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5670843 | USO DO MÉTODO DE PROBLEMATIZAÇÃO PARA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR AO PACIENTE ONCOLÓGICO. | Autores: Glenda Caroline Pereira do Nascimento ; Dalva Moreira da Silva ; Bianca Cavalcante Aglas ; Dayara Freitas de Albuquerque Bulcão |
Resumo: **INTRODUÇÃO:** A assistência domiciliar (AD), caracteriza-se por um conjunto de procedimentos que podem ser realizados em domicílio por uma equipe multiprofissional e surge como alternativa para o cuidado hospitalar, pois, para alguns pacientes o acesso a saúde é restrito e essa ação provoca a possibilidade de retomar ao domicílio como espaço para produção de cuidado e assessoria clínica, despontando como um “dispositivo para a produção de desinstitucionalização do cuidado e novos arranjos tecnológicos do trabalho em saúde” e trazendo grande potencial de inovação¹. Tendo como indicados à prestação de assistência à saúde, ao indivíduo, família e comunidade, deve ter seus objetivos definidos e pautados nos princípios de eficiência. Durante a visita domiciliar os profissionais de saúde, dentre eles o enfermeiro, tem a possibilidade de reconhecer, identificar e diagnosticar as necessidades da família que está acompanhando, a partir de então pode traçar estratégias de intervenção ajustadas a realidade que vai desenvolver suas ações. **OBJETIVO:** Relatar a experiência obtida na assistência de enfermagem ao paciente oncológico no âmbito domiciliar por meio do uso da problematização**. DESCRIÇÃO METODOLÓGIA**: Trata-se de um relato de experiência de abordagem descritiva, vivenciado por um grupo de acadêmicos do 8º período do curso de graduação em enfermagem do Centro Universitário do Norte- UNINORTE sobre a assistência domiciliar a paciente com câncer do colo uterino em cuidados paliativos. Utilizando a problematização do arco de maguerez, permite a observação dos acontecimentos sendo possível identificar adversidades presentes em determinada realidade, bem como descreve-las². **RESULTADOS: **A metodologia ativa é uma estratégia na qual o aluno é o protagonista, ou seja, responsável pela sua construção de conhecimento e o professor apresenta-se como coadjuvante, um facilitador das experiências relacionadas ao processo de aprendizagem. O grupo utilizou o arco de maguerez o qual apresenta as seguintes etapas: observação da realidade identificando suas características, pontos chaves, teorização construindo resposta para o problema e dados analisados, hipóteses de solução e aplicação da realidade. A problematização tem como ponto de partida a realidade que, observada sob diversos ângulos, permite ao estudante ou pesquisador identificar e extrair os problemas existentes. Ao realizar essas etapas do arco de maguerez o aluno avança em sua postura dialética de ação–reflexão– ação, tendo sempre como ponto de partida e de chegada a realidade social. Os estudantes dos cursos da área da Saúde, assim como de outras formações, necessitam refletir sobre a prática do cuidado, de modo a atuar de maneira comprometida com as necessidades da população, e, através da problematização da realidade, devem buscar compreendê-la, explicá-la e transformá-la por meio das suas práxis. De inícios as ações foram realizadas de acorda com as etapas mencionadas. Na etapa intitulada observação da realidade foi realizada a visita domiciliar desenvolvida com uma paciente oncológica, realizada na residência da mesma no bairro Grande Vitória, zona leste de Manaus- AM. Na etapa nomeada postos-chave, foram levantados os seguintes problemas: alimentação inadequada, sedentarismo, baixa condição socioeconômica, deficiência de conhecimento quanto a realização dos exames periódicos. Na etapa consecutiva, foi efetivada a teorização, com levantamento de bibliografias, artigos científicos e literatura. Subsequentemente foram concretizadas as etapas hipótese de solução e aplicação à realidade, onde identificaram-se os problemas e pontos chaves, efetuou-se a sistematização da assistência de enfermagem, os seguintes diagnósticos e prescrições: 1º diagnóstico de enfermagem - Controle ineficaz da saúde relacionada a desvantagem econômica evidenciado por falha em incluir o regime de tratamento a vida diária. Prescrição de enfermagem: Orientamos a cliente quanto ao consumo folhas verde-escuras como couve, vegetais como: pimentão e frutas de cor laranja ou amarela (entre as quais mamão, manga, laranja e acerola) de maneira balanceada pelo menos duas vezes na semana de acordo com sua condição econômica pois tais alimentos ajudam contra o desenvolvimento de câncer de colo de útero e para que evite consumo de enlatados, frituras; 2º diagnóstico de enfermagem - Estilo de vida sedentário relacionado a motivação insuficiente para a atividade física evidenciado por atividade física diária inferior a recomendada para o gênero e idade. Prescrição de enfermagem: Incentivamos a paciente a realizar caminhadas em ritmo lento três vezes na semana de 10 minutos pausadamente, aumentando o tempo de caminhada gradativamente, sempre acompanhada por algum adulto, e quando sentir desconforto diminuir o ritmo da caminhada; 3º diagnóstico de enfermagem - Comportamento de saúde propenso a risco relacionado à atitude negativa em relação aos cuidados de saúde evidenciado por falha em agir de forma a prevenir problemas de saúde. Prescrição de enfermagem: Incentivamos as filhas da cliente a procurarem uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para a realização do exame citológico, explicando-lhes de forma a clara sobre sua importância para a saúde, esclarecendo suas dúvidas em relação ao mesmo e como também amenizando seus medos. A utilização da problematização do arco de maguerez possibilitou uma assistência de enfermagem focada na identificação dos problemas, proporcionando uma melhor organização na atenção domiciliar conferindo achados fidedignos para a resolução dos problemas. **CONCLUSÃO:** Deste modo, a metodologia ativa, conhecida como “Aprendizagem Baseada em Problemas”, se constitui como meio para que os estudantes adquiram conhecimentos de forma significativa. Tais processos se configuram como estratégias no ensino superior para melhorar a qualidade da Educação em Saúde e, indiretamente, melhorar a assistência em saúde à população. Diante do exposto e com o propósito de aprofundar os conteúdos sobre as reflexões e mudanças sobre a formação acadêmica em saúde, o presente estudo entende-se que a estratégia metodológica está inserida no desenvolvimento educacional da problematização. Desse modo este estudo prioriza a importância da metodologia ativa como performance ao aprendizado da assistência domiciliar, para aperfeiçoar a autonomia do aluno fornecendo-lhe poder de liderança, comunicação, tomada de decisão, gerenciamento das ações. **CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM:** Promover uma maior e ampla discussão sobre o uso de metodologias ativas na graduação da enfermagem onde é imprescindível a validação de conhecimentos, visando deste modo atender as exigências das diretrizes curriculares nacionais (DCN) que exigem do aluno e do futuro profissional de enfermagem em tornar-se um aluno resolutivo com capacidade de discernimento, autonomia intelectual, pensamento crítico capaz de desenvolver um raciocínio rápido, reflexivo e transformador.
Referências: BRITO, A. G. C. et al. Visibilidade científica na plataforma Lattes e portal da inovação. GT 07 – Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVII ENANCIB). Bahia, 2016.
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