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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 4996320

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4996320

O PROCESSO DE ENSINO E A APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE DE ENFERMAGEM: UM PROTAGONISMO POSSÍVEL?

Autores:
Alexander Garcia Parker ; Katia Cilene Godinho Bertoncello ; Marizete Pigato Toldo ; Tatiana Gaffuri da Silva ; Alexsandra Martins da Silva

Resumo:
Introdução: Historicamente, a formação dos profissionais de saúde foi pautada no uso de metodologias conservadoras, conhecidas também como tradicionais, as quais sofreram grande influência do modelo cartesiano-newtoniano, caracterizado pelo ensino fragmentado. Separou-se o corpo da mente, a razão do sentimento, a ciência da ética, compartimentalizando-se o conhecimento em especialidades, buscando-se com isso a eficiência técnica1. Atualmente, visa o desenvolvimento profissional e intelectual do estudante de forma participativa, inserindo-o social e politicamente, preparando-o assim para o futuro por meio de atitudes críticas e reflexivas. A educação precisa ser entendida e trabalhada de forma interdisciplinar, motivadora, inovadora, tendo no acadêmico um sujeito ativo, capaz de planejar, trabalhar com hipóteses para solucionar problemas reais e protagonizar o seu processo de aprendizagem. As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em enfermagem corroboram com a afirmação anterior, reforçando em seus objetivos que os estudantes não apenas aprendam, mas aprendam a aprender, a conhecer, a ser, a fazer e a atuar com autonomia e discernimento, tendo em vista não apenas a transmissão de conhecimento e informações, mas também a preparação para a vida e a atuação profissional2. Assim, é preciso modernizar a educação para acompanhar as transformações ocorridas no mundo, pois a utilização de métodos de ensino tradicionais tende a empobrecer a criatividade, diminuindo a eficiência da aprendizagem. No tocante à implementação de novas propostas educacionais, as metodologias ativas, participativas e problematizadoras de aprendizagem levam para as salas de aula os debates, as contextualizações e os problemas relacionados às vivências e experiências do cotidiano, inovando e enriquecendo as informações, saindo do modelo de educação tradicional em que o estudante é apenas receptor de informações3. Diante disso, o desafio do ensino atual consiste na criação de formas inovadoras de aprendizagem, com práticas pedagógicas de natureza ética e transformadora, incentivando o indivíduo a contribuir com o seu processo de formação. Objetivos: conhecer quais os possíveis fatores capazes de dificultar o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem; e quais ações poderiam ser implementadas visando maximizar esse protagonismo estudantil. Descrição metodológica: Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Foi realizada em uma universidade pública do oeste catarinense, com 26 participantes. Incluíram-se na pesquisa estudantes que já haviam atingido mais de 50% do curso de graduação em enfermagem, logo, os pertencentes a 6ª, 8ª e 10ª fases. A coleta de dados ocorreu de setembro a outubro de 2014. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal da Fronteira Sul, sob parecer CAAE 25949313.5.0000.5564. Resultados: A partir da análise dos dados emergiram três categorias: Fragilidades na constituição do protagonismo; A contribuição das metodologias de ensino para o protagonismo. A percepção do ir além, em direção ao protagonismo; Evidenciou-se como possíveis fragilidades ao protagonismo estudantil a insuficiente interdisciplinaridade, o distanciamento entre o que é abordado na teoria com o que é vivenciado na prática, a sobrecarga de atividades dos estudantes, os quais enfatizaram quase que unanimemente que além das atividades de ensino inerentes à formação, à obrigatoriedade em cumprir horas em atividades de pesquisa, extensão e cultura tornavam ainda mais difícil o seu protagonismo diante do cansaço e do tempo limitado para estudar. No tocante à contribuição das metodologias de ensino, a baixa adesão de alguns docentes quanto à utilização de métodos inovadores foi destacada. Ainda de acordo com a fala dos participantes, diante da pluralidade de estratégias pedagógicas utilizadas no decorrer da graduação, a importância das aulas atrativas e diversificadas, com metodologias adequadas que contribuam para o processo de aprendizado e desenvolvimento, estimulam consideravelmente um maior protagonismo. Muitos docentes do campo da saúde não apresentam formação didático-pedagógica adequada, baseando sua prática educacional em modelos profissionais encontrados durante sua formação4. Torna- se desafiadora a transição que propõe mudanças curriculares significativas, com habilitação dos professores e enfrentamento das resistências visando ao aperfeiçoamento do exercício docente e das novas práticas. No entanto, cabe destacar que o Projeto Pedagógico do Curso em questão passa por um processo de reestruturação, visando redimensionar a organização da matriz curricular, bem como sensibilizar os docentes quanto ao uso de métodos de ensino mais atrativos e resolutivos. Percebe-se ainda que, na categoria que investigou a percepção do ir além, em direção ao protagonismo, os estudantes estabelecem alternativas para protagonizar o seu aprendizado, destacando o desenvolvimento de atividades de pesquisa, extensão, bem como o estudo extraclasse. Conclusão: O estudo permitiu concluir que o protagonismo estudantil é possível, porém poderia ser mais efetivo se as fragilidades evidenciadas fossem minimizadas. Além disso, ao aprimorar as estratégias de ensino através do emprego das metodologias ativas, há um estímulo maior por parte dos estudantes quanto à interação, criatividade e, consequentemente, o aprendizado se desenvolve de uma forma diferenciada, melhorando assim o seu desempenho acadêmico. Contribuições/implicações para a enfermagem: Acredita-se que a pesquisa poderá contribuir para o desenvolvimento de novos olhares para a formação profissional em saúde e especificamente na enfermagem, em uma perspectiva mais ativa do estudante no seu processo de aprendizagem. Essa compreensão sugere o esforço dos princípios da participação e a corresponsabilização dos docentes e estudantes como elementos indispensáveis para o processo de formação, na perspectiva de tornarem-se profissionais generalistas, críticos e reflexivos, comprometidos com a qualidade da saúde da população.


Referências:
1. Alfaro-Lefevre, R. Aplicação do processo de enfermagem: promoção do cuidado colaborativo. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 283 p. 2. Candida, CS. Francine, LG. Betina, HSM; Cecília A. Suelen G. Ana IJS. O ensino da Sistematização da Assistência na perspectiva de professores e alunos. Rev. Eletr. Enf. [Internet], v. 13(2), p.174-81, abr/jun. 2011. 3. Adriana V. Evelise MLP. Metacognição em grupos de Problem-based Learning (PBL). Santa Maria v. 42 n. 2 p. 421-434 maio/ago. 2017