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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 5789885

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5789885

VISITA A MATERNIDADE: Atividade de Educação em Saúde um Curso para gestantes.

Autores:
Marcos Vinicius Ramalho ; Maria Eduarda da Silva Possato ; Isamara Carvalho da Silva ; Ann Mary Machado Tinoco Feitosa Rosas ; Aline Furtado da Rosa

Resumo:
**Introdução:** Visitar e estabelecer vínculo com a maternidade na qual será realizado o parto e atendimentos nos casos de intercorrências durante o pré-natal, é um direito de todas as gestantes que recebem a assistência do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme preconiza a Lei Federal nº 11.634, de 27 de dezembro de 2007, Art. 1º itens I e II. Nesse sentido, a vinculação da gestante com a maternidade, também faz parte da Rede Cegonha, estratégia do Ministério da Saúde, instituída no âmbito do (SUS) pela Portaria nº 1.459, de 24 de junho em 2011, que apresenta como objetivo: coordenar uma rede de cuidados para assegurar os direitos reprodutivos, atenção humanizada a gravidez, parto e puerpério bem como para as crianças, assegurar direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudável. Com entendimento que conhecer o ambiente onde a gestante receberá assistência durante o parto, é importante, essa atividade passou a fazer parte de um Curso para Gestantes do Ambulatório Escola da Faculdade Arthur Sá Earp Neto/FASE, cenário de prática para os discentes dos cursos de graduação em: medicina, enfermagem, nutrição, odontologia, psicologia, e as residências médicas, de enfermagem e multiprofissional. Realiza atividades de educação em Saúde para população assistida e uma delas é um Curso para Gestantes, atividade para as mulheres que estão no período gravídico e seus acompanhantes, pode participar qualquer pessoa que tiver interesse. Vale destacar, que a participação de acompanhantes é sempre incentivada. O Curso para gestantes também é um momento de prática para os discentes de graduação. A dinâmica dos encontros é conduzida por uma enfermeira docente. Assim, os temas do Curso para gestantes compõem: mudanças físicas, psíquicas emocionais e sociais com a mulher e a família durante a gestação; cuidados higiênicos com o recém-nascido; cuidados com o coto umbilical, aleitamento materno, parto, planejamento familiar, sinais de alerta com o bebe, visita a maternidade referência. **Objetivo:** Relatar à experiência da visita a maternidade escola por um grupo de gestantes e acompanhantes no município de Petrópolis/RJ.  **Descrição** **Metodológica:** Com esse entendimento, o “Curso para Gestantes do Ambulatório Escola FASE” que acontece semanalmente as terças feiras às 14h, realizou a primeira visita do ano de 2018 a maternidade do Hospital Alcides Carneiro, que é referencia na Região Serrana-RJ. Participaram da visita dezenove pessoas, incluindo gestantes e acompanhantes. **Resultados:** O grupo foi recebido por graduandos de enfermagem do 9º período (seniorato) juntamente com a enfermeira chefe da maternidade. A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE) dispõe de um programa de seniorato, onde os graduandos de enfermagem tem a possibilidade de repassarem pelo cenário onde foi realizado o trabalho de conclusão de curso durante o ultimo período (9º). Durante a visita, foi possível fazer o percurso que a gestante faz quando apresenta alguma intercorrência durante o pré-natal ou quando está no tempo de parir. Logo na entrada do hospital existe um balcão específico para o atendimento das grávidas diferenciado pela cor rosa. Em seguida já na maternidade tem uma sala de espera, onde a gestante aguarda para receber o primeiro atendimento realizado pela enfermeira que a classificará de acordo com a necessidade que apresenta. Após essa classificação, pode ser encaminhada para sala de parto ou para atendimento médico. Primeiro foi apresentado o alojamento conjunto, onde ficam as mulheres que já pariram com o bebe e o acompanhante ou as que ainda não estão em trabalho de parto. Nesse momento algumas orientações importantes foram dadas aos visitantes como: cuidados nas dependências da maternidade, o que levar na mala do recém-nascido e da mãe, banheiro para acompanhantes entre outras informações práticas para esse momento. Por fim, na sala de parto, foi possível ver instrumentos que auxiliam no trabalho de parto, o banheiro onde podem tomar banho para o alívio da dor, além da do local onde darão a luz. Durante a visita duas mulheres estavam em trabalho de parto e todas as visitantes referiram desejo de ir até a sala de parto. **Conclusão:** ao término da visita, realizou-se uma reunião para avaliarmos a atividade. Todas as gestantes e acompanhantes tiveram oportunidade de expressarem-se e referiram satisfação. Quando questionadas se recomendariam a outras mulheres a visita, todos confirmaram a recomendação. Relataram estarem mais seguras para o parto, e alegres por conhecerem a maternidade. Afirmaram que o ambiente é bonito e sentiram-se acolhidas pela equipe que realizou a visita. Acredita-se que essa visita proporcionou vinculo das gestantes e acompanhantes com o serviço. Ao conhecerem os espaços e os profissionais que as receberão estabeleceu-se aproximação e acolhimento. O Curso para gestantes é um momento oportuno onde toda a família pode se expressar e retirar dúvidas sobre o período gravídico bem como após o nascimento do bebe. **Implicações para Enfermagem:** A proposta de vinculação por meio da visita a maternidade trouxe benefícios para as gestantes e acompanhantes e momento de aprendizagem aos discentes que a conduziram. Observou-se que a visita possibilitou a esse grupo de graduandos maior autonomia para falarem do cenário que atuam. Ao apresentarem os espaços que futuramente as gestantes estarão utilizando aprenderam ainda mais. As atividades de educação em saúde possibilitam aprendizagem mútua e  acolhimento com isso promoção da saúde.


Referências:
1. BRASIL. Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001. 2. TEODORO F S. A Contribuição do Intercâmbio Acadêmico na Formação dos Estudantes de Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis; 2016. 3. VIEIRA AN, SILVEIRA LC, MIRANDA KCL, FRANCO TB. A formação em enfermagem enquanto dispositivo indutor de mudanças na produção do cuidado em saúde. Rev. Eletr. Enf. 2011, 13(4):758-63.