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4912953 | CARDÁPIO DE SUGESTÕES: ESTRATÉGIAS NA CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS E PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL – RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Viviane Lins Araújo de Almeida ; Bianca Abreu Giestal Filgeiras ; Taylah Raphaela Sarmento Moreira Costa ; Elaine Antunes Cortez |
Resumo: **Introdução:**O conceito de promoção da saúde foi definido como o processo de capacitação dos indivíduos e comunidades para melhorar a sua saúde e qualidade de vida, e exercer um maior controle nesse processo ¹. Outro conceito importante a ser destacadoé ode saúde mental que é determinado pela relação mútua de fatores físicos, ambientais, sociais, psicológicos e espirituais, e é parte integrante de todo o desenvolvimento humano². Desse modo, é importante salientar que as intervenções lúdicas podem contribuir neste processo, visto que o lúdico colabora de maneira importante para a evolução do ser humano, independente da sua condição de saúde e do fato de estar em um espaço hospitalar³. O lúdico permite modificações no ambiente hospitalar, ajudando a melhorar receptividade do tratamento e proporcionando uma melhor comunicação entre pacientes, equipe de profissionais de saúde e familiares. Dessa formao lúdico é usado como um instrumento cotidiano nos serviços de saúde, ajudando assim a expandir uma assistência de qualidade4.Quando uma pessoa está hospitalizada a sua melhora depende do seu empenho no processo de restabelecimento. Vale ressaltar que não é um trabalho simples, já que a pessoa encontra- se debilitada, e fora da sua rotina normal. Como forma de facilitar a recuperação do paciente, a equipe de saúde entra com a humanização no atendimento e o uso de técnicas lúdicas. Assim,o lúdico surge como um importante instrumento de trabalho, especialmente para a enfermagem, no restabelecimento da saúde humana, de modo que vem trazendo resultados importantes5. Dessa maneira como monitora voluntária da disciplina de “Promoção a Saúde Mental” tive a oportunidade de desenvolver um projeto de monitoria voltado para os alunos, que tinha como propósito melhorar a comunicação entre aluno-paciente nas práticas da disciplinaque são realizadas no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), com a finalidade de promoção da saúde mental dos pacientes.O projeto de monitoria consistiu na criação de um “cardápio” de promoção da saúde mental para pacientes internados no HUAP, que contêm opções de como os alunos podem promover a saúde mental junto com os pacientes, sendo oferecido neste cardápio um leque de intervenções promotoras de saúde mental, tais como: jogos, leitura, arte com as mãos, beleza, seção infantil, brinquedos, musicoterapia e comunicação. O maior intuito da monitoria é instrumentalizar os alunos para promover a saúde mental dos pacientes internados e dos grupos para os quais as atividades são destinadas. É válido destacarque as práticas lúdicas podem ser incorporadas na assistência do profissional de enfermagem, já que estas atividades não ocasionam prejuízo das suas funções.**Objetivo:**Descrever o processo de elaboração e implementação de um cardápio de práticas promotoras da saúde mental como estratégia educativa e analisar a utilização do cardápio no ensino prático de saúde. **Descrição Metodológica:**Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado no Hospital Universitário Antônio Pedro, e na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa localizado no município de Niterói, estado do Rio de Janeiro. Os alunosque participaram foram os que cursaram a disciplina de Promoção a Saúde Mental no ano de 2017 e que haviam passado pelo campo prático. A principal queixa dos alunosfoi a dificuldade de interação com os pacientes no campo prático. **Resultados:**O diário de campo foi realizado durante o Ensino Teórico Prático (ETP), durante a monitoriada disciplina de Promoção a Saúde Mental os alunos foram acompanhados, onde foi anotado as principais impressões acerca dos alunos durante o campo prático. Os alunos usaram como material de apoio o cardápio para pacientes internados no Hospital Universitário Antônio Pedro, desse modo no decorrer do campo prático pode ser percebido que os alunos obtiveram facilidade para utilizar o cardápio com os pacientes.No campo prático foi observado que nem todos os alunos optavam por levar somente o cardápio para os pacientes, alguns já levavam junto com o cardápio algum material para facilitar a abordagem daquele paciente. Fato este que foi bem recebido pelos pacientes. Logo, pode ser percebido durante o campo prático que o cardápio foi um facilitador na comunicação entre aluno e paciente, já que muitos alunos já chegavam com o cardápio para abordar o paciente e isso ajudava na interação paciente-aluno e promovia a saúde mental dos pacientes internados e dos alunos que estavam utilizando o cardápio.** Conclusão:**A partir da experiência vivenciada pode-se concluir que a utilização de formas lúdicas de ensino, como a aplicação do cardápio de promoção a saúde mental em conjunto com os materiais disponibilizados, serve de aprimoramento da metodologia de ensino-aprendizagem. A diversificação das formas de ensino, com a aplicação de técnicas como essa vai além da transmissão de conteúdo, sendo de total importância para o resgate do interesse e disposição do aluno a aprender o conteúdo que foi abordado em sala de aula. **Contribuições/ Implicações para a Enfermagem:**O “cardápio” de promoção da saúde mental para pacientes internados no HUAPcontribui para o ensino de graduação em enfermagem, pois ajuda na saúde mental dos acadêmicos, e na qualidade da assistência prestada aos pacientes internados no Hospital Universitário Antônio Pedro.Por conseguinte, também colabora com o ensino da disciplina “Promoção a Saúde Mental”, produzindo dessa forma um material científico que irá auxiliar a prática e o ensino em enfermagem.
Referências: 1Carvalho JL, Backes DS, Lomba MLLF, Colomé JS. Intercâmbio acadêmico internacional: uma oportunidade para a formação do futuro enfermeiro. Rev Enf Ref [internet]. 2016 Jul [Acesso 2017 Out 05]; 4 (10): 59-67. Disponível em: http://dx.doi.org/10.12707/RIV16018.
2Cruz RAO, Araujo ELM, Nascimento NM, França JRFS, Oliveira JS. Ensino do processo de enfermagem na academia: relato à luz de Maguerez. J Nurs UFPE on line [Internet]. 2017 Dez [Acesso 2018 Jan 20]; 11 (Supl.12): 5471-5477. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/22496/25522
3Guskuma EM, Dullius AAS, Godinho MLSC, Costa MST, Terra FS. Mobilidade acadêmica internacional na formação em enfermagem: relato de experiência. Rev Bras Enf [online]. 2016 Set-Out [Acesso 2017 Set 20]; 69 (5): 986-990. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v69n5/0034-7167-reben-69-05-0986.pdf. |