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5329485 | CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM EM GERONTOLOGIA E GERIATRIA: EMPREENDIMENTO EM SAÚDE | Autores: Acácia Maria de Lima de Oliveira Devezas ; Maria do Carmo Querido Avelar ; Vanda Cristina dos Santos Passos ; Rosemeire dos Santos Vieira |
Resumo: **Introdução: **Em 2016 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou relatório evidenciando o aumento na proporção de idosos de 60 anos ou mais, na população brasileira, evidenciando proporções de 9,8% em 2005 para 14,3% em 2015. As estimativas indicam que no ano de 2025, o nosso país deverá ter um contingente de 34 milhões de idosos, representando 15% da população total. A Fundação IBGE, estima que o Brasil terá a sexta população idosa do mundo nesta mesma época. (1). Esse fenômeno vem ocorrendo no mundo todo, mas de forma mais acentuada nos países em desenvolvimento. O profissional de enfermagem, ressaltando o enfermeiro, utilizando uma abordagem holística ao cuidar do idoso, considera a especificidade e a multidimensionalidade deste cliente. Diante disso, os termos humanização, qualidade de vida, individualização do cuidado e auto-cuidado, fazem parte do vocabulário da Enfermagem Gerontológica2 .Esse fato representa um grande desafio, pois requer reorganização da sociedade para elaborar estratégias que atendam às necessidades e demandas dessa população. O que significa formulação de políticas de saúde específicas para a população em processo de envelhecimento, bem como para os idosos nesse momento histórico. Tal fato, demonstra a necessidade de um movimento urgente para formar profissionais que conheçam profundamente as especificidades fisiológicas, psíquicas, emocionais, sociais, econômicas, além das possíveis polimorbidades crônico-degenerativas que podem gerar fragilidade, dependência e morte. Os cursos de graduação da área de saúde, em especial em Enfermagem, destinam uma parcela pequena de sua carga horária para ministrar conteúdos sobre o processo de saúde doença da população idosa. Geralmente esse conteúdo é tratado em disciplinas optativas, ou seja, um número não dimensionado de enfermeiros se formam sem sequer terem sido apresentados à problemática e as especificidades de atendimento a essa população. **Objetivos: **relatar a experiência da implantação do Curso de Especialização em Enfermagem em Gerontologia e Geriatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Promover o preparo do enfermeiro na assistência em saúde do idoso. **Método:** trata-se de um relato de experiência das docentes sobre a criação do Curso de Especialização em Enfermagem em Gerontologia e Geriatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo no período de Agosto de 2017 a Janeiro de 2018. Trata-se de uma instituição tradicional, de renome, inserida no complexo hospitalar da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, contando com aproximadamente 40 grupos de pesquisa. Localiza-se na região central da cidade de São Paulo, com enfoque em cursos de graduação e pós graduação da área da saúde como: Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e cursos Tecnológicos: Radiologia e Sistemas Biomédicos. **Resultados:** como conhecedores das deficiências de formação de enfermeiros generalistas quanto a assistência à saúde da população idosa, iniciou-se em 2015 o processo de elaboração do Projeto Politico Pedagógico (PPP) do Curso de Especialização em Enfermagem em Gerontologia e Geriatria. O desafio inicial foi elaborar um projeto pedagógico que fosse ao mesmo tempo abrangente, operacional e economicamente viável para a instituição. No que diz respeito aos aspectos relacionados a abrangência do curso, o que mais se destacou foi o título e a proposta do curso: “Enfermagem em Gerontologia e Geriatria” . A carga horária proposta, foram 500 horas, sendo este fato considerado como um diferencial de qualidade do curso, considerando que a maioria da proposta do curso, é formar profissionais que atuem no campo do envelhecimento, capacitando-os para o trabalho interdisciplinar, análise e melhoria do nível de atendimento à população idosa. Dentro dos objetivos do curso, destacam-se: -Apresentar as características da pessoa idosa e da velhice, enquanto fase final do ciclo de vida, bem como seus determinantes biopsicossociais; Possibilitar reflexão sobre o processo de envelhecimento, seus desfechos e impacto social; Apresentar e discutir os fundamentos e conceitos da Geriatria e Gerontologia sob uma ótica multi e interdisciplinar; Favorecer perspectivas de atendimento especializado aos pacientes idosos nos diferentes níveis de atenção das redes de saúde; Aprimorar o processo de ensino, pesquisa e extensão sobre o envelhecimento contribuindo para a superação dos desafios da longevidade. A primeira turma foi iniciada em setembro de 2017 e hoje trabalhamos com a segunda turma concomitantemente, que representa um total de 25 alunos de pós graduação que terão formação específica para atender as demandas da população idosa. **Conclusão: **o início e desenvolvimento do curso de Curso de Especialização em Enfermagem em Gerontologia e Geriatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, denota a preocupação em tratar aspectos relativos ao processo de envelhecimento, assim como políticas e programas de saúde específicos e ações de promoção da saúde. Numa perspectiva reflexiva e de acordo com as políticas de saúde e educação na região de São Paulo e do Brasil, vem a contribuir para a formação de enfermeiros com foco na teoria e pratica na assistência de Enfermagem aos idosos, de forma mais humanizada, holística e de acordo com as Necessidades Humanas Básicas, de qualidade. Fundamentada em conhecimentos científicos no processo de envelhecimento biopsicoemocional promovendo qualidade de vida, o curso contribui para a formação de enfermeiros especialistas, com a grade curricular e conteúdo voltado ao cuidado do ser humano idoso, nele incluído os elementos que compõem o processo de trabalho da Enfermagem Gerontológica, para que os futuros profissionais cuidem dos idosos com competência, ajudando-os a acrescentarem, não dias a suas vidas, mas vida “viva” e agradável aos seus dias.
Referências: 1. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução nº 358/2009. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-3582009_4384.html. Acesso em: 09 de março, 2018.
2. Carvalho EC, Cruz DALM, Herdman TH. Contribution of standardized languages for knowledge production, clinical reasoning and clinical Nursing practice. Rev Bras Enferm. 2013;66(esp):134-41.
3. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2012-2014 / [NANDA Internacional]. Porto Alegre: Artmed; 2013.
4. Bulechek GM, Butcher HK, Dochterman JM. Classificação das intervenções de enfermagem (NIC). 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2010.
5. Moorhead S, Johnson M, Mass ML, Swanson E. Classificação dos resultados de enfermagem (NOC). 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2010. |