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5790805 | DIFICULDADES E CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA | Autores: Kamila Azevedo de Oliveira ; Milton Pastor Machado ; Anne Caroline Sampaio Soares ; Jéssica Rhamonni Pereira Silva |
Resumo: **INTRODUÇÃO:** O Estágio Curricular Supervisionado é o período de transição da sala de aula para a realidade do trabalho de Enfermagem, sendo um espaço de desenvolvimento profissional, moral, ético e necessário na área da saúde1. Até hoje a formação do enfermeiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício de competências e habilidades voltadas para a atenção a saúde do paciente, desenvolvendo ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, contribuindo de forma direta na construção do perfil técnico-científico do egresso, estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais2. Porém as atividades de estágio não se limitam apenas ao aperfeiçoamento das técnicas e procedimentos, mas tem, como intuito, desenvolver no aluno a capacidade de entendimento pessoal, auxiliando-o a reconhecer e manifestar a sua própria identidade profissional3. **OBJETIVO: **Analisar as dificuldades e contribuições dos estágios supervisionados para a formação dos acadêmicos de enfermagem. **METODOLOGIA:** Trata-se de um estudo descritivo, documental, por meio de uma revisão integrativa de literatura sobre o ensino de Enfermagem no estágio supervisionado, com a finalidade de reunir, a partir de uma busca sistemática e ordenada, dados disponíveis sobre o tema investigado. A questão norteadora para o desenvolvimento da pesquisa foi: quais as dificuldades e contribuições do estágio para a formação dos acadêmicos de enfermagem, segundo estudos científicos de 2012 a 2017? Os critérios de elegibilidade permitiram incluir estudos que versaram sobre as dificuldades dos discentes diante das atividades diárias e o quanto essas contribuíram para o desenvolver das habilidades e competências da profissão. Foram consultadas as bases de dados disponíveis na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS): LILACS e MEDLINE, utilizando-se os descritores “Educação”, “Enfermagem” e “Estágio”, através da busca avançada. Sendo incluídos teses, monografias e relatos de experiências, e verificado estudos dos últimos 5 anos (2012 a 2017), artigos em inglês e português, publicados nos bancos de dados nacionais e internacionais e em Revistas. **RESULTADOS E DISCUSSÕES:** Foram obtidos no geral 1.323 estudos a partir da combinação dos descritores, os quais foram analisados pelos critérios de inclusão e exclusão (estudos repetidos, estudos que não possuem o trabalho na íntegra, publicações anteriores a 2012, que não pertenciam a base de dados LILACS e MEDLINE, que não sejam teses, monografia e relatos de experiências e artigos que não sejam em inglês e português), resultando em uma amostra final de 5 artigos. A avaliação dos resultados das 5 produções, foram agrupadas em duas categorias que emergiram no intuito de atender o objetivo proposto: dificuldades enfrentadas e contribuições do estágio supervisionado. Na categoria dificuldades foram avaliados 4 artigos, em que são apresentadas algumas das dificuldades mais comuns em relação as atividades de estágio, sendo estas a resistência dos profissionais em aceitar os estagiários, a dificuldade em atuar frente a problemática dos pacientes, o conflito entre o que é aprendido e a realidade na pratica e preocupação e ansiedade em relação as responsabilidades atribuídas ao enfermeiro. Na categoria contribuições do estágio os 5 artigos referem que a experiência vivenciada é positiva em relação ao desenvolvimento das habilidades e competências da profissão, onde os discentes têm a oportunidade de vivenciar diversos cenários práticos, permitindo sua autonomia e confiança em relação as atividades. Observou-se que nos artigos que compõem a amostra, são apontadas as facilidades e dificuldades encontradas no acompanhamento e na avaliação dos estudantes e a descrição do relacionamento interpessoal envolvendo estudantes, professores supervisores, funcionários e pacientes das instituições onde foram realizados os estágios. **CONSIDERAÇÕES FINAIS:** O estágio curricular supervisionado é importante, pois, insere os acadêmicos a situações inesperadas e que requerem habilidades e conhecimentos previamente adquiridos durante a parte teórica do curso de graduação em Enfermagem, expondo-os a procedimentos técnicos e administrativos, criando e fortalecendo o dinamismo e a interação Inter e multiprofissional, contribuindo para a construção do perfil profissional. Porém, por outro lado existem as dificuldades encontradas relacionadas a pouco ou nenhum conhecimento relativo a procedimentos técnicos e administrativos, a falta de interação profissional, a ausência de uma experiência previa sobre o ambiente em que está exposto e a pouca ou nenhuma orientação recebida pelos preceptores sobre o funcionamento e atividades das unidades hospitalares onde se desenvolveria os estágios. Apesar de o estágio supervisionado ser importante para o processo de formação dos acadêmicos, os resultados apresentados na pesquisa mostram que há escassez de publicações sobre o tema tanto nos idiomas pesquisados para revisão, como em relação ao ano das publicações, isso configura a falta de interesse de estudos voltados para este campo, que deve ser ampliado tendo em vista melhorias significativas para a comunidade acadêmica. **CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM:** Os resultados desta pesquisa reforçam a necessidade de se repensar algumas diretrizes curriculares, tendo em vista melhorias e adequações em campos de estagio, tanto para docentes quanto para discentes, isso permitirá tecer recomendações para que essa estratégia seja adotada por outras instituições formadoras da enfermagem brasileira, contribuindo para a construção de um elo entre a teoria oferecida pela academia e a pratica do serviço, formando assim profissionais mais capacitados e preparados para o ambiente de trabalho.
Referências: 1. DELLAROZA MSG, VANNUCHI MTO. O currículo integrado de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina: do sonho à realidade. São Paulo: Hucitec; 2005.
2. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1988.
3. GARANHANI ML, VANNUCHI MTO, PINTO AC, SIMÕES TR, GUARIENTE MHDM. Integrated nursing curriculum in Brazil: a 13-year experience. Creative Education Scituate. 2013; 4(12): 66-74. |