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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 5541204

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5541204

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFISSIONAIS NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE

Autores:
Eliane Marina Palhares Guimarães ; Solange Cervinho Bicalho Godoy

Resumo:
Os avanços tecnológicos na área da informação e comunicação têm provocado mudanças constantes na sociedade, sobretudo em relação à quebra de barreiras geográficas e ao acesso às oportunidades de aprendizagem. Há poucas décadas, a quase totalidade das oportunidades de educação acontecia em ambientes físicos delimitados, com tempo e horário para as tarefas previamente determinados e, sempre orientados pelo professor presente na sala de aula. Nas últimas décadas, com a incorporação cada vez maior das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) os cenários de aprendizagem se expandiram, deixando de serem exclusivamente as salas de aula, as distâncias tornaram-se relativas, rompendo com as barreiras geográficas e o acesso as oportunidade de aprendizagem se ampliaram com a disponibilização de cursos mediatizados pela tecnologia, em especial, a internet. Nos cenários profissionais, a associação da necessidade de educação permanente das equipes com as TIC’s, viabilizada por meio da Educação a Distância resultou na inclusão do trabalho como um lugar importante para aprendizagem(1). Na área da saúde, em especial na enfermagem, a educação permanente é uma necessidade premente para os profissionais, sendo considerada uma estratégia que permite o alcance de um número significativo de profissionais dispersos pelo país, e cujas oportunidades de capacitação concentram-se nos grandes centros e são oferecidas, na sua maioria, utilizando as formas tradicionais de ensino – presenciais. Além disto, é importante destacar que a educação permanente possibilita aos profissionais que desenvolvam uma postura crítica, autoavaliativa, autoformadora e autogestora de seu aprendizado(2). O Projeto Telenfermagem, criado no ano de 2004 e coordenado pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), proporciona a educação permanente dos profissionais de saúde nas Unidades Básicas de Saúde de Minas Gerais, desenvolvendo ações de capacitação por meio de teleconsultorias e webconferências. Atua em cerca de 100 municípios no estado de Minas Gerais, integrantes do Núcleo de Telessaúde/MG. Visualiza novas formas de prestar assistência colaborando para transformação das realidades práticas ao oferecer Educação a Distância para a equipe de saúde(3). O presente trabalho delineou como objetivo relatar a experiência do Projeto Telenfermagem com as atividades de educação permanente a distância oferecidas para as equipes de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde, por meio de webconferência, no período de 2015-2017. Trata-se de um relato de experiência para o qual foram utilizadas como fonte de dados os formulários de avaliação preenchidos pelos participantes ao final de cada webconferência. Foram levantados os seguintes dados: nome e CPF do participante, categoria (aluno graduação, enfermeiro, médico, docente, ACS, técnico de enfermagem, outro.), estado e município e as informações sobre a webconferência, propriamente dita: abordagem do tema, áudio, vídeo e observações. Os dados coletados referem-se às webconferências realizadas pelo Projeto Telenfermagem, que se caracterizam por discussões temáticas, realizadas quinzenalmente e agendadas previamente. A divulgação da atividade é feita nas unidades participantes e os temas abordados são selecionados pela própria equipe de profissionais, a partir de dúvidas da prática diária. Durante as apresentações, comentários e dúvidas registradas no chat são respondidos em tempo real pelo conferencista, em um processo absolutamente interativo. As webconferências possuem duração média de 60 minutos, sendo os 30 primeiros minutos para abordagem do tema pelo webconferencista e o tempo restante para discussão com os profissionais participantes. Como webconferencistas são convidados docentes da própria unidade acadêmica e unidades afins, assim como profissionais que atuam nos serviços de saúde, com experiência nos temas elencados. No período em estudo, o Projeto Telenfermagem realizou 54 webconferências, com uma participação média de 12 pontos de conexão e 5 (cinco) participantes em cada um. Em relação à abordagem do tema, a avaliação variou de interessante a muito interessante. Quanto aos aspectos técnicos de áudio, as avaliações variaram de ótimo a regular, sendo enfatizado no caso do áudio, algumas vezes ruídos que prejudicaram a compreensão das falas. Raramente foi citado problema de vídeo e conectividade. Na análise dos resultados foi considerado que a participação dos profissionais é pequena em relação ao número de conexões e também à média de assistentes. Esta situação pode ser explicada pelo fato da webconferência ser realizada concomitante ao atendimento dos usuários nas Unidades Básicas de Saúde, limitando o número de profissionais que são escalados para participar. Para sanar esta dificuldade apontada pelos profissionais, as webconferências estão sendo gravadas e posteriormente serão editadas para serem disponibilizadas no ambiente virtual do projeto. A avaliação da abordagem do tema aponta para a satisfação da equipe e mostra que a oportunidade de indicação e escolha pelos profissionais disperta o interesse em discutir a vivência na atende unidade. Quanto aos aspectos técnicos de áudio e som, pode- se perceber com a evolução do projeto que os problemas encontrados têm sido cada vez menores e menos complexos, sendo possível saná-los até mesmo durante a realização da atividade. Contudo, podemos os resultados obtidos ressaltam a importância do uso das TIC’s nas iniciativas de Educação a Distância, como estratégia metodológica para a educação permanente. Além disto,apontam para a necessidade de realização de outros estudos para aprofundamento da temática, tal como a verificação do impacto na melhoria da assistência a partir das ações de capacitação desenvolvidas. Com base nestes resultados, comprova-se a eficiência das atividades desenvolvidas pelo projeto para a capacitação dos profissionais de saúde que atuam nas UBS e constata-se a possibilidade de expansão do projeto, com ampliação de suas ações. Além destas contribuições, uma ação que traria grande impacto e atenderia a demanda explícita das ESF é a disponibilização do acervo do material produzido pelo projeto, como material instrucional, com acesso livre pelas ESF no Portal do Programa Nacional de Telessaúde. Esta iniciativa se encontra em andamento e alguns dos materiais produzidos pelo projeto estão disponíveis no Repositório de Material Didático da UFMG.


Referências:
1. Souza CR, Botazzo C. Construção social da demanda em saúde. Physis [Internet]. 2013 June [cited 2018 Feb 21] ; 23( 2 ): 393-413. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312013000200005&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312013000200005. 2. Souza C, Gonzaga MFN. A importância do professor de enfermagem na formação de novos enfermeiros competentes. Revista Saúde em Foco [Internet] 2017 [cited 2017 Jul 13]; (9): 52-60. 2017. Available from: http://www.unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/saude_foco/artigos/ano2017/007_importancia_professor_enfermagem.pdf 3. Heidemann ITSB, Dalmolin IS, Rumor PCF, Cypriano CC, Costa MFBNA, Durand MK. Reflexões sobre o Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire: Contribuições para a saúde. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2017 [cited 2018 Feb 21] ; 26( 4 ): e0680017. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400601&lng=en. Epub Nov 17, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017000680017. 4. Bezerra IMPB, Sorpreso ICE. Conceitos de saúde e movimentos de promoção da saúde em busca da reorientação de práticas. Hum Growth Dev [Internet]. 2016 dec [cited 2017 jul 10]; 26 (1): 11-16. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0104-12822016000100002&script=sci_arttext&tlng=pt