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5173284 | CONTRIBUIÇÕES DA RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM: UMA ANÁLISE BASEADA EM EVIDÊNCIA | Autores: Josicélia Dumêt Fernandes ; Olga Maria Brito dos Santos ; Rosana Maria de Oliveira Silva ; Lázaro Souza da Silva ; Ana Lúcia Arcanjo Oliveira Cordeiro |
Resumo: Introdução: A residência constitui-se em um treinamento em serviço, onde o
residente adquire segurança profissional para o desenvolvimento das
atividades, se conscientiza da necessidade do aprendizado complementar,
integra-se com as equipes proporcionando melhores condições de trabalho e
elevando o padrão de qualidade do atendimento institucional. Os cursos de
residência em enfermagem surgiram pela necessidade de formação de recursos
humanos capacitados para atuarem nas diversas áreas de especialização em
saúde, caracterizando-se como uma modalidade de especialização centrada no
treinamento em serviço, que busca desenvolver habilidades técnico-científicas
e valores éticos do exercício profissional. São cursos que contribuem para a
adequada formação, qualificação e valorização dos profissionais de saúde de
modo que estes possam garantir acesso à saúde com qualidade, produzir a
integralidade da atenção e do cuidado em saúde e formar profissionais
suficientes e qualificados para o atendimento das necessidades de saúde da
população norteados pelos princípios e diretrizes do Sistema único de Saúde
(SUS). No entanto, apesar de sua expressiva importância, o número de
residências em enfermagem ainda se faz inferior para suprir a necessidade da
busca por melhor preparo profissional para inserção no mercado de trabalho
atual. Apesar dessa carência, tem aumentado a demanda de capacitação por meio
de cursos de residências em enfermagem que passam a ter cada vez mais
importância e notoriedade para os profissionais, sendo requisito quase que
indispensável para gerar oportunidades de ingresso, manutenção e crescimento
no mercado de trabalho. Objetivo: Analisar as contribuições dos cursos de
residência para enfermeiros. Descrição metodológica: Revisão sistemática da
literatura, de cunho exploratório-descritivo, com a análise baseada em
evidência. Teve como base o protocolo internacional denominado PRISMA que é
uma diretriz de relatório destinada a melhorar a integridade de revisões
sistemáticas e metanálises. Nessa investigação, foram conferidos os 27 itens
da lista de verificação (_checklist_) para elaboração do estudo. O
levantamento dos artigos foi realizado na base de dados da Biblioteca Virtual
de Saúde (BIREME) em 18 de fevereiro de 2018, utilizados três descritores:
“internato não médico”, “especialização” e “enfermagem”, e a estratégia de
busca “(internato não médico OR residência não médica não odontológica OR
especialização OR áreas de especialidade OR especialista OR especialistas OR
especialidades OR especialidade) AND enfermagem”. Os critérios de inclusão
adotados foram artigos nos idiomas inglês, português e espanhol, publicados no
período de 2005 a 2018, e os de exclusão foram artigos de revisão de
literatura, editorial, cartas ao editor, teses e dissertações. Identificados
828 artigos, feita a leitura dos títulos sendo selecionados 165 artigos. Na
fase seguinte com a leitura dos resumos selecionados foram incluídos 109
artigos, finalizando com a leitura completa dos artigos num total de 22
artigos selecionados que corresponderam ao objetivo proposto, compondo a
análise do estudo por dois revisores independentes. Os demais artigos foram
excluídos pelo fato de não guardarem relação com o objetivo desta investigação
e por serem revisões da literatura, editoriais, teses e dissertações. Os
princípios éticos foram respeitados, na medida em que as obras e os autores
utilizados foram devidamente referenciados no texto, em atenção às
determinações da Lei dos Direitos Autorais 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
Resultados: Durante a análise dos conteúdos presentes nos artigos, a
competência profissional, a segurança no desenvolvimento do trabalho,
satisfação e a formação de um novo profissional para a construção de um novo
sistema de saúde, assim como as melhorias nos programas, metodologias e
estratégias de ensino prático e teórico, e como estas refletiram nesses
profissionais residentes, foram os itens que, em geral, constituíram o
objetivo de pesquisa. As contribuições dos cursos de residência para
Enfermeiros que foram evidenciadas nessa revisão foram promover a capacitação
profissional para o exercício profissional e para a tomada de decisão,
melhorar a relação interpessoal no trabalho, facilitar a inserção no mercado
de trabalho, e possibilitar a ampliação do conhecimento e do pensamento
crítico. Nota-se que a análise baseada em evidência é um processo de
descobertas, avaliação e aplicação de evidências científicas para o
gerenciamento e formação em saúde, ao serem guiadas por meio de resultados de
pesquisas, consenso de pesquisadores ou através da homogeneidade entre ambos,
o que aqui foi apresentado. Conclusão: A residência traz contribuições
relevantes e necessárias para a efetiva implementação do SUS ao capacitar e
disponibilizar profissionais qualificados e requeridos pelo novo sistema de
saúde oportuniza melhores chances de emprego, incentivo dos estudantes para a
incorporação do meio científico em sua prática profissional tornando-os
profissionais mais preparados e integrados na profissão. Em sua totalidade, as
evidências mostraram que cursos de residência em enfermagem foram capazes de
proporcionar autoconfiança, segurança e desenvolvimento de habilidades
práticas contribuindo para a adequada formação, qualificação e valorização dos
profissionais de saúde proporcionando a integralidade da atenção e do cuidado
em saúde o que tornam profissionais diferenciados, favorecendo seu ingresso no
mercado de trabalho, cada vez mais competitivo. Contribuições/implicações para
a enfermagem: O estudo possa subsidiar pesquisadores que trabalham com a
temática e anunciar possíveis lacunas na produção científica sobre as
contribuições da residência em enfermagem como modalidade de formação de
recursos humanos em saúde.
Referências: 1. Mendes, EV. As Redes de Atenção à Saúde. Organização Pan-Americana da Saúde. Organização Mundial da Saúde. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Brasília. 2º Edição, 2011.
2. Brasil. Acolhimento à demanda espontânea. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2013.
3. Rocha, N. et al. Conhecimento sobre acolhimento com classificação de risco pela equipe da Atenção Básica. Espaço para a Saúde - Revista de Saúde Pública do Paraná, v. 18, n. 1, p. 72–80, 2017.
1. Mendes, EV. As Redes de Atenção à Saúde. Organização Pan-Americana da Saúde. Organização Mundial da Saúde. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Brasília. 2º Edição, 2011.
2. Brasil. Acolhimento à demanda espontânea. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2013.
3. Rocha, N. et al. Conhecimento sobre acolhimento com classificação de risco pela equipe da Atenção Básica. Espaço para a Saúde - Revista de Saúde Pública do Paraná, v. 18, n. 1, p. 72–80, 2017. |