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5088093 | A INTEGRAÇÃO ENSINO-EXTENSÃO COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO GERONTOLÓGICA | Autores: Sandra Helena Isse Polaro ; Daiane de Souza Fernandes ; Stelacelly Coelho Toscano de Brito ; Julliana Santos Albuquerque Ribeiro ; Lucia Hisako Takase Gonçalves |
Resumo: **Introdução:** A Extensão, que surgiu na Inglaterra no século XIX, com a intenção de promover a educação continuada visando fortalecer a linha educação e compromisso social1, estabelece uma rede de vínculo da população acadêmica junto à comunidade, emitindo resultados satisfatórios a todos os sujeitos presentes nessa relação. Dessa forma, quando executados, os projetos de extensão baseiam-se em fundamentos científicos e éticos para sua efetuação, dispondo de uma equipe para que isso ocorra. Os programas de extensão desenvolvem projetos educacionais que agregam valores a todos os envolvidos, em um conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente de caráter multidisciplinar e integrado a atividades de pesquisa e de ensino com o prazo estendido2. Sobre isso, Carbonari e Pereira3, destacam que as primeiras experiências da extensão no Brasil iniciaram-se entre 1911 e 1917, enfrentando reformulações e desafios desde então até serem fortalecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN- Lei 9394-96) que reafirma a indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Assim, dentro do campo da gerontogeriatria, tal afirmação é reforçada tendo em vista os aspectos do envelhecimento, o aumento da população idosa e a necessidade de uma atenção especializada à mesma. Para isso, as linhas de cuidado voltadas à saúde do idoso devem compreender cuidados integrais envoltos numa visão abrangente com base na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), vigente no Brasil desde 2006. Direcionada aos idosos, a PNSPI4, contempla o idoso de forma holística, e não apenas como indivíduo propenso a doenças, e ainda infere sobre a aplicação da própria Política ao ensino sobre a saúde dessa população. Para tanto, durante a formação em gerontogeriatria, o então acadêmico deve dispor de ferramentas que viabilizem seu aperfeiçoamento e atuação junto à comunidade, por conseguinte a isso, a prática de atividades voltadas a população idosa por meio do projeto de extensão permite que o discente desenvolva competências e habilidades para que o estudante possa trabalhar a partir de problemas reais, assumindo crescentes responsabilidades, como agente prestador de cuidados, ajustados ao seu grau de autonomia. **Objetivos:** Apresentar as atividades do projeto extensão “Idoso Saudável”, inferindo a relevância deste para a formação gerontológica. **Descrição da experiência:** O Projeto Idoso Saudável, formulado e aprovado no ano de 2015 na Universidade Federal do Pará, firmou o compromisso junto à população idosa e criou o vínculo entre graduandos do 3° semestre da atividade curricular de Atenção Integral a Saúde do Idoso, graduandos de semestres posteriores e também acadêmicos de cursos como: nutrição e terapia ocupacional, todos vinculados à Universidade Federal do Pará. Os locais de atuação do projeto são: entidade filantrópica Lar Fabiano de Cristo e Grupo Monte Serrat, localizados no bairro do Guamá-Belém/PA, com encontros que ocorrem mensalmente; Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) - Cidadela João de Deus, localizada da região metropolitana de Belém/PA, com visitas que ocorrem quinzenalmente. A programação geral do projeto envolve a abordagem de problemáticas relacionadas ao processo de envelhecimento e os aspectos relevantes para que este ocorra de forma saudável e ativa. Essa programação desenvolve-se por meio de palestras, construção de tecnologias educativas e dinâmicas de acordo com as temáticas apresentadas no intuito de gerar a interação e empoderamento dos idosos. Para a construção das atividades, o projeto conta com acadêmicos de enfermagem, nutrição e terapia ocupacional, que abordam a assistência à saúde da pessoa idosa de forma extensiva, compreendendo as especificidades dessa população. Além disso, o projeto atua vinculado a atividade curricular Atenção Integral à Saúde do Adulto e Idoso da Faculdade de enfermagem da referida IES, onde os acadêmicos cursando o 3º período têm a oportunidade de desenvolver atividades semelhantes às já realizadas pelos extensionistas do projeto. As atividades do Projeto Idoso Saudável compreendem uma abordagem levando em conta as especificidades físicas, ambientais e financeiras dos idosos participantes do projeto, promovendo ações que os inserem ao envelhecimento ativo de forma adaptativa às suas respectivas realidades; assim como a prática assistencial de enfermagem executada na ILPI, com a realização da assistência de enfermagem. Ademais, o projeto dispõe de atividades realizadas de forma interdisciplinar, tendo em vista a equipe que o integra. Em todos locais de execução do Projeto Idoso Saudável, os discentes participantes atuam em conjunto desde a discussão das problemáticas à construção de ações que visem a promoção de cuidados para a população idosa, e ainda na prevenção de agravos que estão suscetíveis devido a senescência e senilidade. Dessa forma, as atividades desenvolvidas pelo projeto em questão, estabelece a continuidade do cuidado e a atenção a saúde da população idosa por meio de suas ações e corrobora para a formação dos acadêmicos participantes.** Resultados**: Na relação ensino-extensão, resultados são obrigatórios, pois as práticas acadêmicas quando estendidas à comunidade, revelam a significância do conhecimento quando aplicado. Logo, dentro do projeto de extensão “Idoso Saudável”, o comprometimento da equipe multidisciplinar resulta na melhoria das condições de saúde da população idosa contemplada, no empoderamento dessa população, tornando-os protagonistas de suas histórias de saúde. Equivalente a isso, fortalece a formação em saúde do discente atuante, tornando-o agente fomentador de capacidades e competências que refletirão em sua trajetória acadêmica, gerando resultados futuros positivos para sua atuação enquanto profissional. **Conclusão**: Diante da abordagem proposta pelo projeto de extensão Idoso Saudável, compreende-se a prática do cuidado integral como ferramenta de extrema valia para o alcance dos objetivos traçados. Sabe-se porém, os entraves que a equipe de discentes e docentes participantes do projeto encontram nesse processo, contudo, o comprometimento e afirmação de seus papéis enquanto promotores de assistência e cuidado, resultam no fortalecimento das ações predefinidas pela extensão, e ainda na resolutividade das problemáticas encontradas durante o processo de envelhecimento. Portanto, faz-se necessária a reafirmação de uma equipe formação participativa e integralizada que seja fortalecida pelo estreitamento da relação aluno- comunidade por meio de ações fomentadoras para o desempenho da relação ensino-extensão. **Contribuições para enfermagem: **Diante do exposto, compreende-se que o projeto de extensão Idoso Saudável, é de extrema valia no processo de formação gerontológica, devido ao fortalecimento que este gera na relação do aluno junto à comunidade, bem como da melhor apreensão de conhecimento por parte dos discentes participantes, já que a extração do conhecimento para fora do ambiente universitário permite ao aluno o desenvolvimento de habilidades e competências indispensáveis para sua formação, como o exercício do pensamento crítico-reflexivo diante da realidade em que está inserido.
Referências: Herdman, TH, Kamitsuru, S. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2015-2017/ [NANDA International]. Porto Alegre: Artmed; 2015.
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