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5217924 | ESTÁGIO DOCÊNCIA E INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Eder Samuel Oliveira Dantas ; Anna Katyanne Arruda Silva E Souza ; Jacileide Guimarães |
Resumo: **ESTÁGIO DOCÊNCIA E INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA**
GUIMARÃES, Jacileide [1]
SOUZA, Anna Katyanne Arruda Silva e [2]
DANTAS, Eder Samuel Oliveira [3]
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As atividades de Assistência à Docência na graduação da Universidade Federal
do Rio Grande do Norte (UFRN) são desenvolvidas por alunos regularmente
matriculados em Programas de Pós-Graduação _Stricto Sensu_, nos níveis de
Mestrado e Doutorado e tem como objetivo contribuir para a formação docente de
educandos, pesquisadores e pós-graduandos no que tange a melhoria da qualidade
de ensino nos cursos de graduação e para a articulação entre os níveis de
graduação e pós-graduação, conforme regulamentado na Resolução N°
063/2010-CONSEPE, de 20 de abril de 20101. Trata-se de um estudo descritivo,
do tipo relato de experiência, cujo objetivo é divulgar a experiência de
estágio docência de pós-graduandos no componente curricular intitulado Saúde e
Sociedade do Curso Superior de Gestão Hospitalar da Universidade Federal do
Rio Grande do Norte (UFRN), destacando-se a importância da
interdisciplinaridade para a formação dos profissionais de saúde no âmbito de
uma instituição pública de ensino. O componente curricular Saúde e Sociedade
tem preenchido um cenário de prática de formação como espaço de troca de
conhecimentos, reflexões, experiências e vivências em torno da Educação
Profissional em Saúde, o estágio docência tem se configurado na Escola de
Saúde – Unidade Acadêmica Especializada em Educação Profissional na Área de
Saúde da UFRN – como uma estratégia de potencialização da
interdisciplinaridade na formação em saúde. O Componente curricular Saúde e
Sociedade é ministrado no curso superior de Gestão Hospitalar e em todos os
cursos Técnicos da Escola de Saúde da UFRN, inclusive o curso Técnico em
Enfermagem. Através desse componente, docentes e pós-graduandos vem
conseguindo articular conteúdos relacionados às temáticas de Estado e
políticas públicas; papel da sociedade na defesa das políticas de saúde e do
SUS; implicações dos conceitos de saúde e de doença; percepção de indivíduos,
famílias, coletividades e população em geral acerca dos determinantes sociais
de saúde e do processo saúde-doença; promoção à saúde como estratégia de
mobilização social em busca da qualidade de vida e saúde das pessoas, os quais
tem possibilitado o diálogo com conhecimentos e habilidades voltados para a
clínica ampliada e a atenção integral, assim como, discussões acerca do
processo saúde-doença, dos Determinantes Sociais de Saúde (DSS)2, das
Iniquidades em Saúde, do Território e Saúde, das Políticas Sociais e saúde, no
que abrange os estudos sobre direitos e cidadania, entre outros temas que
interferem na atenção à saúde, da atenção básica à alta complexidade e na
melhoria da qualidade de vida da população. Pós-graduandos dos programas de
pós-graduação em Educação e em Saúde Coletiva da UFRN tem compartilhado essa
construção formativa e coletiva do conhecimento em saúde, atuando junto ao
curso de graduação em Gestão Hospitalar de forma interdisciplinar,
experienciando a realidade da prática profissional do professor formador de
trabalhadores da área de saúde de modo a favorecer o processo de ensino-
aprendizagem não apenas dos pós-graduandos, como também, dos discentes
matriculados no componente curricular Saúde e Sociedade. Agrega-se a essa
experiência o aprendizado acerca das particularidades do contexto da formação
profissional em saúde por possíveis futuros profissionais da educação em
saúde. Essa experiência integra questões de vida cotidiana dos estudantes nas
atividades a serem desenvolvidas pelo educador, visando à formação integral,
ampla e crítica do educando3. No contexto da saúde, o trabalho
interdisciplinar, tanto no âmbito do cuidado quanto no âmbito da formação, tem
favorecido o diálogo com diversos saberes, através do qual educandos de níveis
diferentes de ensino, tem conseguido identificar como indivíduos, famílias,
coletividades e população em geral reconhecem os determinantes sociais do
processo saúde-doença e os principais problemas advindos e/ou decorrentes que
afetam sua saúde e a saúde daqueles aos quais irá prestar assistência. A
interdisciplinaridade, portanto, vem se configurando como uma estratégia
exitosa no processo de formação cidadã de pós-graduandos da área de saúde ao
propiciar a intercessão dos conteúdos programáticos dos componentes
curriculares com temáticas de interesse de pesquisa individual e/ou de grupo
de estudantes, favorecendo a compreensão das relações entre sistemas de saúde
e evolução histórica dos diversos paradigmas explicativos do processo saúde-
doença no âmbito da sociedade e das políticas e programas voltados para o
combate às iniquidades de saúde geradas pelos DSS. Além disso, a presente
experiência mostra que a realização de atividades interdisciplinares durante a
formação profissional em saúde tem trazido novos elementos para a discussão da
clínica ampliada e da atenção integral contribuindo para a reflexão dos
estudantes acerca da influência do “modo de andar a vida”4 – condições de vida
e condições de trabalho – das pessoas para a construção e/ou melhoria das
condições de saúde e vida de um país. Conta-se ainda, com a importância do
despertar da conscientização dos estudantes para a gestão democrática e a
qualificação integral na qualidade de futuros profissionais da área de
formação/educação em saúde e o seu papel como ator social para a transformação
da sociedade na busca por uma melhor assistência à população. A realização de
oficinas, aulas expositivas e dialogadas, seminários, mesa redonda, discussão
de textos e leitura individual e/ou em grupo, de modo interdisciplinar na
formação profissional em saúde, tem favorecido a superação do modelo de ensino
fragmentado e mecanicista, e valorizado o pluralismo de ideias e concepções
pedagógicas progressistas, a aproximação entre teoria e prática e uma melhor
compreensão da sociedade, do trabalho e de sua diversidade por parte dos
educandos, através da abordagem de questões técnicas numa formação de base
crítica e humanística. A contribuição para a enfermagem ocorre através da
participação ativa de enfermeiros e enfermeiras se qualificando e contribuindo
para a formação interdisciplinar em saúde, por uma atenção integral, onde
saúde e sociedade são concorrem para o bem público da população.
**DESCRITORES: Ensino. Docência. Saúde. Interdisciplinaridade.**
**REFERÊNCIAS**
1. RESOLUÇÃO No. 063/2010-CONSEPE, de 20 de abril de 2010. Ministério da Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Estabelece normas e regulamenta as atividades de Assistência à Docência na Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Reitoria, Natal, 20 de abril de 2010.
1. BUSS, P. M.; PELLEGRINI FILHO, A. **A saúde e seus determinantes**. PHYSIS: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 77-93, 2007.
1. LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis;
(RJ): Vozes; 2000.
4. BREILH, J. Epidemiologia: Economia, Política e Saúde. São Paulo/Rio de Janeiro: Unesp/Hucitec, 1991.
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[1] Enfermeira, Doutora em Enfermagem e Saúde Mental, Docente da Escola de
Saúde-UFRN. Natal/RN. E-mail: jaciguim@yahoo.com.br
[2] Enfermeira, Pedagoga, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação
da UFRN. Natal-RN. E-mail: annakaty@gmail.com
[3] Enfermeiro, Mestrando do Programa de Pós-graduação em Saúde e Sociedade da
UFRN. Natal-RN. E-mail: edersamuel_rn@hotmail.com
Referências: Garcia TR. (Org.). Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE)®: versão 2017. Porto alegre: Artmed, 2018.
Dantas AMN, Silva KL, Nóbrega MML. Validation of nursing diagnoses, interventions and outcomes in a pediatric clinic. Rev Bras Enferm [Internet].2018[acesso em 15 fev 2018];71(1):80-8. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672018000100080&script=sci_arttext&tlng=pt |