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5215720 | FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS CLÍNICAS PARA CUIDAR DE PESSOAS COM CONDIÇÕES CRÔNICAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: O CASO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERY | Autores: Ivone Evangelista Cabral ; Amanda Aparecida Cano |
Resumo: **Problemática:** O cuidado de pessoas com condições crônicas na Atenção Primária a Saúde (APS) exige dos enfermeiros o desenvolvimento de competências clínicas adquiridas ao longo da formação. Este estudo toma como objeto de análise o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), da Universidade Federal do Rio de Janeiro. **Objetivo geral**: conhecer as competências clínicas para o cuidado do adulto com condição crônica de saúde, desenvolvidas no ensino de graduação da EEAN, no contexto da atenção primária a saúde. **Objetivos específicos:** Analisar o significado da aprendizagem de alunos do curso de graduação, da Escola de Enfermagem Anna Nery, para a aquisição de competências clínicas no cuidado de pessoas com condições crônicas; Compreender como a aquisição dessas competências se articula e como são contempladas nas estratégias de formação de enfermeiras/os para cuidar dessas pessoas em unidades de atenção primária; Contribuir com o aprimoramento dos componentes de atenção primária à saúde para as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em enfermagem. Método: Dissertação de mestrado profissional em atenção primária à saúde defendida no Programa de Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina da UFRJ. Trata-se de um estudo de caso com triangulação de dados procedentes de três fontes: entrevistas com professores e com alunos do Programa Curricular Interdepartamental XIII, análise de documentos institucionais e dos parâmetros legais da graduação em enfermagem. Desenvolveu-se a análise de dados com o método da análise de discurso. **Resultados**: O Projeto Pedagógico do Curso, em desenvolvimento em 2017, tem sua origem no currículo Novas Metodologias implantado na década de 1970. Os pequenos ajustes que ocorreram ao longo do tempo não atendem as Diretrizes Curriculares Nacionais, em vigor desde 2001, e suas especificidades, como o estágio supervisionado e sua contribuição para a formação de competências clinicas para o cuidado de pessoas com condições crônicas na atenção primaria, segundo a aquisição de conhecimento, habilidades e atitudes. O discurso de anseios reformistas dos alunos e dos professores está alinhado entre si e com a minuta das DCN, atualmente em tramitação no Conselho Nacional de Educação. **Conclusão**: O modelo formativo está orientado para as patologias crônicas, sua epidemiologia e os procedimentos de enfermagem. A formação discursiva de alunos e professores retratou um distanciamento do modelo de cuidar centrado na pessoa, na coordenação do cuidado e na integralidade da atenção a saúde. Urge a necessidade de a Escola realizar mudança no Projeto Pedagógico, incluindo a formação política para o exercício da defesa do Sistema Único de Saúde, como parte do dever do estado para atender o direito a saúde como um principio fundamental. As competências clinicas precisam ser orientadas pelos princípios da atenção primária para além do atendimento programático e centrado em procedimentos
Referências: 1. ABENFARBIO. Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico e Bioquímico. Metodologias Ativas: Aplicações e Vivencias em educação Farmacêutica. 2a Edição. Brasília, 2013.
2. GOMES, M.P.C. et al. O uso de metodologias ativas no Ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde – avaliação dos estudantes. Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 181-198, 201
3. HORTA, W.; CASTELLANOS, B. Processo de enfermagem. São Paulo : EPU 1979.
4. MARIN, M.J.S. et al. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem. Revista brasileira de educação médica 34 (1) : 13 – 20 ; 201
5. WALL, Marilene Loewen. PRADO, Marta Lenise. CARRARO, Telma Elisa. A experiência de realizar um Estagio Docência aplicando metodologias ativas. Acta Paul Enfermagem 2008;21(3):515-9 |