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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 5578408

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5578408

JOGOS DAS ATITUDES: GERONTOTECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA IDOSOS EM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO

Autores:
Danieley Cristini Lucca ; Darla Ropelato Fernandez ; Juliana Balbinot Reis Girondi ; Bianca Martins Dacoregio ; Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt

Resumo:
**Introdução: **A hemodiálise impõe ao indivíduo rotina duradoura, fazendo com que o mesmo permaneça em média três horas durante três vezes na semana, desta forma a promoção da saúde para estes indivíduos perpassa os cuidados prestados diretamente a pessoa em tratamento hemodialítico, envolve aspectos do viver de forma macro holística. Neste contexto a promoção da saúde estimulada por meio da gerontotecnologia educacional emerge como proposta de auxílio para o cuidado a essas pessoas. A tecnologia educacional no cuidado da enfermagem, pode desenvolver novas formas de cuidado que auxiliem os profissionais, bem como os idosos no autocuidado e no desenvolvimento de competências6. **Objetivo:** conhecer as necessidades de saúde dos idosos que realizam sessões de hemodiálise, para criar e aplicar gerontotecnologia educacional visando a promoção da saúde dos idosos em tratamento hemodialítico. **Descrição Metodológica:** A metodologia adotada foi a Pesquisa Convergente Assistencial, com a abordagem qualitativa. Foram selecionados dez idosos que realizam sessão de hemodiálise em uma unidade de tratamento de Florianópolis/SC. Na coleta de dados foram utilizados: entrevista semiestruturada e observação informal. **Resultados:** Os temas que emergiram como necessidades de saúde foram: 1) Complicações e Agravos da Doença Renal Crônica (desconhecimento sobre a Doença Renal Crônica antes de seu diagnóstico; bem como o tratamento e possíveis complicações das patologias de base; sinais e sintomas apresentados por estes indivíduos antes do seu diagnóstico de DRC); 2) Percepção da importância do autocuidado ou Autocuidado (após o diagnóstico recebido pelos idosos e início do tratamento hemodialítico, houve dificuldades no início do tratamento, devido ao desconhecimento da doença, tratamento imposto e restrições alimentares e sociais. A necessidade pelo aumento do cuidado despertou nos idosos maior interesse pela procura por informações sobre sua doença e tratamento, deste modo os profissionais de saúde auxiliaram neste processo de aprendizagem, bem como outras fontes de informação para busca do conhecimento, sendo uma delas a _internet_); 3) Empoderamento (a hemodiálise impõe rotina desgastante para os idosos, influenciando na forma de viver destes indivíduos. O cuidado de enfermagem ao paciente em tratamento hemodialítico principalmente a pessoa idosa, deve ir além das técnicas propriamente ditas, abrangendo a complexidade do cuidado e de cada indivíduo. Deste modo, inserir atividades de cunho educativo neste campo de atuação emerge como possibilidade de fazer o cuidado, a promoção da saúde, estimulando o empoderamento para o autocuidado. Fornecer informações, educar os indivíduos, empoderar principalmente o idoso para estimular ações de autocuidado é desafiador para os profissionais da enfermagem, haja visto que esses possuem papel primordial neste contexto de atenção à saúde); 4) Déficit de atividades (os idosos permanecem por longos períodos na unidade de tratamento hemodialítico, além do tempo de realização da sessão de hemodiálise e as práticas se restringem a assistência pontual (pesagem, punção da fístula arteiovenosa, controle e monitoramento dos sinais e sintomas dos indivíduos). Não foi verificada atividade programada de cunho educativo realizada pela enfermagem durante período de coleta de dados, nem mencionadas pelos participantes da pesquisa, porém houve demonstração de interesse destes para estas ações); 5) Promoção da saúde/cuidado de Enfermagem (os profissionais de enfermagem receberam elogios dos idosos, principalmente em relação ao bom convívio, demonstrando satisfação e reconhecimento pelos cuidados prestados. O uso de tecnologias duras e leve-dura foi citado pelos idosos como ferramentas para distração e diminuição da percepção de tempo de hemodiálise. O cuidado de enfermagem na visão dos idosos tornou-se restrito apenas aos procedimentos) e 6) Importância da Família (a participação da família foi mencionada pelos idosos como reconhecidos/importantes para realização de algumas atividades, principalmente as domésticas. Neste sentido, os familiares assumem papel importante no que se refere ao auxílio e continuidade do cuidado ao idoso em tratamento hemodialítico em suas residências. Além de auxílio para acessibilidade aos serviços de saúde, pois são eles que os trazem para as sessões de hemodiálise). O reconhecimento das necessidades de saúde foram primordiais para o direcionamento e criação da gerontotecnologia “Jogo das atitudes”. O Jogo é composto por 40 cartas (20 cartas verdes e 20 vermelhas) com atitudes positivas e negativas que devem ser “adotadas” ou “evitadas” pelos idosos renais crônicos em tratamento hemodialítico. Além disso, um dado com faces verdes, vermelhas e pretas. Ao jogar o dado, deverá ser escolhida a carta na cor respectiva que o dado apresentar, ressaltando que a cor preta indica que é possível “roubar” a carta do adversário. As cartas de cor verde representam ações adequadas, que indicam “siga em frente” “continue”; a cor vermelha envolve ações que devem ser repensadas, representando “parar” “atenção”. O jogo foi pode ser aplicado a duplas ou mais participantes, com duração aproximada de 40 minutos. Cada jogador ao jogar o dado deve retirar uma carta correspondendo à cor que cair. Vence aquele que obtiver o maior número de cartas verdes ao final. Após a confecção das cartas, o material foi encaminhado para _expert_ (enfermeira nefrologista com experiência em tratamento hemodialítico) para sugestões e colaborações. Após correções, as cartas foram impressas em cores, papel branco A4 e posteriormente recortadas e encapadas com papel tipo _Contact_ (permitindo assepsia do material antes e após o jogo). Os jogos ocorreram entre pesquisadora e os participantes da pesquisa. O jogo de atitudes aplicado junto aos idosos durante a sessão de hemodiálise incitou as temáticas: Inclusão/Ocupação (o jogo trouxe ocupação e distração durante a sessão de hemodiálise que por vezes é considerada tratamento com modalidade de caráter monótono e duradouro; proporcionou ocupação do tempo durante a sessão de hemodiálise, visto que o déficit de atividades durante as sessões de hemodiálise foi necessidade abordada pelos idosos. Além da ocupação do tempo, sentimentos negativos foram amenizados, bem como transpareceu a sensação de bem estar durante a prática educativa); Superação (a superação emergiu entre os idosos desde o princípio. A demonstração por conseguir alcançar, realizar, concretizar algo foi notável; o fato de conseguirem jogar, participar foi destacado como algo extremamente gratificante); Conhecimento (houve relato e comparações com ações que antes eram tomadas e que agora geram reflexões frente a novas possibilidades e atitudes. O jogo propiciou aos idosos reconhecerem a complexidade e importância dos cuidados, além de estimular o reconhecimento dos sujeitos como capazes de mudar e criar nova perspectiva, melhora na qualidade de vida). **Conclusão: **O reconhecimento das necessidades de saúde fornece dados importantes e valiosos para construção e desenvolvimento da gerontotecnologia educacional, permitindo ao profissional enfermeiro desenvolver metodologias de cuidado contemplando as especificidades apresentada por cada indivíduo, transformando novo modo de fazer o cuidado de enfermagem; empoderando os idosos, além de se ser importante estratégia de inovação para o cuidado. **Implicações para a enfermagem:** As gerontotecnologias educacionais podem ser novo modo de fazer cuidado, transcende às técnicas e procedimentos prestados, desafia a mudança na prática assistencial, emerge como desafio e possibilidade de inovação para promoção da saúde do idoso independente do grau de complexidade deste. Neste sentido promover saúde utilizando a atividade lúdica e educativa, mediante utilização do Jogo das Atitudes, possibilita estimulo ao empoderamento, desenvolvimento das habilidades pessoais do idoso; além de propiciar aos profissionais de enfermagem desbravar, desfrutar e aprimorar sua prática profissional, para que novos sentimentos e conquistas por parte dos idosos sejam alcançados.


Referências:
1. Joint Task Force on Practice Parameters. Drug Allergy: An Updated Practice Parameter. Annals of allergy, asthma & immunology. 2010; 105: 273.e1 - 273.e8. 2. Sultana J, Cutroneo P, Trifirò G. Clinical and economic burden of adverse drug reactions. Journal of Pharmacology and Pharmacotherapeutics. 2013 Dec; 4 (Suppl 1): S73 - S77. 3. Angamo MT, Chalmers L, Curtain CM, Bereznicki LR. Adverse-Drug-Reaction-Related Hospitalizations in Developed and Developing Countries: A Review of Prevalence and Contributing Factors. Drug Safety; 2016; 39(9), 847 - 857. 4. Alomar MJ. Factors affecting the development of adverse drug reactions (Review article). Saudi Pharmaceutical Journal. 2014; 22(2), 83-94. 5. Karlin E, Phillips E. Genotyping for severe drug hypersensitivity. Current Allergy and Asthma Reports. 2014; 14 (3): 418.