E-Pôster
5238399 | TÉCNICA DE VALIDAÇÃO POR CONSENSO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA PESQUISA EM ENFERMAGEM | Autores: Nuno Damácio de Carvalho Félix ; Claudenisa Mara de Araújo Vieira ; Maria Naiane Rolim Nascimento ; Célida Juliana de Oliveira ; Maria Miriam Lima da Nóbrega |
Resumo: **Introdução: **A pesquisa é um processo sistemático e demanda a utilização de técnicas para sua execução, buscando uma consolidação do produto como científico e relevante para a comunidade. Esse processo exige um planeamento para a sua execução, de forma a garantir que o método científico seja cumprido em todos os seus aspetos. Torna-se essencial o uso de procedimentos que garantam indicadores confiáveis, principalmente aquando da colheita de dados, para que a qualidade da pesquisa seja alcançada(1). A escolha da técnica mais adequada a ser utilizada é fundamental para execução do processo de validação de conteúdo considerando o objeto de estudo. As técnicas de validação por consenso(2) consistem na análise coletiva por um grupo de especialistas com experiência e domínio em uma temática, variando quanto ao número de participantes e particularidades da técnica. Uma dessas técnicas(2) recomenda no mínimo três e no máximo cinco e em encontros presenciais. Elas veem sendo utilizadas para o refinamento dada linguagem de enfermagem, visando estabelecer vinculações entre essas linguagens para definir padrões de prática clínica(2-4) e, também, no processo de construção de instrumentos avaliativos no contexto da enfermagem(5), contribuindo para o avanço da profissão. **Objetivo:** Relatar as vivências de aplicação da técnica de validação por consenso no desenvolvimento de pesquisas em Enfermagem. **Método: **Trata-se de um relato de experiências oriundas do desenvolvimento de pesquisas em Enfermagem finalizadas e em andamento entre os anos de 2015 e 2018 nos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem de duas universidades públicas do Nordeste brasileiro. Os dados observacionais foram coletados, sendo realizado o registro crítico-analítico pelos pesquisadores em relação as vivências na utilização da técnica relacionado a aplicação, a condução, as discussões, as potencialidades e as fragilidades da técnica, sendo organizados sequencialmente em: 1) entendimento da execução da técnica de validação por consenso; 2) processo de seleção dos especialistas e os critérios de inclusão; 3) condução dos encontros presenciais pelos pesquisadores; 4) registros das discussões sobre os itens colocados em análise; e 5) contribuições para o refinamento da produção nos variados estudos realizados. **Resultados: **Concernente ao entendimento da execução da técnica, não se teve dificuldade, mesmo ainda sendo escassos estudos utilizando essa técnica, principalmente pela necessidade de encontros presenciais com especialistas nas áreas temáticas. Observou-se a concordância com os estudos desenvolvidos, envolvendo bancos de termos de enfermagem, diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem, além instrumentos de consulta de enfermagem para prioridades de saúde, sendo fundamental a consonância com seleção dos especialistas. Esse processo ocorreu por meio de busca na Plataforma Lattes, considerando a possibilidade de encontro presencial dos especialistas. É importante destacar o estabelecimento dos critérios de inclusão, podendo variar, como: Ser enfermeiro/a, atuar ou ter atuado na prática assistencial com população em estudo e ter titulação mínima de Mestre em Enfermagem. O convite dos juízes se deu via _e-mail_ por meio de carta convite onde foi explicitado o motivo de sua escolha, os objetivos e a relevância dos estudos para a prática de enfermagem. Participaram entre quatro e cinco especialistas, com a média etária de 35 anos, todas do sexo feminino, com mestrado e doutorado e experiência clínica, conferindo, assim, um maior grau de confiabilidade ao processo. Os encontros ocorreram em momentos separados e em sessão única, sendo conduzidas pelos pesquisadores, totalizando uma média de 2h43min. Os processos de validação foram realizados em um município de Cariri Cearense por ser de fácil acesso aos especialistas que aceitaram participar, atestada pela assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido e preenchendo um instrumento de caracterização. Na oportunidade, foi realizada uma breve explanação explicando o percurso metodológico do estudo, a técnica e a importância do debate. Na execução da validação, o pesquisador, definido como líder do grupo, distribuiu uma lista com os conceitos a serem avaliados e solicitou que cada especialista selecionasse aqueles que fossem relevantes para prática clínica de enfermagem direcionada à prioridade eleita, sendo posteriormente revisada pelo grupo e registradas pelo líder, que conduzia o grupo para que os especialistas pudessem discutir quanto às divergências até a obtenção de 100% de consenso, registrando todos os pontos de debate e as sugestões, para incorporação no estudo. Quanto à contribuição para o refinamento das produções, destaca-se a potencialidade da técnica em relação aos estudos realizados, pois possibilitou a identificação de fragilidades relacionadas à pertinência dos conceitos, da relação com o cuidado de enfermagem e a sua inserção ou não nos produtos. Ocorrem discussões relevantes, com um olhar para o que pode não ser apontado ou visualizado quando se utiliza outras técnicas, exclusivamente quantitativas, para um atendimento que deve considerar as particularidades de cada indivíduo, assim como a necessidade de aplicação com a população envolvendo um número significativo. Entretanto, destacou-se o debate sobre o uso de outras técnicas, podendo não refletir aspectos específicos da prática clínica, como verifica-se nas análises realizadas, em que foram apontadas ressalvas relacionadas as especificidades das prioridades e a identificação de necessidades constantes em um modelo teórico, mas não contemplados nos conceitos avaliados, o que limitaria a concretização e consolidação dos estudos. Do mesmo modo, foi consensual que a grande extensão do instrumento pode dificultar sua implementação, sendo necessário lapidá-lo, priorizando os aspectos fundamentais. As especialistas discutiram sobre a técnica de validação por consenso e o potencial de aplicação clínica dos produtos submetidos a esse processo, desde que resguardados os direitos autorais e ético-legais. **Considerações finais:** Foi possível relatar as potencialidades e fragilidades da utilização da técnica de validação por consenso na perspectiva de colaborar com o avanço das pesquisas e, consequentemente, da profissão de Enfermagem nos variados contextos de atuação profissional, seja de ensino, pesquisa e assistência de saúde. **Contribuições para a Enfermagem:** Esse estudo contribui com o conhecimento, incremento e difusão dessa técnica, na perspectiva de possibilitar que outros estudos analisem sua aplicabilidade metodológica e consequentemente colaborarem com o desenvolvimento de estudos no campo da Enfermagem, principalmente no que se refere a estudos envolvendo a produção de tecnologias e a padronização da linguagem da Enfermagem. Aplicar essa técnica em estudos envolvendo objetos de trabalho no campo da Enfermagem e da saúde possibilita o seu avanço e a identificação me melhorias na sua execução e aplicabilidade.
Referências: Prado ML do, Velho MB, Espíndola DS, Sobrinho SH, Backes VMS. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Esc Anna Nery [Internet]. 2012;16(1):172–7. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000100023&lng=pt&tlng=pt . Hermida PMV, Barbosa SS, Heidemann ITSB. Metodologia ativa de ensino na formação do enfermeiro: inovação na atenção básica. Rev Enferm da UFSM [Internet]. 2015;5(4):683–91. Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reufsm/article/view/16920 . Cyrino EG, Toralles-Pereira ML. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad Saude Publica. 2004;20(3):780–8 |