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5696074 | PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA DECORRENTE DAS TESES DE DOUTORADO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO BRASIL - TRIÊNIO 2013-2015 | Autores: Bruna Pedroso Canever ; Ana Karolliny Testoni ; Kellin Danielski ; Marta Lenise do Prado ; Adriele Souza Kuster |
Resumo: **INTRODUÇÃO: **A formação de doutores em enfermagem se constitui no mais importante _lócus_ de produção científica e, por consequência, com papel primordial na construção e fortalecimento do corpo de conhecimento disciplinar. Nesse sentido, é esperado que o produto da formação doutoral - a tese gere uma produção científica qualificada, que seja disponibilizada à comunidade científica e profissional1. O que se deseja é que o conhecimento produzido nesse espaço, por sua alta qualidade seja, por um lado, disponibilizada a comunidade científica, portanto, resulte em publicação em periódicos científicos qualificados. **OBJETIVO: **Caracterizar a produção científica qualificada decorrente das teses de doutorado em Enfermagem no Brasil. **DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: **Trata-se de uma pesquisa documental, exploratório-descritiva, de natureza quantitativa. Para a coleta de dados, foram identificados as teses de doutorado defendidas no triênio 2013-2015, de Programas de Pós-graduação em Enfermagem (PPGEnf) com notas 6 e 7. Foram incluídos no estudo, quatro PPGEnf (A, B, C, e D) cujos dados foram identificados nas bases consultadas. Um PPGEnf foi excluído por inconsistência e não verificabilidade das informações. A coleta de dados iniciou em agosto de 2017, e foi realizada no Banco de Teses e Dissertações da CAPES usando “enfermagem” como busca e utilizando os filtros que caracterizavam cada programa. De posse da nominata de egressos, foi acessado o _Currículo Lattes_ para identificação das publicações oriundas das teses. Foi considerado publicação decorrente da tese, aquelas com tema/campo correspondente, com data de publicação posteriores a data da defesa, em co-autoria orientador e orientando, desde que um deles fosse o primeiro autor. Caso não constasse publicações nos _Currículo Lattes_ dos egressos a busca foi realizada pelo _Currículo Lattes_ dos orientadores. E como critérios de exclusão foram considerados as produções que estavam aceitas, mas ainda não publicadas, bem como as produções científicas que não constavam o nome do orientador. Os dados coletados foram organizados em tabelas, contendo as seguintes informações: referencia da tese com o nome do doutor e seu orientador, artigos publicados relacionados à tese e o _qualis_ das revistas onde foram publicadas. Considerou-se o _Qualis_ Periódicos - quadriênio 2013-2016. Os resultados foram organizados em tabelas e gráficos (estatística descritiva simples) e discutidos com literatura pertinente. **RESULTADOS: **Segundo dados do último censo (2017) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)2 no Brasil estão registrados um total de 76 programas de pós-graduação em enfermagem. Os PPGEnf são quadrienalmente avaliados e classificados em conceitos que partem da nota 3 até nota 73. Os programas utilizados nesta pesquisa estão localizados no estrato conceito CAPES 6 e 7, atribuídos aos programas com produção de excelência nacional e internacional divulgado pela Área de enfermagem no último quadriênio (2013-2016). No triênio 2013-2015 foi publicado um total de 233 teses, desse total, 164 teses (70,4%) não apresentaram publicações veiculadas por periódicos científicos. Apenas 69 teses (29,6%) apresentaram publicações veiculadas por periódicos científicos, o que corresponde a uma media de 0,47 teses com publicação cientifica. Dessas 69 teses produzidas com publicações, foram publicados 111 artigos científicos, totalizando uma média de 1,60 publicações por tese. Ainda, foram avaliadas a qualidade das publicações cientificas por meio da estratificação do _qualis _periódicos. Dos 111 artigos científicos publicados em periódicos, 19 artigos estavam em revistas A1, 31 encontravam-se em periódicos A2, 27 artigos foram publicados em periódicos B1, totalizou-se 77 publicações qualificadas (69,36%). Os demais 34 artigos foram publicados nos demais estratos (30,63%). **CONCLUSÃO**: os dados encontrados revelam que, embora haja um aumento progressivo na defesa de teses pelos doutores em enfermagem, muito pouco dessas teses se transformam em informação a ser socializada pelos periódicos científicos. Apenas 30% das teses encontradas geram um “produto” final a ser consumido pela comunidade científica, e a média de publicações por tese (1,60) revela que, mesmo dentre as teses com publicação, apenas um artigo é publicado por tese. Em relação à qualidade das produções, os dados são mais animadores; cerca de 70% da produção pode ser denominada produção qualificada, devido sua veiculação estar atrelada aos periódicos dos estratos A1, A2 e B1. Entretanto, ressalta-se que é nos PPGEnf que a produção do conhecimento em enfermagem é produzida, principalmente por meio da formação doutoral. Embora a maioria das publicações resultantes das teses de doutorado seja qualificada, destaca-se que 30% dessa produção estão veiculadas por periódicos fora desse estrato qualificado, reduzindo ainda mais o impacto da produção doutoral no avanço cientifico em enfermagem. Os dados encontrados surpreendem quando comparados às literaturas que apontam um aumento e melhora na quantidade e qualidade do conhecimento produzido pela enfermagem, respectivamente. **CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **A difusão da produção científica em veículos internacionais confere visibilidade à enfermagem brasileira na comunidade científica internacional, cumprindo função não apenas cognitiva, mas também econômicas e políticas4. Trata-se de repensar a forma como os conhecimentos produzidos na enfermagem são transladados para a comunidade cientifica e, mais importante, impactam na qualidade do cuidado de enfermagem.
Referências: 1- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação. Resolução CNE/ CES Nº 3, de 7 de novembro de 2001. [Online]. Disponível em: http://www.mec.gov.br/sesu/diretriz.htm [Acesso em 08 de novembro de 2016]
2- FONTES, M. L.; ANDRADE, M.A; ALMEIDA, T. F.; ARAUJO, J. S. Utilização de Metodologias Ativas na Formação de Profissionais Humanizados, In: Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde. 2014. São Paulo: p. 337
3- RODRIGUES, R. M.; Relato de experiência na utilização do portfólio na graduação em enfermagem, Cogitare Enferm. 2012 Out/Dez; 17(4):779-83.
4- BITTES JÚNIOR, A.; NICOLAU, E. M.; NASCIMENTO, A. M.; GUGLIANO, E.; LASEVICIUS, C. A. Projeto Pedagógico de Curso. Faculdades Oswaldo Cruz, 2017.
5- BERBEL, N. A. N Seminário: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. |