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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 4928799

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4928799

DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENFERMEIROS PEDIATRAS: REFLEXÃO SOBRE AS CIRCUNSTÂNCIAS QUE LEVARAM A CRIAÇÃO DO PRIMEIRO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA

Autores:
Isaura Setenta Porto ; Tania Cristina Franco Santos ; Suely Lopes de Azevedo ; Cássia Barbosa Reis ; Aline Silva da Fonte Santarosa de Oliveira

Resumo:
Ao longo do tempo, os docentes da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) e de outras instituições foram titulados no nível de Mestrado. Esse novo perfil favoreceu a formação do pensamento crítico-reflexivo, com evidentes reflexos no preparo profissional com competências diferentes. No bojo da Reforma universitária, promove-se alteração que estabeleceu novo currículo mínimo para o ensino de graduação, aprovada através do Parecer 163/72 e Resolução 4/72 do Conselho Federal de Educação. Até então, o currículo vigente datava de 1962 e estava centrado nas clínicas especializadas, tendo os hospitais como centros hegemônicos de assistência à saúde1. Porém, com aprovação do Parecer 163/72, conhecido como o currículo das habilitações, a EEAN e as demais instituições de ensino superior da enfermagem passam a ter como um novo direcionador do processo de formação2. Esse currículo compreendia três partes: Pré- profissional; tronco profissional e as habilitações, divididas em: Enfermagem de Saúde Pública; Enfermagem Obstétrica e Enfermagem Médico Cirúrgica. Os campos de prática da enfermagem pediátrica eram os hospitais vinculados à universidade e de forma integrada ao conteúdo teórico. Nessa linha de reflexão, o espaço da prática era favorável ao convívio com estudantes de Medicina e de outros cursos que formavam profissionais que participam da equipe de saúde nas unidades hospitalares. A rigor, a história dos cuidados à saúde da criança acompanha a evolução do conceito e tratamento social conferido à infância no seio da sociedade, bem como a trajetória da ciência, da tecnologia e de dados epidemiológicos referentes à mortalidade infantil, em seus primeiros meses de vida. Assim, as transformações socioculturais, econômicas, políticas e tecnológicas ocorridas no século XX influenciaram a medicina de modo geral e a Pediatria em particular, refletindo-se nos requisitos e demandas referentes aos cuidados e, portanto, à formação em Enfermagem. Em relação à assistência específica à criança, além da insuficiência numérica e sub-utilização de enfermeiros, cabe ressaltar a falta de estudos adicionais ao Curso de Graduação em Enfermagem para permitir um preparo mais profundo nos problemas relacionados à infância, suas necessidades prioritárias, os fatores de equilíbrio da saúde da criança e os recursos assistenciais que podem ser utilizados para maior eficácia das ações de enfermagem4. Dessa forma, as instituições responsáveis pela formação em enfermagem mobilizaram-se no sentido da atualização de conhecimentos e habilidades profissionais da categoria. Entre outras estratégias, promoveram cursos de especialização, no intuito de corresponder às demandas da assistência. **Objetivo**: Descrever as circunstâncias que determinaram a criação do Curso de Especialização em Enfermagem Pediátrica na EEAN. O suporte teórico da pesquisa baseou-se nos conceitos de violência simbólica, habitus e campo, formulados pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu. **Metodologia**: Estudo descritivo, reflexivo, apoiado em procedimentos da história oral, entre outras fontes documentais. Na investigação baseada na história oral, as principais fontes são as primárias, que consistem em informações pessoais, baseadas em vivências, experiências, ou outras dimensões individuais e coletivas, as quais não poderiam ser obtidas por outros meios3. Com esses subsídios, no desenvolvimento da coleta de dados e informações para a pesquisa, recorreu-se ao acervo documental dos cursos Lato Sensu arquivados no setor de pós-graduação da EEAN e à Hemeroteca, plataforma online do Acervo Digital da Biblioteca Nacional e a fontes pertencentes ao acervo do Centro de Documentação da Escola Anna Nery (CEDOC/EEAN), que foi criado para recuperar a memória dos principais movimentos da enfermagem na História Contemporânea do Brasil. A seleção do corpus documental ocorreu entre agosto de 2014 e dezembro de 2015. Quanto aos aspectos éticos e legais, o estudo atendeu as exigências do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, nos termos da Resolução n.º 466/2012, que orienta as pesquisas com seres humanos, obtendo aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da EEAN / Hospital Escola São Francisco de Assis, no dia 13 de abril de 2015. **Resultados**: As variáveis do contexto sócio- político e ideológico brasileiro impulsionaram o desenvolvimento científico e tecnológico das políticas públicas de atenção integral à saúde da criança, o que refletiu decisivamente na criação da pós-graduação em estrito e lato sensu e na reformulação curricular no nível de graduação, com a inserção das habilitações em Enfermagem. A formação do enfermeiro na área pediátrica restringe-se, ao ensino ministrado no Tronco Profissional comum, cuja carga horária variava de uma para outra Escola, de 160 a 250 horas de atividades teórico-práticas4. Essa evolução também se refletiu na qualificação e titulação do corpo docente, bem como nas escolhas de enfermeiras quanto à especialização nos diversos níveis de formação. Os dados obtidos e as informações apresentadas propiciaram vigorosos alicerces à hipótese de que, na senda teórica defendida por Pierre Bourdieu, a formação especializada tende a ser vislumbrada como reforço à atuação qualificada no exercício profissional da docência e nos campos de prática. **Conclusão:** Na trajetória empreendida desde meados do Século XX, de conquista de espaço na luta de poder no seio da equipe de saúde, de ampliação de capital científico, profissional e cultural, propiciando, aos egressos e docentes os conhecimentos necessários às novas demandas de assistência à criança, com destaque ao enfrentamento do elevado índice de mortalidade materno-infantil, a EEAN empreendeu estratégias para criação do curso de especialização de enfermagem pediátrica em 1985. Dessa forma, as iniciativas, estratégias e motivações subjacentes à criação do Curso de Especialização em Enfermagem Pediátrica da EEAN refletem demandas do contexto político e da evolução técnica e científica referentes aos cuidados à criança. **Implicações do estudo**: Os principais resultados propiciam subsídios a outras pesquisas e iniciativas críticas, no intuito de aprimorar a formação e prática de enfermeiras na área Pediátrica, o que favorece o atendimento dos direitos das crianças no que se refere à prevenção, preservação e qualidade de saúde. A produção científica em Enfermagem ainda apresenta lacunas referentes à Especialização em Enfermagem Pediátrica, com seus desdobramentos contemporâneos, principalmente tomando-se como fontes os protagonistas do processo de formação na área.


Referências:
1. ALBA, Lucia and B. L. de Barros... [et al] – Processo de Enfermagem: guia pratico / Conselho Regional Enfermagem de São Paulo: COREN-SP, 2015, 1e, 113p. ISBN 978-85-68720-01-1. https://issuu.com/rozepedroso/docs/sae-web. 2. ALVIM, ALS. O Processo de Enfermagem e suas Cinco Etapas . Rev. Enfermagem em Foco. 2013 ; e-ISSN: 2357-707X i-ISSN: 2177-4285. http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/viewFile/531/214. 3. HOCKENBERRY, J. M. and WILSON. D. [et al] – Wong, manual clínico de enfermagem pediátrica ;[tradução Antonio Francisco Dieb Paulo...et al] . – Rio de Janeiro :Elsevier, 2012. 346p. ; il., 28 cm. 4. SILVA, J. P. and GARANHANI. M. L. [et al] – Sistematização da Assistência de Enfermagem na graduação: um olhar sob o Pensamento Complexo . Rev. Latino-Am. Enfermagem. [online]. jan.-fev. 2015 ; 23(1):59-66. http://www.scielo.br/pdf/rlae/v23n1/pt_0104-1169-rlae-23-01-00059.pdf. 5. SOSSELA, Cláudia Roberta and SAGER, Fábio. A criança e o brinquedo no contexto hospitalar. Rev. SBPH [online]. 2017, vol.20, n.1, pp. 17-31. ISSN 1516-0858. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582017000100003.