a partida no fortalecimento de nossas interações, realizamos o I Workshop da RETE, via Skype, entre participantes de Manaus-AM e Santa Maria-RS, literalmente uma parceria Norte-Sul viabilizada pela rede. No workshop pudemos debater novas possibilidades para os estudos de desenvolvimento de TE bem como estreitar parcerias entre grupos de pesquisa das duas instituições. Durante o 16º SENADEn e 13º SINADEn ocorre o primeiro encontro presencial da rede; para este momento está sendo preparado o lançamento da página oficial da RETE. Conclusão: a experiência de criação da rede foi ensinante-aprendente; cada um e todos, juntos-em-rede, teceram passo-a-passo um processo-produto interativo e vivo; aprendemos fazendo, na partilha e em grupo. A experiência foi exitosa, e a tecnologia App nos favorece a realizar diariamente intensas trocas, unindo os participantes de Norte a Sul do país em torno de um objetivo comum, qual seja, o desenvolvimento de TE para mediar processos de ensinagem-aprendizagem em saúde-enfermagem. Boaventura de Sousa Santos afirma que a reforma criativa, democrática e emancipatória da universidade pública e seus protagonistas decorre de um conjunto de princípios orientadores. Um desses princípios é enfrentar o novo com o novo, pois a resistência tem de envolver a promoção de alternativas de pesquisa, de formação, de extensão e de organização que apontem para a democratização do bem público universitário. Contribuições/implicações para a Enfermagem: A RETE é um espaço de democratização de conhecimentos em construção, e acreditamos que é também um espaço aberto e promissor para a pesquisa de desenvolvimento metodológico de TE em saúde-enfermagem.


Referências:
1. Boccolini CS, Boccolini P, Giugliani ERJ, Venâncio S, Monteiro F. Tendência de indicadores do aleitamento materno no Brasil em três décadas. Rev Saude Publica. 2017;51(108):1–9. 2. Badagnan HF, De Oliveira HS, Monteiro JCDS, Gomes FA, Nakano AMS. Conhecimento de estudantes de um curso de Enfermagem sobre aleitamento materno. ACTA Paul Enferm. 2012;25(5). 3. Assoni MA da S. A construção do conhecimento sobre aleitamento materno em um currículo integrado e orientado por competência. Universidade de Marília; 2013.