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5827278 | REDE DE ESTUDOS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS-RETE: EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO | Autores: Elizabeth Teixeira |
Resumo: Introdução: As Tecnologias Educacionais (TE) têm como objetivo contribuir com
atividades de ensino e aprendizagem, além de mediar práticas educativas em
comunidade e/ou com tipos específicos de usuários (1). O termo tecnologia não
deve restringir-se ao produto e/ou procedimento técnico-operativo, mas deve
incluir produtos e procedimentos sociointerativos originados nas vivências
entre sujeitos, em que saberes são gerados e compartilhados (2). É importante
o reconhecimento e a valorização dos saberes entrelaçados à vida das pessoas e
suas implicações para as ações de enfermagem, no que tange às práticas
cuidativo-educacionais com vistas à produção de TE adequadas a cada realidade
(3). Considerando tais premissas como fundamentais um grupo de pesquisadores
motivou-se a criar uma rede de estudos, do que se trata a seguir. Objetivos:
Descrever os passos da criação da Rede de Estudos sobre Tecnologias
Educacionais-RETE. Descrição metodológica: Trata-se de um relato de uma
experiência desenvolvida totalmente em ambiente virtual que envolve 30
participantes (Grupo Fundador) de 8 estados (AM, AP, BA, ES, PA, RJ, RS) e DF.
A descrição se dá a partir de 10 passos. Cada passo ressalta uma das etapas
do processo de criação de uma rede de estudos que tem como foco o
desenvolvimento de tecnologias educacionais para mediar processos educativos a
favor da formação e práxis em saúde. Resultados: Da _identificação de
expertises_ em TE (passo1), avançamos para a organização de _um grupo no
WhatsApp_ (passo2). Para esta etapa contamos com nossa rede acadêmica de
contatos que emergiu após a publicação de dois livros sobre TE (Tecnologias
Educacionais em Foco da Editora Difusão em 2011 e Tecnologias Cuidativo-
Educacionais da Editora Moriá em 2014) e da rede de contatos acadêmicos
favorecido pela nossa participação em bancas de qualificação e defesa de
estudos sobre TE; formulamos _um objetivo geral_ para a rede e socializamos no
grupo (passo3). Junto com o objetivo inserimos no grupo uma mensagem de boas-
vindas, o que se deu em 26 de junho de 2016; a seguir os participantes
incluídos se apresentaram indicando instituições e produções com TE bem como
interesses de estudo (passo4); a partir daí o ambiente de _compartilhamento de
informações_ foi se consolidando e intensificando (passo5). Foram socializadas
em PDF teses, dissertações, artigos, cartazes de eventos nacionais e
internacionais de interesse, tecnologias educacionais produzidas e/ou
validadas, dentre outros; a inserção de PPT utilizados em cursos e oficinas
sobre TE em uma página web deu a partida para a _visibilidade dos produtos_
dos participantes da rede (passo6). Para colaborar com a rede, inserimos em
nossa página acadêmica (www.astresmetodologias.com), uma aba específica sobre
TE. Os PPT que foram utilizados no curso pré-evento do 5º SENABS em São Luís,
em julho de 2016 foram disponibilizados nesse site. Outros materiais
utilizados em palestras, oficinas, disciplinas, também foram disponibilizados
na referida aba; a organização e produção do primeiro livro deu a partida para
a _publicação das produções_ dos participantes da rede (passo7). Em maio de
2017, após negociações com a Editora Moriá, lançamos no grupo o primeiro
convite para uma produção coletiva. Mesmo com os prazos apertados, quase todos
aceitaram o desafio. De maio a julho os participantes elaboraram os artigos e
pudemos entregar no prazo estipulado à editora. Foram reunidos no livro 13
capítulos de produções relacionadas ao desenvolvimento de TE e dois capítulos
teórico-metodológicos. As TE são de diferentes modalidades: jogos,
aplicativos, guias impressos, cartilhas, dentre outros. O lançamento ocorreu
em setembro de 2017 no CBEn de Maceió-AL. O prefácio da Dr.ª Lygia Paim
destaca “Esta é uma publicação que acalma a vida na esperança de tempos
alvissareiros, apropriados a um lugar de destaque no que respeita o cuidar da
saúde humana. [...] Esta é, necessariamente, uma publicação que convida o
leitor a ouvir muitos ecos culturalmente diferentes e, quem sabe, sotaques
característicos do estilo de cuidar de cada um deles”. O livro reúne 64
autores de quatro regiões. Para a RETE é um “livro-em-rede”, por ter sido
tecido no espaço do grupo pelos participantes; com a criação da página no
Facebook e do mural imagético do grupo fundador, ampliou-se a visibilidade da
rede (passo8). O mural imagético contém 30 fotos dos primeiros participantes
da RETE, e foi elaborado por Diego Mauer, do Estado do Amapá. A página na rede
social ficou online em 13 de novembro de 2017; a página
[www.retebrasil.com.br](http://www.retebrasil.com.br/) ampliará a visibilidade
da rede e deu a partida para as _travessias de saberes em rede_ (passo9). O
domínio já está garantido até 2020. A página está em construção com lançamento
previsto para junho de 2018; finalmente aprovamos a realização do I Encontro
da RETE, para _fortalecer interações e conexões entre os participantes
_(passo10). Para dar a partida no fortalecimento de nossas interações,
realizamos o I Workshop da RETE, via Skype, entre participantes de Manaus-AM e
Santa Maria-RS, literalmente uma parceria Norte-Sul viabilizada pela rede. No
workshop pudemos debater novas possibilidades para os estudos de
desenvolvimento de TE bem como estreitar parcerias entre grupos de pesquisa
das duas instituições. Durante o 16º SENADEn e 13º SINADEn ocorre o primeiro
encontro presencial da rede; para este momento está sendo preparado o
lançamento da página oficial da RETE. Conclusão: a experiência de criação da
rede foi ensinante-aprendente; cada um e todos, juntos-em-rede, teceram
passo-a-passo um processo-produto interativo e vivo; aprendemos fazendo, na
partilha e em grupo. A experiência foi exitosa, e a tecnologia App nos
favorece a realizar diariamente intensas trocas, unindo os participantes de
Norte a Sul do país em torno de um objetivo comum, qual seja, o
desenvolvimento de TE para mediar processos de ensinagem-aprendizagem em
saúde-enfermagem. Boaventura de Sousa Santos afirma que a reforma criativa,
democrática e emancipatória da universidade pública e seus protagonistas
decorre de um conjunto de princípios orientadores. Um desses princípios é
enfrentar o novo com o novo, pois a resistência tem de envolver a promoção de
alternativas de pesquisa, de formação, de extensão e de organização que
apontem para a democratização do bem público universitário.
Contribuições/implicações para a Enfermagem: A RETE é um espaço de
democratização de conhecimentos em construção, e acreditamos que é também um
espaço aberto e promissor para a pesquisa de desenvolvimento metodológico de
TE em saúde-enfermagem.
Referências: 1. Boccolini CS, Boccolini P, Giugliani ERJ, Venâncio S, Monteiro F. Tendência de indicadores do aleitamento materno no Brasil em três décadas. Rev Saude Publica. 2017;51(108):1–9.
2. Badagnan HF, De Oliveira HS, Monteiro JCDS, Gomes FA, Nakano AMS. Conhecimento de estudantes de um curso de Enfermagem sobre aleitamento materno. ACTA Paul Enferm. 2012;25(5).
3. Assoni MA da S. A construção do conhecimento sobre aleitamento materno em um currículo integrado e orientado por competência. Universidade de Marília; 2013. |