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5231841 | VALIDAÇÃO DE USABILIDADE E APARÊNCIA DE HIPERMÍDIA PARA ENSINO TÉCNICO EM ENFERMAGEM | Autores: Manacés dos Santos Bezerril ; Viviane Euzébia Pereira Santos ; Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador ; Cláudia Cristiane Filgueira Martins Rodrigues ; Flávia Barreto Tavares Chiavone |
Resumo: **Introdução: **o uso de recursos digitais cresceu rapidamente nas últimas décadas e o ensino através de tecnologias foi amplamente adotado como um método de aprendizado nos diferentes níveis educacionais, tanto em ambientes presenciais como de _e-learning_(1-3). Processo semelhante é visualizado no âmbito do ensino em enfermagem. De forma preocupante, porém, é relatada na literatura a escassez de publicações sobre hipermídias avaliadas para questões técnicas e pedagógicas e uso adequado na educação em enfermagem(4), sobretudo no que concerne ao ensino técnico desta profissão(5). Nesse sentido, é imperativo que as tecnologias educacionais sejam desenvolvidas e avaliadas por meio de indicadores de credibilidade que permitam certificar sua qualidade e utilidade educacional(1). Neste estudo, destaca-se o processo de validação de aparência e de usabilidade de um objeto virtual de aprendizagem desenvolvido para apoiar o ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem aos discentes do técnico em enfermagem. Apresenta-se, desse modo, como questão norteadora da presente pesquisa: a aparência e a usabilidade do objeto virtual de aprendizagem são válidas para apoiar o ensino técnico da Sistematização da Assistência de Enfermagem? **Objetivos:** descrever o processo de validação de usabilidade e de aparência de objeto virtual de aprendizagem para apoio ao ensino técnico da sistematização da assistência de enfermagem. **Descrição metodológica: **estudo descritivo, transversal, de abordagem quantitativa, norteado pelo referencial teórico metodológico da psicometria. A coleta de dados foi realizada de novembro de 2017 a janeiro de 2018, com professores e estudantes concluintes dos Cursos Superior e Técnico em Enfermagem de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. Os sujeitos de pesquisa responderam a um formulário eletrônico construído a partir do Google _Forms _composto por três partes: 1) questionário de caracterização; 2) instrumento de avaliação de aparência - adaptação do _Suitability Assessment of Materials_ (SAM); e 3) instrumento de avaliação de usabilidade - _System Usability Scale_ (SUS). Os dados foram analisados por estatística descritiva. **Resultados: **nove docentes completaram o processo de avaliação da hipermídia, o que denotou uma taxa de resposta de 75,0%. Estes possuíam uma média de idade de 39,2 anos (DP = 8,1), com um mínimo de 32 e máximo de 54 anos. Predominaram docentes mulheres (8; 88,9%) e com doutorado (8; 88,9%). Os participantes eram experientes na docência, com uma média de 11,6 anos (DP = 4,6), mínimo de 7 e máximo de 20 anos. A maioria relatou ter experiência no uso de tecnologia educacional (8; 88,9%) e referiu já ter utilizado em sala de aula: vídeos, jogos educativos, Kahoot, infográfico, aplicativos, Prezi, Mendley, Wiki, projetor multimídia, sites, Power Point e filmes. Todos os itens de avaliação da aparência do objeto virtual foram analisados como adequados por mais de 70,0% dos docentes e obtiveram Coeficientes de Validade superiores a 0,8. Quanto à avaliação da usabilidade do objeto virtual, os docentes consideraram a hipermídia válida, de modo que o _Score_ SUS para todos os itens foi superior a 70,0. Quanto aos discentes, a amostra final foi de 11 sujeitos respondentes, o que correspondeu a taxa de resposta de 11,6%. A média de idade dos discentes foi de 25,3 anos (DP = 5,5), mínimo de 19 e máximo de 39 anos. Houve predomínio das estudantes mulheres (10; 90,9%). A validação da aparência do objeto virtual também foi obtida com os discentes, com avaliação dos itens do SAM com mais de 70,0% quanto a sua adequabilidade e Coeficiente de Validade > 0,8. O mesmo aconteceu com a validação da usabilidade do objeto virtual, de modo que as respostas dos discentes denotaram um _Score_ SUS para todos os itens superior a 70,0. A hipermídia alcançou alfa de Cronbach de 0,609 (docentes) e 0,901 (discentes) no SAM; e de 0,877 (docentes) e 0,979 (discentes) na SUS. Denotou-se, assim, de moderada a muito alta confiabilidade nos resultados obtidos. **Conclusão: **o objeto virtual foi considerado válido em aparência e em usabilidade pelos docentes e discentes. O Coeficiente de Validade de aparência total foi de 0,98 (docentes) e 0,96 (discentes); e o Score SUS total foi de 91,9 (docentes) e 83,9 (discentes). Discentes e docentes consideraram o objeto virtual eficiente, com facilidade de aprendizagem e demonstraram satisfação com a sua usabilidade. **Contribuições/implicações para a Enfermagem: **o objeto virtual, válido em seu conteúdo, em sua aparência e em sua usabilidade, foi disponibilizado no Banco Internacional de Objetos Educacionais e incentiva-se o seu uso pelas diversas instituições de ensino que formem profissionais de enfermagem dos diferentes níveis acadêmicos, bem como pelos serviços assistenciais, como um subsídio para a efetivação desse importante campo de saber.
Referências: ORTEGA, MCB; CECAGNO, D; SEVA, AM; SIQUEIRA, HCH; MONTESINOS, MJL; SOLER, LM. Formação acadêmica do profissional de enfermagem e sua adequação às atividades de trabalho. Rev. Latino-Am. Enfermagem maio-jun. 2015;23(3):404-10. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v23n3/pt_0104-1169-rlae-23-03-00404.pdf. Acessado: em 17/03/2018
LIMAL, RA; NUNESLL, MLA; KLUPPELL, BLP; MEDEIROS, SM; SÁ, LD. Atuação de enfermeiros sobre práticas de cuidados afrodescendentes e indígenas. Rev Bras Enferm. 2016 set-out;69(5):840-6. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v69n5/0034-7167-reben-69-05-0840.pdf. Acessado: em 17/03/2018. |