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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 5723769

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5723769

CONTRIBUIÇÕES DE UM GRUPO DE GESTANTES PARA A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE GRADUANDAS

Autores:
Margarete Maria de Lima ; Juliana Regina Estácio ; Roberta Costa ; Suelen Dutra ; Ariane Thaise Frello Roque

Resumo:
Introdução: As atividades educativas desenvolvidas durante o pré-natal contribuem para o bem-estar materno e fetal, propiciando que as gestantes expressem suas necessidades e favorecendo a compreensão do processo gravídico puerperal. A educação em saúde sendo um componente indissociável do cuidado de enfermagem, corrobora para a promoção da saúde e qualidade de vida para o contexto familiar do binômio mãe-bebê ¹-². Nesta perspectiva, o grupo de gestantes com a finalidade de educação em saúde, fornece conhecimentos mais aprofundados e mais completos do que as informações transmitidas durante as consultas pré-natal, pois neste espaço dialógico coletivo o profissional de saúde tem mais tempo para orientar os participantes. O grupo contribui para que cada vez mais mulheres tenham uma melhor vivencia da gravidez, parto, puerpério e preparo para a maternidade paternidade ³. Durante o curso de graduação poucas são as oportunidades de participação de grupos de gestantes, pois a curricularização da extensão é uma temática recente nos cursos de graduação em Enfermagem.  Uma das oportunidades tem sido a participação no grupo de gestantes e casais grávidos da Universidade Federal de Santa Catarina. Este grupo foi fundado em 1996 por docentes do Departamento de Enfermagem e psicóloga da maternidade do hospital e têm como objetivo prestar um atendimento educativo e interdisciplinar aos casais grávidos e as gestantes do terceiro ao oitavo mês de gravidez. Atualmente o projeto já realizou 87 grupos, atendendo 25 gestantes por grupo e seus acompanhantes. A proposta do grupo é articular ensino, pesquisa e extensão universitária, se constituindo ao longo dos anos como um espaço educativo e campo de observação para acadêmicos do curso de enfermagem e psicologia, tanto de graduação como de pós-graduação 4. Objetivos: Relatar a percepção de acadêmicas de enfermagem sobre as atividades educativas desenvolvidas no grupo de gestantes e casais grávidos, refletindo sobre a contribuição desta vivência para o processo de formação do enfermeiro. Descrição Metodológica: O presente estudo trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo, feito por acadêmicas de enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina em um grupo de gestantes e casais grávidos. O relato se refere a observação das    alunas de iniciação científica vinculadas ao projeto nos encontros semanais de dois grupos (86 e 87), realizados durante o segundo semestre de 2017. Os encontros de cada grupo foram realizados semanalmente durante oito semanas, sendo constituído de três momentos: 1) conscientização corporal, relaxamento e respiração; 2) lanche e 3) desenvolvimento dos temas, escolhidos pelos participantes de acordo com suas necessidades e expectativas no primeiro encontro. Aproximadamente um mês após o nascimento do último bebê, foi realizado o reencontro de pais e bebês do grupo que busca refletir sobre a trajetória vivida pelos pais e familiares e avaliar a importância desta atividade de extensão. Neste encontro, são relatadas as experiências das mulheres durante o parto, amamentação, puerpério e cuidados com os bebês. Resultados: A participação no grupo possibilitou para as graduandas relacionar melhor os conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula e aplicados na prática. Contribuindo para uma formação teórico-prática mais completa na área obstétrica, neonatal e de promoção de saúde. A experiência no grupo permitiu para as acadêmicas uma socialização de conhecimentos e construção de novos saberes, tanto culturais como científicos. Também forneceu maior compreensão do planejamento, organização e condução dos encontros, permitindo entender como o grupo se tornou consolidado e vem obtendo bons resultados ao longo desses 22 anos em atividade. Reforçando assim, a necessidade de gestão e a importância do profissional enfermeiro como componente deste grupo multidisciplinar. A interação que há entre toda a equipe multidisciplinar que coordena o grupo e a comunidade, permitiu as acadêmicas melhora na comunicação, troca de informações e maior inserção na área. Oportunizou também uma melhor visualização do enfermeiro frente a um projeto de educação em saúde, melhor entendimento de seu papel na dinâmica do grupo e a necessidade do engajamento deste profissional para uma vivencia mais segura e informada sobre o processo de gestação, parto, nascimento e puerpério. O grupo por acolher em sua dinâmica o pai do bebê ou acompanhante das gestantes permitiu uma experiência diversificada para as acadêmicas, pois em suas vivências o indivíduo participante de um grupo educativo é trabalhado de forma mais individualizada. Conclusão: A participação no grupo de gestantes e casais grávidos foi uma importante experiência durante a graduação, possibilitando aprendizado sobre educação em saúde e na área de obstetrícia, gestão, comunicação, papel e importância do enfermeiro em atividades educativas e uma ferramenta teórico prática e recurso ensino-aprendizagem importante durante a formação acadêmica. Fomentando assim uma formação acadêmica mais reflexiva, criativa, diversificada, ampliada e mais qualificada do graduando e consequentemente um perfil profissional mais preparado para desenvolver atividades educativas com mulheres durante o ciclo gravídico e puerperal. Contribuições/implicações para a Enfermagem: O relato desta experiência propiciou uma maior compreensão da importância do discente de enfermagem em grupos educativos para a formação do enfermeiro. Permite também que ocorra a sensibilização já na graduação destes futuros profissionais, estimulando que a atividade educativa desenvolvida com grupos de gestantes possa ser aplicada/replicada por futuros enfermeiros.


Referências:
1. Erdmandann AL, Fernandes JD, Teixeira GA. Panorama da Educação em Enfermagem no Brasil: graduação e pós-graduação. Enfermagem em Foco. 2011; 13(supl): 89-93. 2. Tomaz APKA, Tocantins FR, Souza SR. Estágio docência realizado em um hospital universitário do estado do rio de janeiro - relato de experiência. Journal Or Research Fundamental Care Online. 2014 Abr;6(2):856-62 3. Christovam BP, Oliveira DC, Porto IS. Gerência do cuidado de enfermagem em cenários hospitalares: a construção de um conceito. Rev Esc Enferm Usp. 2012 Nov;46(6):734-41. 4. Gelbcke FL, Lúcia AS, Grace MDS, Eliane N, Maria BCB. Liderança em ambientes de cuidados críticos: reflexões e desafios à Enfermagem Brasileira. Revista brasileira de enfermagem. 2009;62(1):136-39. 5. Balsanelli AP, Montanha DL In: Balsanelli AP (Org.). Competências gerenciais: desafios para o enfermeiro. 2ª Edição. São Paulo: Martinari; 2011.