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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 4873539

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4873539

DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DURANTE O PROCESSO FORMATIVO

Autores:
Edison Luiz Devos Barlem ; Laurelize Pereira Rocha ; Bruna Ruoso da Silva Neutzling ; Matheus Ferreira de Oliveira

Resumo:
**Introdução:** Atualmente, as crescentes demandas de trabalho impostas pela sociedade exigem dos trabalhadores uma personalidade proativa, que permita agir frente aos desafios cada vez mais frequentes em sua rotina profissional, como por exemplo: prazos curtos para cumprimento de metas, falta de tempo para a realização de um serviço de qualidade, abordagem a diferentes realidades e constante pressão psicológica1. Dessa maneira, no que tange a enfermagem, essa caracteriza-se como uma profissão que abrange múltiplos contextos sociais, éticos e políticos no desenvolvimento do seu cuidado, no intuito de proporcionar assistência, ao cidadão, família e comunidade, levando em consideração as particularidades que permeiam seu entorno2. Dessa forma, o processo formativo do profissional enfermeiro, deve possuir uma característica dinâmica, estando em constantemente adaptação às modificações dos diversos setores sociais3,4. Assim, o crescimento constante e acelerado das demandas de trabalho na área da saúde exige cada vez mais um nível de complexidade tecnológica no que diz respeito aos cuidados em saúde, torna-se necessário que sejam inseridos no mundo do trabalho profissionais enfermeiros críticos-reflexivos e com capacidade de adaptação a diferentes realidades, uma vez que o excesso de exigências para suprir tais demandas, já no período acadêmico, pode levar os estudantes de enfermagem a experimentar algumas dificuldades durante o processo formativo, relacionadas principalmente as relações interpessoais, relações com os docentes, currículo, conteúdos, grade de horários e estrutura física. Para isso, é preciso que exista uma modificação no que diz respeito ao processo formativo, considerando a importância da educação dos indivíduos, de forma condizente com as características exigidas pelo mundo do trabalho5. Contudo, as exigências formativas, devem adaptar-se as diferentes realidades dos estudantes de enfermagem, possibilitando assim, que os mesmos consigam acompanhar de forma eficaz e coerente todo o processo formativo, pois o  ingresso em uma universidade pode tornar-se um promotor significativo de dificuldades na vida dos estudantes, uma vez que as constantes responsabilidades, atribuições e deveres, podem proporcionar sensações como angustia, ansiedade e medo, provenientes da não adaptação a esse novo contexto. Diante disso, o presente estudo teve como **objetivos** conhecer as dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos de enfermagem durante o processo formativo e identificar as estratégias utilizadas pelos estudantes para combater essas fragilidades decorrentes da formação acadêmica e profissional. **Método:** Estudo qualitativo, do tipo exploratório-descritivo, desenvolvido com 18 estudantes de enfermagem da primeira a nona série do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública no sul do Brasil, sendo selecionados para esse estudo dois representantes de cada série do curso, através de uma amostragem não probabilística do tipo bola-de-neve, onde o primeiro participante selecionado indicou o próximo e assim consecutivamente até atingir todas as séries do curso. Foi utilizado como instrumento de pesquisa um roteiro previamente estruturado, contendo questões abertas referentes às dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos de enfermagem durante sua formação e os aspectos éticos foram respeitados, garantindo a proteção dos direitos humanos, conforme as recomendações da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Esse estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa na área da saúde (CEPAS -FURG), sob parecer de número 14/2017.**Resultados:** Após a realização de uma análise textual discursiva, emergiram quatro categorias: _Dificuldades Relacionais e Pessoais_, nessa categoria foi possível identificar as dificuldades acadêmicas enfrentadas pelos discentes no que diz respeito à relação com professores, colegas e equipe hospitalar, assim como os aspectos pessoais que podem influenciar negativamente no período de formação, mostrando-se como uma dificuldade. _Estrutura física deficitária,_ essa categoria contempla os problemas relacionados à estrutura física deficitária no ambiente formativo, abordando a falta de materiais nas unidades hospitalares de atuação dos estudantes, a divergência de materiais utilizados na prática laboratorial e na prática hospitalar propriamente dita. Além disso, surgiram como dificuldades nessa categoria, o acervo bibliotecário insuficiente e a indisponibilidade de horários do laboratório de práticas de enfermagem. _Dificuldades relacionadas ao processo de ensino aprendizagem, _nessa categoria foram abordados os elementos que dificultam o processo de ensino aprendizagem na formação dos futuros profissionais de enfermagem, sendo eles o suporte teórico oferecido insuficiente, a elevada carga horária do curso, a falta de experiência na prática assistencial hospitalar por parte dos docentes, a disparidade de informações sobre um mesmo conteúdo propagadas aos alunos pelos professores e dificuldade de associação de disciplinas teórico-práticas, sendo esses fatores, os principais inviabilizadores de um ensino e obtenção de conhecimento adequados na formação do acadêmico e _Estratégias de enfrentamento_, emergem nessa categoria as estratégias de enfrentamento dos estudantes no que se refere às dificuldades encontradas em sua formação acadêmica, subdividindo-se em duas subcategorias, que são elas: o suporte emocional e o enfrentamento do problema, apresentando-se como elementos de auxílio ao aluno para superar momentos difíceis durante sua trajetória na universidade. **Conclusão:** O estudo possibilitou identificar as dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos de enfermagem durante o seu período de graduação, assim como reconhecer as estratégias de enfrentamento adotadas por eles para combater os problemas decorrentes da graduação, possibilitando a percepção de que apesar de estar diretamente relacionado a qualidade do ensino, a formação acadêmica e suas constantes exigências e atribuições expõem o estudante de enfermagem ao enfrentamento  de diversas fragilidades que inviabilizam um correto processo de ensino-aprendizagem. **Contribuições/implicações para a Enfermagem: **O estudo contribuiu para a difusão da temática, também possibilitou a identificação das dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos de enfermagem durante o seu período de formação, reconhecendo quais as estratégias de enfrentamento adotadas por eles para combater tais dificuldades. Uma vez que conhecer melhor as dificuldades enfrentadas pelos estudantes durante a sua graduação, torna-se imprescindível para uma formação de qualidade, visto que, essas dificuldades podem levar o discente a um desgaste físico e psicológico, desencadeando sentimentos de desmotivação e desinteresse no curso, acarretando em um baixo rendimento acadêmico.


Referências:
1.Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES Nº 3, 07 / 11 / 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em enfermagem. Disponível em: Acesso em 01-03-18. 2. Teixeira, E. Em tempos de novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de graduação em enfermagem. Rev Enferm UFSM 2017 Abr./Jun.;7(2): iii-iv. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/28859/pdf. Acesso em 08-03-2018. 3. Neto, D.L. Aderência dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais. Rev Bras Enferm, Brasília 2007 nov-dez; 60(6): 627-34. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000600003. Acesso em 08-03-2018. 4.Fernandes J.D., Rebouças L.C. Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem: avanços e desafios. Rev Bras Enferm. 2013;66(esp):95-101. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v66nspe/v66nspea13.pdf. Acesso em 08-03-2018. 5. Jonathan Rosa Moreira Jefferson Bruno Pereira Ribeiro. Prática pedagógica baseada em metodologia ativa: aprendizagem sob a perspectiva do letramento informacional para o ensino na educação profissional. Periódico Científico Outras Palavras, volume 12, número 2, ano 2016, página 93-114. Disponível em: http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao5/article/view/722. Acesso em 08-03-2018