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5280145 | CONSULTA DE ENFERMAGEM PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS A PARTIR DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE | Autores: Letícia Martins Machado |
Resumo: **Introdução:** A situação de saúde no Brasil se caracteriza pela transição demográfica e pela alteração na situação epidemiológica. A condição demográfica atual aponta que o perfil epidemiológico brasileiro será, cada vez mais, pressionado pelas doenças crônicas. Portanto, a transição demográfica acelerada poderá determinar o aumento progressivo da morbimortalidade por condições crônicas no Brasil(1). Diante deste cenário, entende-se que a contemporaneidade exige um novo perfil de profissional, que transcenda os preceitos normativo-reducionistas, o que demanda uma formação com novas relações e interações pedagógicas, bem como novos processos de ensino-aprendizagem. Assim, estando a universidade em um lugar privilegiado de convivência e desenvolvimento humano, científico-tecnológico e social, deve adotar como eixo central a formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento social em nível local e global. Para tanto, convoca-se a universidade para desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão de modo integrativo e complementar, promovendo a articulação entre teoria e prática. A partir de então, constitui-se um ciclo dinâmico e interativo em que a pesquisa aprimora e produz novos conhecimentos, os quais são disseminados por meio do ensino e da extensão durante atividades na comunidade, tornando estes três pilares da formação universitária, complementares e interdependentes, agindo de forma sistêmica(2). Ao refletir sobre a pesquisa, e em especial a pesquisa em enfermagem, infere-se sobre o papel do pesquisador, o qual tem o dever moral de voltar suas pesquisas para o bem-estar da sociedade, para o conforto e o cuidado à saúde humana. Nessa conjuntura, há um sentido ético no trabalho do pesquisador, que transcende os cuidados aplicados no processo de elaboração e aplicação de um projeto de pesquisa, pois deve haver a responsabilidade social e o compromisso do pesquisador com a difusão e a aplicação do conhecimento produzido, não devendo o pesquisador se restringir ao contentamento do alcance de resultados apenas no plano teórico da produção(3). Neste sentido, a Enfermagem de posse de dados de pesquisa deve mobilizar o arcabouço de conhecimento técnico-científico para prestar assistência à sociedade. Dentro deste arcabouço, encontra-se a Sistematização da Assistência de Enfermagem, a qual organiza o trabalho da enfermagem quanto ao método, pessoal e instrumentos, possibilitando a operacionalização do processo de Enfermagem. O processo de Enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de Enfermagem e a documentação da prática profissional, e quando desenvolvido fora do ambiente hospitalar é denominado de Consulta de Enfermagem(4). **Objetivo:** Relatar a experiência da integração ensino, pesquisa e extensão, como subsídio para o planejamento da Consulta de Enfermagem na prevenção de doenças crônicas. **Descrição metodológica: **Trata-se de um relato de experiência docente no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão no Curso de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-Campus de Santiago, Rio Grande do Sul. A proposta emergiu de uma Estratégia Saúde da Família (ESF) que participa do processo Planificação da Atenção Primária à Saúde e, sentindo a necessidade de reorganizar o processo de trabalho do enfermeiro, a partir dos pressupostos do Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC), solicitou apoio do Curso de Enfermagem para estruturação de Consulta de Enfermagem a adultos com fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis. Para atender a essa demanda foi proposto projeto de extensão e de pesquisa para subsidiar a prática e fortalecer a formação. Os projetos tiveram início em agosto de 2017, estando em fase de execução. O projeto de extensão tem o intuito de embasar teoricamente a comunidade acadêmica para a elaboração do instrumento de Consulta de Enfermagem e sua execução na ESF. O projeto de pesquisa consiste em um estudo descritivo e transversal do tipo quantitativo que busca identificar a presença de fatores de risco modificáveis e não modificáveis para doenças crônicas não transmissíveis em adultos da área de abrangência da ESF. **Resultados: **Entre os meses de agosto e dezembro de 2017 a integração ensino serviço tem se constituído um canal profícuo para provocar mudanças no cuidado às doenças crônicas não transmissíveis. Inicialmente por meio do projeto de extensão houve a sensibilização dos atores envolvidos, acerca da necessidade de planejar e executar ações de enfermagem com base no perfil epidemiológico da área de atuação, nos referenciais teóricos acerca da consulta de enfermagem e do MACC. Para isso, ocorreram encontros quinzenais mediados por professores com participação de acadêmicos de diferente semestres para a reflexão e apreensão acerca da temática, definição da Teoria de Enfermagem e Taxonomias para diagnósticos e intervenções, e a partir disto, está prevista a construção do instrumento de Consulta de Enfermagem durante o primeiro semestre de 2018. Paralelamente, ocorreu a coleta de dados da pesquisa da qual participaram 287 pessoas entre 20 e 44 anos de idade sem diagnóstico de doença crônica não transmissível. Essa coleta contou com a participação de cinco acadêmicos e foi realizada por meio de um protocolo de pesquisa que contemplou a identificação dos fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis. Os dados preliminares indicam que a população participante desse estudo apresenta fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis e que a consulta de enfermagem constituir-se-á como um importante canal para a prevenção desses agravos. De acordo com o MACC, no primeiro nível está a promoção da saúde, que atua de forma intersetorial sobre os determinantes intermediários; o segundo nível trata da prevenção das condições crônicas de saúde, e atua sobre os determinantes proximais ligados a comportamentos e estilos de vida(1). Diante desse referencial teórico, dos dados da pesquisa e por meio do projeto de extensão será implementada a Consulta de Enfermagem às pessoas que apresentaram um ou mais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, que representa a totalidade das pessoas participantes da pesquisa. **Conclusão:** A integração ensino-serviço-comunidade proporciona um perfil formativo que alia aprendizagem técnica à atuação social que o enfermeiro deve desempenhar, ao passo que ao observar a realidade onde está profissionalmente inserido, planeja ações preventivas e não apenas curativas. Esta perspectiva é fortalecida, quando o profissional ainda durante sua vida acadêmica exercita o planejamento de pesquisas aplicáveis para melhoria da realidade de saúde da comunidade.** Contribuições/implicações para a Enfermagem: **esta integração ensino-serviço contribui para a visibilidade do trabalho do enfermeiro a medida que há a implantação do Processo de Enfermagem, voltado ao contexto real do serviço de saúde. A inserção dos acadêmicos neste processo torna a aprendizagem significativa, com autonomia e competência para um fazer vinculado à prática social. Assim, há retroalimentação entre ensino, pesquisa e extensão.
Referências: Carvalho EC, Oliveira-Kumakura ARS, Morais SCRV. Raciocínio clínico em enfermagem: estratégias de ensino e instrumentos de avaliação. Rev. Bras. Enferm. 2017 Jun; 70(3):662-668.
Brasil. Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Resolução 358, de 23 de outubro de 2009: Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do processo de Enfermagem em ambientes públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências. Brasília (Br): 2009.
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