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5334992 | USO DE OFICINA NA TEMÁTICA DOS NOVE CERTOS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS NO ENSINO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM: UM EXPERIENCIA EM CURITIBA | Autores: Cristian Carla Cassi ; Alinde Batista Mauricio ; Jessica H Maydana ; Dulce Bais |
Resumo: USO DE OFICINA NA TEMÁTICA DOS NOVE CERTOS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS NO
ENSINO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM: UM EXPERIENCIA EM CURITIBA.
O curso de Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
desenvolve com os alunos atividades didáticas pedagógicas em escolas do ensino
fundamental, médio e ensino profissional. Para tanto os alunos em seus campos
de estágio e pesquisa interagem com a realidade e podem dessa forma atuar
propondo aplicação de metodologias de ensino que possam ser aplicáveis e
significativas, contribuindo para a formação do técnico em enfermagem. O
ensino profissional em enfermagem se configura como um desafio constante
diante das mudanças no mundo do mercado de trabalho. Historicamente, o ensino
profissionalizante é de formação extremamente técnica com valorização do
fazer. Entretanto, o atual ambiente de trabalho exige mais do que apenas a
técnica, ou seja, os cursos técnicos devem propor uma formação mais ampla e
reflexiva (STUTZ; JANSEN, 2006). O tempo onde o processo de ensino-
aprendizagem que se restringia à reprodução do conhecimento, sem muita
reflexão não é mais a realidade. A busca por métodos inovadores, que admita
uma prática pedagógica ética, crítica, reflexiva e transformadora ultrapassa o
limite do ensino técnico baseado somente em conteúdos fixos, ela busca
alcançar a formação do ser, inscrito na dialética da ação – reflexão - ação
(MITRE et al., 2008). Considerando que os cursos duram alguns anos e a
atividade profissional será executada por décadas, e que os conhecimentos e
competências serão transformados por meio da prática, é essencial pensar em
uma metodologia de educação libertadora, que forme um profissional ativo e
apto em aprender a aprender. Buscando aprender a conhecer, aprender a fazer e
aprender a conviver e o aprender a ser, tornando um profissional qualificado,
eficiente e resolutivo (MITRE et al., 2008). Para esta atuação o docente deve
proporcionar um ambiente de troca de conhecimento entre todos os envolvidos.
Assumindo um papel de escuta, que dá ao aluno a oportunidade de expressar seus
sentimentos, angústias e dúvidas, a ponto de que seu conhecimento possa ser
construído a partir disso (STUTZ; JANSEN, 2006). Nessa linha de entendimento
experimentamos a aplicação de oficinas para sedimentação de conhecimento num
curso técnico em Curitiba, Pr. Esta estratégia de ensino consiste em um
momento de construção do saber a partir de reflexões coletivas. Além disso, a
oficina pode ser um meio para superar as lacunas da formação (Ministério da
Saúde, 2001). O objetivo deste estudo foi a aplicação através de vivências
propiciar a construção do conhecimento coletivo com os alunos do curso técnico
de Enfermagem, promovendo reflexões e novas ações mais conscientes e seguras
para os pacientes. O tema escolhido foi os “9 certos na administração de
medicamentos”. A metodologia seguiu o seguinte roteiro: 1.º passo: a
realização de uma prática vivenciada, baseada na administração de medicação
endovenosa, a partir de uma hipotética prescrição médica. 2.ª passo: criação
de um Procedimento Operacional Padrão para a administração correta de
medicamentos baseada nos nove certos, pela via endovenosa. 3.º passo:
confecção de materiais educativos na mesma temática de estudo. 4.ºpasso:
discussão das implicações profissionais, éticas e legais dos erros na
administração de medicamentos. 5.ª passo: discussão coletiva para a avaliação
dos momentos realizados, instigando os participantes a refletirem sobre
comportamento e competências utilizadas na participação, além da discussão de
possíveis sugestões para a melhora da dinâmica. O local do estudo foi uma
escola profissional em enfermagem na cidade de Curitiba/PR. Amostragem: alunos
do curso técnico de Enfermagem (120 alunos, 4 turmas), matriculados e cursando
o último módulo da grade curricular. Dispostos em estações os grupos de 4 a 7
alunos, dependendo da turma do curso técnico, junto com os alunos da UFPR
desenvolveram as atividades propostas. Como resultados, conseguimos despertar
nos alunos a reflexão crítica para a responsabilidade de aplicar com segurança
os “9 certos” na administração de medicamentos. Reflexões do ponto de vista
ético profissional surgiram nos grupos com muita relevância. Concluímos que
este tipo de estratégia é bem aplicável e interessante e leva a uma reflexão
crítica acerca da formação profissional e suas responsabilidades por parte dos
alunos. Aplicar metodologias de ensino com a imersão do aluno do ensino
técnico que favoreçam o desenvolvimento de posturas profissionais adequadas é
importante. Considerando a expansão dos cursos de formação técnica, os
enfermeiros que atuam nessa área necessitam capacitar-se adequadamente para
acompanhar as mudanças no mundo do trabalho e ofertar à sociedade
profissionais éticos, com boa formação técnica e comprometidos com o trabalho
desenvolvido.
Referências: 1. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES no 3, de 7 de novembro de 2001, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasilia, 2001.
2. MAZUR E. Peer Instruction: A User´s Manual. Series in Educational Innovation. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 1997.
3. CROUCH CH, WATKINS J, FAGEN AP, MAZUR E. Peer Instruction: Engaging Students One-on-One, All At Once. Research-based Reform of University Physics, 1-55, 2007.
4. CROUCH CH, MAZUR E. Peer Instruction: Ten years of experience and results. Am. J. Phys. 2001; 69(9):970-77.
5. MULLER MG, ARAÚJO IS, VEIT EA, SCHELL J. Uma revisão da literatura acerca da implementação da metodologia interativa de ensino Peer Instruction (1991 a 2015). Rev Brasileira de Ensino de Física 2017;(39)3:e3403. |