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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 5217924

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5217924

ESTÁGIO DOCÊNCIA E INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Eder Samuel Oliveira Dantas ; Anna Katyanne Arruda Silva E Souza ; Jacileide Guimarães

Resumo:
**ESTÁGIO DOCÊNCIA E INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA** GUIMARÃES, Jacileide [1] SOUZA, Anna Katyanne Arruda Silva e [2] DANTAS, Eder Samuel Oliveira [3] _­­­­­­_ As atividades de Assistência à Docência na graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) são desenvolvidas por alunos regularmente matriculados em Programas de Pós-Graduação _Stricto Sensu_, nos níveis de Mestrado e Doutorado e tem como objetivo contribuir para a formação docente de educandos, pesquisadores e pós-graduandos no que tange a melhoria da qualidade de ensino nos cursos de graduação e para a articulação entre os níveis de graduação e pós-graduação, conforme regulamentado na Resolução N° 063/2010-CONSEPE, de 20 de abril de 20101. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, cujo objetivo é divulgar a experiência de estágio docência de pós-graduandos no componente curricular intitulado Saúde e Sociedade do Curso Superior de Gestão Hospitalar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), destacando-se a importância da interdisciplinaridade para a formação dos profissionais de saúde no âmbito de uma instituição pública de ensino. O componente curricular Saúde e Sociedade tem preenchido um cenário de prática de formação como espaço de troca de conhecimentos, reflexões, experiências e vivências em torno da Educação Profissional em Saúde, o estágio docência tem se configurado na Escola de Saúde – Unidade Acadêmica Especializada em Educação Profissional na Área de Saúde da UFRN – como uma estratégia de potencialização da interdisciplinaridade na formação em saúde. O Componente curricular Saúde e Sociedade é ministrado no curso superior de Gestão Hospitalar e em todos os cursos Técnicos da Escola de Saúde da UFRN, inclusive o curso Técnico em Enfermagem. Através desse componente, docentes e pós-graduandos vem conseguindo articular conteúdos relacionados às temáticas de Estado e políticas públicas; papel da sociedade na defesa das políticas de saúde e do SUS; implicações dos conceitos de saúde e de doença; percepção de indivíduos, famílias, coletividades e população em geral acerca dos determinantes sociais de saúde e do processo saúde-doença; promoção à saúde como estratégia de mobilização social em busca da qualidade de vida e saúde das pessoas, os quais tem possibilitado o diálogo com conhecimentos e habilidades voltados para a clínica ampliada e a atenção integral, assim como, discussões acerca do processo saúde-doença, dos Determinantes Sociais de Saúde (DSS)2, das Iniquidades em Saúde, do Território e Saúde, das Políticas Sociais e saúde, no que abrange os estudos sobre direitos e cidadania, entre outros temas que interferem na atenção à saúde, da atenção básica à alta complexidade e na melhoria da qualidade de vida da população. Pós-graduandos dos programas de pós-graduação em Educação e em Saúde Coletiva da UFRN tem compartilhado essa construção formativa e coletiva do conhecimento em saúde, atuando junto ao curso de graduação em Gestão Hospitalar de forma interdisciplinar, experienciando a realidade da prática profissional do professor formador de trabalhadores da área de saúde de modo a favorecer o processo de ensino- aprendizagem não apenas dos pós-graduandos, como também, dos discentes matriculados no componente curricular Saúde e Sociedade. Agrega-se a essa experiência o aprendizado acerca das particularidades do contexto da formação profissional em saúde por possíveis futuros profissionais da educação em saúde. Essa experiência integra questões de vida cotidiana dos estudantes nas atividades a serem desenvolvidas pelo educador, visando à formação integral, ampla e crítica do educando3. No contexto da saúde, o trabalho interdisciplinar, tanto no âmbito do cuidado quanto no âmbito da formação, tem favorecido o diálogo com diversos saberes, através do qual educandos de níveis diferentes de ensino, tem conseguido identificar como indivíduos, famílias, coletividades e população em geral reconhecem os determinantes sociais do processo saúde-doença e os principais problemas advindos e/ou decorrentes que afetam sua saúde e a saúde daqueles aos quais irá prestar assistência. A interdisciplinaridade, portanto, vem se configurando como uma estratégia exitosa no processo de formação cidadã de pós-graduandos da área de saúde ao propiciar a intercessão dos conteúdos programáticos dos componentes curriculares com temáticas de interesse de pesquisa individual e/ou de grupo de estudantes, favorecendo a compreensão das relações entre sistemas de saúde e evolução histórica dos diversos paradigmas explicativos do processo saúde- doença no âmbito da sociedade e das políticas e programas voltados para o combate às iniquidades de saúde geradas pelos DSS. Além disso, a presente experiência mostra que a realização de atividades interdisciplinares durante a formação profissional em saúde tem trazido novos elementos para a discussão da clínica ampliada e da atenção integral contribuindo para a reflexão dos estudantes acerca da influência do “modo de andar a vida”4 – condições de vida e condições de trabalho – das pessoas para a construção e/ou melhoria das condições de saúde e vida de um país. Conta-se ainda, com a importância do despertar da conscientização dos estudantes para a gestão democrática e a qualificação integral na qualidade de futuros profissionais da área de formação/educação em saúde e o seu papel como ator social para a transformação da sociedade na busca por uma melhor assistência à população. A realização de oficinas, aulas expositivas e dialogadas, seminários, mesa redonda, discussão de textos e leitura individual e/ou em grupo, de modo interdisciplinar na formação profissional em saúde, tem favorecido a superação do modelo de ensino fragmentado e mecanicista, e valorizado o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas progressistas, a aproximação entre teoria e prática e uma melhor compreensão da sociedade, do trabalho e de sua diversidade por parte dos educandos, através da abordagem de questões técnicas numa formação de base crítica e humanística. A contribuição para a enfermagem ocorre através da participação ativa de enfermeiros e enfermeiras se qualificando e contribuindo para a formação interdisciplinar em saúde, por uma atenção integral, onde saúde e sociedade são concorrem para o bem público da população. **DESCRITORES: Ensino. Docência. Saúde. Interdisciplinaridade.** **REFERÊNCIAS** 1. RESOLUÇÃO No. 063/2010-CONSEPE, de 20 de abril de 2010. Ministério da Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Estabelece normas e regulamenta as atividades de Assistência à Docência na Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Reitoria, Natal, 20 de abril de 2010. 1. BUSS, P. M.; PELLEGRINI FILHO, A. **A saúde e seus determinantes**. PHYSIS: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 77-93, 2007. 1. LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis; (RJ): Vozes; 2000.         4. BREILH, J. Epidemiologia: Economia, Política e Saúde. São Paulo/Rio de Janeiro: Unesp/Hucitec, 1991. * * * [1] Enfermeira, Doutora em Enfermagem e Saúde Mental, Docente da Escola de Saúde-UFRN. Natal/RN. E-mail: jaciguim@yahoo.com.br [2] Enfermeira, Pedagoga, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN. Natal-RN. E-mail: annakaty@gmail.com [3] Enfermeiro, Mestrando do Programa de Pós-graduação em Saúde e Sociedade da UFRN. Natal-RN. E-mail: edersamuel_rn@hotmail.com


Referências:
Garcia TR. (Org.). Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE)®: versão 2017. Porto alegre: Artmed, 2018. Dantas AMN, Silva KL, Nóbrega MML. Validation of nursing diagnoses, interventions and outcomes in a pediatric clinic. Rev Bras Enferm [Internet].2018[acesso em 15 fev 2018];71(1):80-8. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672018000100080&script=sci_arttext&tlng=pt