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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 5585838

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5585838

SERIOUS GAMES NO ENSINO DA ENFERMAGEM UMA SCOPING REVIEW

Autores:
Claúdia Cristiane Filgueira Martins Rodrigues ; Flávia Barreto Tavares Chiavone ; Manacés dos Santos Bezerril ; Pétala Tuani Cândido de Oliveira Salvador ; Viviane Euzébia Pereira Santos

Resumo:
**Introdução: **os _serious games _são jogos que possuem um objetivo além do entretenimento buscam apoiar o processo de ensino aprendizagem, já que é construído com a finalidade de o usuário atingir um aprendizado o qual é determinado durante o planejamento e desenvolvimento do jogo(1-3). A utilização desse tipo de tecnologia ocorreu primeiramente na área de treinamento militar e, posteriormente, difundiu-se para outras como: a educação, a capacitação profissional, a advergames e a saúde(2,3). No âmbito da saúde, os _serious games_ apresenta-se como uma importante inovação para o ensino, já que transcende o ensino tradicional baseado na transmissão de conhecimento, tendo o professor como detentor de todo o saber, os jogos possibilitam ao aluno um papel ativo na construção de sua aprendizagem e que assim a torne efetiva e, o centro desse processo passa a ser o discente(3,4). Ademais, tratar-se de uma tecnologia digital em ambiente controlado, logo possui uma abordagem segura e permite ao estudante que exercite seu conhecimento sem danos a ele e/ou ao paciente. Tal característica evidencia-se como de grande importância para enfermagem, visto que, durante a atuação do enfermeiro faz-se necessário que ele possua domínio teórico e prático do seu processo de trabalho, a fim de promover uma assistência de enfermagem qualificada e a utilização de métodos de ensino tradicionais como aulas expositivas e a prática em campo podem não ser suficientes para sanar as demandas dos alunos em seu processo formativo. Ademais, a utilização da aprendizagem baseada em jogos pode favorecer o desenvolvimento do raciocínio clínico desses estudantes, além de promover a construção de diferentes conhecimentos e habilidades, as quais muitas vezes não são oportunizadas nos campos práticos pela ausência de procedimentos, de materiais e insumos, pela superlotação de estudantes no campo, entre outros aspectos(3,5). Visto a importância de uma aprendizagem significativa entre os estudantes de enfermagem, a fim de formar profissionais capacitados e preparados para atuarem de maneira eficiente e segura na equipe de saúde, torna-se imprescindível métodos de ensino que venham a sanar as necessidades dos estudantes e assim favorecer a aprendizagem, como é o caso da utilização dos _Serious Games_, que possuem um aspecto inovador ao usar jogos como um método de apoio ao ensino. **Objetivo: **identificar e mapear os _Serious Games_ que são produzidos para o ensino da enfermagem. **Descrição Metodológica: **trata-se de uma scoping review. Esse tipo de estudo permite ao pesquisador aprofundar de maneira mais ampla acerca da temática investigada, de modo, que é possível mapear os conteúdos pesquisados e identificar lacunas do conhecimento. Para realização desse tipo de estudo recomenda-se a realização de cinco etapas que são: identificação da questão de pesquisa; busca dos estudos; seleção de estudos relevantes; extração dos dados e análise e síntese dos dados. A coleta de dados ocorreu em março de 2017, em 14 bases de dados nacionais e internacionais. Foram incluídos estudos publicados na íntegra na língua portuguesa, espanhola, inglesa ou francesa e, que tiveram como objeto de investigação a utilização de _Serious Games_ no ensino da enfermagem , foram excluídos editoriais, relatos de experiência, ensaios teóricos e revisões integrativas. Vale salientar que não houve delimitação temporal. Para extração dos dados para análise, considerou-se os seguintes indicadores: ano de publicação, país de origem, objetivo do estudo, classificação do _Serious Games_, área temática abordada pelo _Serious Games_ e os principais resultados. Após, os dados foram organizados e analisados de forma descritiva simples na planilha construída no _Microsoft Excel_ 2010. Ressalta-se ainda que não foi necessário a apreciação do comitê de ética, por se tratar de material de domínio público e não envolver seres humanos. **Resultados: **a amostra do estudo foi composta por sete artigos, publicados entre 2011 e 2017. Sobre o país onde foram construídos os _serious games_, destaca-se o Brasil com seis (85,7%) e os Estados Unidos com um (14,3%) estudo. Quanto aos objetivos que as pesquisas buscaram desenvolver três (42,8%) eram validar a ferramenta, três (42,8%) construir e somente um (14,3%) construir e validar, o que denota haver um fomento para o desenvolvimento de tecnologias para o ensino da enfermagem e, também, preocupações em validar tais recursos com a finalidade de averiguar se a tecnologia produzida possui utilidade ao que se propõe e seu conteúdo esta adequado. Com relação a mecânica de jogo empregada, houve um predomínio em três (42,8%) _serious games _de jogos do tipo _Click and Point, _tal fato corrobora com o perfil histórico de construção de jogos em que esse tipo de mecânica foi mais utilizado inicialmente devido a sua facilidade de programação e acessibilidade dos usuários. Outras mecânicas também abordadas foram os _Quizzes, _jogos de tabuleiro e o _Tower Defense. _Os conteúdos referidos nos _serious games _construídos versaram sobre diferentes áreas da enfermagem, como: saúde mental, segurança do paciente, cuidados em neonatologia, saúde infantil, administração de fármacos e gasometria arterial. **Conclusão: **os achados dessa pesquisa evidenciam que a utilização de _serious games _na enfermagem ainda não esta bem difundida, visto que houverem somente sete publicações que relataram a construção e/ou validação dessa ferramenta. Contudo, apesar do baixo quantitativo de pesquisas produzidas sobre os _serious games _a diversidade de assuntos abordados apresenta-se como um fator importante, a qual indica que a utilização de tecnologias para o ensino da enfermagem não esta centrado em apenas um eixo temático. Ademais, apesar da relevância inquestionável do uso de tecnologias como estratégia de apoio ao processo de ensino aprendizagem cabe ressaltar a importância da atuação do docente como um facilitador desse seguimento com o propósito de orientar os discentes na construção do conhecimento, uma vez que, o _serious games_ apresenta-se como uma ferramenta de apoio ao ensino e para atingir tal objetivo faz-se necessário que seja utilizada da forma correta e para tal ressalta-se a atuação docente frente a isso. **Implicações para enfermagem: **a pesquisa denota que há um escassez referente à produção de _serious games _para a enfermagem, logo torna-se pertinente o incentivo ao desenvolvimento desse tipo de tecnologia, devido a sua relevância para o ensino, o qual apresenta-se como uma proposta inovadora que contribui de forma direta para qualidade da formação dos enfermeiros.


Referências:
1. Heit JA. Epidemiology of venous thromboembolism. Nat Rev Cardiol [Internet]. 2015;12(8):464-74. Available at: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15199510 2. Wolberg AS, Aleman MM, Leiderman K, Machlus KR. Procoagulant Activity in Hemostasis and Thrombosis: Virchow´s triad revisited. Anesth Analg [Internet]. fevereiro de 2012;114(2):275-85. Available at: http://content.wkhealth.com/linkback/openurl?sid=WKPTLP:landingpage&an=00000539-201202000-00005 3. Weitz JI, Jaffer IH. Optimizing the safety of treatment for venous thromboembolism in the era of the direct oral anticoagulants. Polish Arch Intern Med [Internet]. 5 de setembro de 2016; Available at: http://pamw.pl/en/node/3547 4. Goldhaber SZ. Risk Factors for venous thromboembolism. J Am Coll Cardiol [Internet]. 2010;56(1):1-7. Available at: http://dx.doi.org/10.1016/j.jacc.2010.01.057 5. Lip GYH, Nieuwlaat R, Pisters R, Lane DA, Crijns HJGM. Refining clinical risk stratification for predicting stroke and thromboembolism in atrial fibrillation using a novel risk factor-based approach: The Euro Heart Survey on atrial fibrillation. Chest [Internet]. 2010;137(2):263-72. Available at: http://dx.doi.org/10.1378/chest.09-1584