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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 5334992

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5334992

USO DE OFICINA NA TEMÁTICA DOS NOVE CERTOS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS NO ENSINO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM: UM EXPERIENCIA EM CURITIBA

Autores:
Cristian Carla Cassi ; Alinde Batista Mauricio ; Jessica H Maydana ; Dulce Bais

Resumo:
USO DE OFICINA NA TEMÁTICA DOS NOVE CERTOS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS NO ENSINO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM: UM EXPERIENCIA EM CURITIBA. O curso de Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolve com os alunos atividades didáticas pedagógicas em escolas do ensino fundamental, médio e ensino profissional. Para tanto os alunos em seus campos de estágio e pesquisa interagem com a realidade e podem dessa forma atuar propondo aplicação de metodologias de ensino que possam ser aplicáveis e significativas, contribuindo para a formação do técnico em enfermagem. O ensino profissional em enfermagem se configura como um desafio constante diante das mudanças no mundo do mercado de trabalho. Historicamente, o ensino profissionalizante é de formação extremamente técnica com valorização do fazer. Entretanto, o atual ambiente de trabalho exige mais do que apenas a técnica, ou seja, os cursos técnicos devem propor uma formação mais ampla e reflexiva (STUTZ; JANSEN, 2006). O tempo onde o processo de ensino- aprendizagem que se restringia à reprodução do conhecimento, sem muita reflexão não é mais a realidade. A busca por métodos inovadores, que admita uma prática pedagógica ética, crítica, reflexiva e transformadora ultrapassa o limite do ensino técnico baseado somente em conteúdos fixos, ela busca alcançar a formação do ser, inscrito na dialética da ação – reflexão - ação (MITRE et al., 2008). Considerando que os cursos duram alguns anos e a atividade profissional será executada por décadas, e que os conhecimentos e competências serão transformados por meio da prática, é essencial pensar em uma metodologia de educação libertadora, que forme um profissional ativo e apto em aprender a aprender. Buscando aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a conviver e o aprender a ser, tornando um profissional qualificado, eficiente e resolutivo (MITRE et al., 2008). Para esta atuação o docente deve proporcionar um ambiente de troca de conhecimento entre todos os envolvidos. Assumindo um papel de escuta, que dá ao aluno a oportunidade de expressar seus sentimentos, angústias e dúvidas, a ponto de que seu conhecimento possa ser construído a partir disso (STUTZ; JANSEN, 2006). Nessa linha de entendimento experimentamos a aplicação de oficinas para sedimentação de conhecimento num curso técnico em Curitiba, Pr. Esta estratégia de ensino consiste em um momento de construção do saber a partir de reflexões coletivas. Além disso, a oficina pode ser um meio para superar as lacunas da formação (Ministério da Saúde, 2001). O objetivo deste estudo foi a aplicação através de vivências propiciar a construção do conhecimento coletivo com os alunos do curso técnico de Enfermagem, promovendo reflexões e novas ações mais conscientes e seguras para os pacientes. O tema escolhido foi os “9 certos na administração de medicamentos”. A metodologia seguiu o seguinte roteiro: 1.º passo: a realização de uma prática vivenciada, baseada na administração de medicação endovenosa, a partir de uma hipotética prescrição médica. 2.ª passo: criação de um Procedimento Operacional Padrão para a administração correta de medicamentos baseada nos nove certos, pela via endovenosa. 3.º passo: confecção de materiais educativos na mesma temática de estudo. 4.ºpasso: discussão das implicações profissionais, éticas e legais dos erros na administração de medicamentos. 5.ª passo: discussão coletiva para a avaliação dos momentos realizados, instigando os participantes a refletirem sobre comportamento e competências utilizadas na participação, além da discussão de possíveis sugestões para a melhora da dinâmica. O local do estudo foi uma escola profissional em enfermagem na cidade de Curitiba/PR. Amostragem: alunos do curso técnico de Enfermagem (120 alunos, 4 turmas), matriculados e cursando o último módulo da grade curricular. Dispostos em estações os grupos de 4 a 7 alunos, dependendo da turma do curso técnico, junto com os alunos da UFPR desenvolveram as atividades propostas. Como resultados, conseguimos despertar nos alunos a reflexão crítica para a responsabilidade de aplicar com segurança os “9 certos” na administração de medicamentos. Reflexões do ponto de vista ético profissional surgiram nos grupos com muita relevância. Concluímos que este tipo de estratégia é bem aplicável e interessante e leva a uma reflexão crítica acerca da formação profissional e suas responsabilidades por parte dos alunos. Aplicar metodologias de ensino com a imersão do aluno do ensino técnico que favoreçam o desenvolvimento de posturas profissionais adequadas é importante. Considerando a expansão dos cursos de formação técnica, os enfermeiros que atuam nessa área necessitam capacitar-se adequadamente para acompanhar as mudanças no mundo do trabalho e ofertar à sociedade profissionais éticos, com boa formação técnica e comprometidos com o trabalho desenvolvido.


Referências:
1. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES no 3, de 7 de novembro de 2001, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasilia, 2001. 2. MAZUR E. Peer Instruction: A User´s Manual. Series in Educational Innovation. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 1997. 3. CROUCH CH, WATKINS J, FAGEN AP, MAZUR E. Peer Instruction: Engaging Students One-on-One, All At Once. Research-based Reform of University Physics, 1-55, 2007. 4. CROUCH CH, MAZUR E. Peer Instruction: Ten years of experience and results. Am. J. Phys. 2001; 69(9):970-77. 5. MULLER MG, ARAÚJO IS, VEIT EA, SCHELL J. Uma revisão da literatura acerca da implementação da metodologia interativa de ensino Peer Instruction (1991 a 2015). Rev Brasileira de Ensino de Física 2017;(39)3:e3403.