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5723769 | CONTRIBUIÇÕES DE UM GRUPO DE GESTANTES PARA A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE GRADUANDAS | Autores: Margarete Maria de Lima ; Juliana Regina Estácio ; Roberta Costa ; Suelen Dutra ; Ariane Thaise Frello Roque |
Resumo: Introdução: As atividades educativas desenvolvidas durante o pré-natal
contribuem para o bem-estar materno e fetal, propiciando que as gestantes
expressem suas necessidades e favorecendo a compreensão do processo gravídico
puerperal. A educação em saúde sendo um componente indissociável do cuidado de
enfermagem, corrobora para a promoção da saúde e qualidade de vida para o
contexto familiar do binômio mãe-bebê ¹-². Nesta perspectiva, o grupo de
gestantes com a finalidade de educação em saúde, fornece conhecimentos mais
aprofundados e mais completos do que as informações transmitidas durante as
consultas pré-natal, pois neste espaço dialógico coletivo o profissional de
saúde tem mais tempo para orientar os participantes. O grupo contribui para
que cada vez mais mulheres tenham uma melhor vivencia da gravidez, parto,
puerpério e preparo para a maternidade paternidade ³. Durante o curso de
graduação poucas são as oportunidades de participação de grupos de gestantes,
pois a curricularização da extensão é uma temática recente nos cursos de
graduação em Enfermagem. Uma das oportunidades tem sido a participação no
grupo de gestantes e casais grávidos da Universidade Federal de Santa
Catarina. Este grupo foi fundado em 1996 por docentes do Departamento de
Enfermagem e psicóloga da maternidade do hospital e têm como objetivo prestar
um atendimento educativo e interdisciplinar aos casais grávidos e as gestantes
do terceiro ao oitavo mês de gravidez. Atualmente o projeto já realizou 87
grupos, atendendo 25 gestantes por grupo e seus acompanhantes. A proposta do
grupo é articular ensino, pesquisa e extensão universitária, se constituindo
ao longo dos anos como um espaço educativo e campo de observação para
acadêmicos do curso de enfermagem e psicologia, tanto de graduação como de
pós-graduação 4. Objetivos: Relatar a percepção de acadêmicas de enfermagem
sobre as atividades educativas desenvolvidas no grupo de gestantes e casais
grávidos, refletindo sobre a contribuição desta vivência para o processo de
formação do enfermeiro. Descrição Metodológica: O presente estudo trata-se de
um relato de experiência de caráter descritivo, feito por acadêmicas de
enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina em um grupo de gestantes
e casais grávidos. O relato se refere a observação das alunas de iniciação
científica vinculadas ao projeto nos encontros semanais de dois grupos (86 e
87), realizados durante o segundo semestre de 2017. Os encontros de cada grupo
foram realizados semanalmente durante oito semanas, sendo constituído de três
momentos: 1) conscientização corporal, relaxamento e respiração; 2) lanche e
3) desenvolvimento dos temas, escolhidos pelos participantes de acordo com
suas necessidades e expectativas no primeiro encontro. Aproximadamente um mês
após o nascimento do último bebê, foi realizado o reencontro de pais e bebês
do grupo que busca refletir sobre a trajetória vivida pelos pais e familiares
e avaliar a importância desta atividade de extensão. Neste encontro, são
relatadas as experiências das mulheres durante o parto, amamentação, puerpério
e cuidados com os bebês. Resultados: A participação no grupo possibilitou para
as graduandas relacionar melhor os conteúdos teóricos trabalhados em sala de
aula e aplicados na prática. Contribuindo para uma formação teórico-prática
mais completa na área obstétrica, neonatal e de promoção de saúde. A
experiência no grupo permitiu para as acadêmicas uma socialização de
conhecimentos e construção de novos saberes, tanto culturais como científicos.
Também forneceu maior compreensão do planejamento, organização e condução dos
encontros, permitindo entender como o grupo se tornou consolidado e vem
obtendo bons resultados ao longo desses 22 anos em atividade. Reforçando
assim, a necessidade de gestão e a importância do profissional enfermeiro como
componente deste grupo multidisciplinar. A interação que há entre toda a
equipe multidisciplinar que coordena o grupo e a comunidade, permitiu as
acadêmicas melhora na comunicação, troca de informações e maior inserção na
área. Oportunizou também uma melhor visualização do enfermeiro frente a um
projeto de educação em saúde, melhor entendimento de seu papel na dinâmica do
grupo e a necessidade do engajamento deste profissional para uma vivencia mais
segura e informada sobre o processo de gestação, parto, nascimento e
puerpério. O grupo por acolher em sua dinâmica o pai do bebê ou acompanhante
das gestantes permitiu uma experiência diversificada para as acadêmicas, pois
em suas vivências o indivíduo participante de um grupo educativo é trabalhado
de forma mais individualizada. Conclusão: A participação no grupo de gestantes
e casais grávidos foi uma importante experiência durante a graduação,
possibilitando aprendizado sobre educação em saúde e na área de obstetrícia,
gestão, comunicação, papel e importância do enfermeiro em atividades
educativas e uma ferramenta teórico prática e recurso ensino-aprendizagem
importante durante a formação acadêmica. Fomentando assim uma formação
acadêmica mais reflexiva, criativa, diversificada, ampliada e mais qualificada
do graduando e consequentemente um perfil profissional mais preparado para
desenvolver atividades educativas com mulheres durante o ciclo gravídico e
puerperal. Contribuições/implicações para a Enfermagem: O relato desta
experiência propiciou uma maior compreensão da importância do discente de
enfermagem em grupos educativos para a formação do enfermeiro. Permite também
que ocorra a sensibilização já na graduação destes futuros profissionais,
estimulando que a atividade educativa desenvolvida com grupos de gestantes
possa ser aplicada/replicada por futuros enfermeiros.
Referências: 1. Erdmandann AL, Fernandes JD, Teixeira GA. Panorama da Educação em Enfermagem no Brasil: graduação e pós-graduação. Enfermagem em Foco. 2011; 13(supl): 89-93.
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3. Christovam BP, Oliveira DC, Porto IS. Gerência do cuidado de enfermagem em cenários hospitalares: a construção de um conceito. Rev Esc Enferm Usp. 2012 Nov;46(6):734-41.
4. Gelbcke FL, Lúcia AS, Grace MDS, Eliane N, Maria BCB. Liderança em ambientes de cuidados críticos: reflexões e desafios à Enfermagem Brasileira. Revista brasileira de enfermagem. 2009;62(1):136-39.
5. Balsanelli AP, Montanha DL In: Balsanelli AP (Org.). Competências gerenciais: desafios para o enfermeiro. 2ª Edição. São Paulo: Martinari; 2011. |