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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 4873025

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4873025

CONSTRUCTO EDUCACIONAL INOVADOR NA ELABORAÇÃO DE UM SEMINÁRIO REGIONAL - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Fábio da Costa Carbogim ; Camila Messias Ramos ; Patrícia Paula Eduardo Ferreira ; Talita de Oliveira Machado Duque

Resumo:
**Introdução**: a literatura recente no âmbito do processo formativo do profissional enfermeiro tem recomendado a utilização de metodologias de ensino que possibilitem uma docência humana, crítica e reflexiva, que alicerce a formação de um profissional competente e comprometido com a saúde da população. Os programas de pós-graduação _stricto senso_ têm a preocupação de capacitação do aluno para atuar na futura formação destes profissionais de maneira a possibilitar que se forme um enfermeiro capaz de prestar um cuidado humano e científico ao indivíduo. Diante disto, vemos a inserção de metodologias ativas e problematizadoras nos programas de mestrado com o intuito sustentar uma prática transformadora onde o aluno possa realizar atividades dentro de um contexto, de forma engajada tendo um papel ativo no processo de construção do saber.1 Para Paulo Freire o aluno deve superar obstáculos para impulsionar o processo de aprendizagem, ele nos apresenta que a construção de conhecimento a partir de experiências prévias promove um saber sólido que estimula o retorno a prática com o intuito de transformá-la.2 Autores3 alertam que é premente a necessidade de transformar os processos de ensino-aprendizagem, de forma que o docente ao tornar-se mais reflexivo e dialógico possibilite a participação ativa e crítica dos alunos em diferentes atividades. Nesta perspectiva, a participação ativa na elaboração, preparação e atuação em um seminário regional se apresenta com uma oportunidade de proporcionar aos discentes a aprendizagem através do protagonismo ativo no processo de construção do saber. **Objetivo:** relatar a vivência no desenvolvimento de um seminário regional produzido por alunos do curso de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora, como requisito avaliativo da disciplina Educação em Enfermagem. **Descrição Metodológica:** Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, sobre a vivência no planejamento, execução e avaliação de um seminário regional por alunos do Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora sob a proposta de metodologias ativas e construtivistas, da disciplina Educação em Enfermagem, sendo discentes e docentes co-participantes do processo ensino aprendizagem. A disciplina teve como objetivo compreender os processos educativos, potencializando a capacidade crítica e reflexiva sobre o exercício da docência e da formação em enfermagem. As atividades ocorreram entre o período de setembro a dezembro de 2017, através de dez encontros, sendo que no penúltimo ocorreu a realização do seminário. Este evento teve duração de 8hs e contou com a presença de 92 participantes. **Resultados**: O seminário regional foi posto como requisito avaliativo na disciplina de Educação em Enfermagem. Inicialmente foram propostos quatro processos avaliativos: a elaboração de um portfólio; leituras semanais com participação ativas nas discussões realizadas em sala de aula; apresentação de uma aula dialogada e; a realização de um seminário regional. Este último foi desenvolvido a partir do tema central “O processo de formação em enfermagem: caminhos para a valorização do trabalho e construção de uma sociedade democrática”. Os objetivos deste evento eram ascender um debate regional sobre os paradigmas da educação em Enfermagem na atualidade, aproximar os atores envolvidos no processo de ensino aprendizagem e oportunizar a concretização da prática educacional em enfermagem por meio de metodologias ativas de ensino e avaliação. Todos os mestrandos que encontravam-se cursando a referida disciplina participaram ativamente do evento, desde a organização até a implementação do mesmo. As comissões formadas para a realização do evento foram: comissão temática, responsável pelo fechamento da programação, definição do tema central, da emenda, dos objetivos e pela criação das regras para apresentação de trabalhos; comissão de cerimonial e certificação, encarregada de providenciar ofícios e convites, definir modelo de certificado e atuar no cerimonial; comissão de secretaria cuja a atribuição era de definição do processo de inscrição;  comissão de divulgação que se encarregou da criação da arte e do processo de divulgação; e comissão de infraestrutura que se incumbiu de providenciar local para o evento, busca de apoios e patrocínios externos. O público alvo eram enfermeiros, técnicos de enfermagem, docentes e discentes de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação em enfermagem. Os temas em destaque e alvo de reflexões e debates foram: os avanços, desafios e perspectivas na formação do enfermeiro no contexto das diretrizes e do trabalho em saúde e em enfermagem; avaliação na formação do profissional da enfermagem, educação permanente e os desafios do enfermeiro docente na formação do profissional de nível médio e superior. Os resultados apontam que quando utilizamos metodologias ativas, dialógicas e interativas, mediamos as possibilidades de aprendizado e construção de saberes através de um a senso crítico e reflexivo que contribui para a realização de um trabalho autônomo e colaborativo. A adoção de um método diversificado de ensino aprendizagem contribui para uma formação que instiga o protagonismo do aluno sem deixar de lado a capacidade de percepção e cooperação com os vários atores envolvidos no processo. **Conclusão**: A proposta metodológica da realização de um seminário regional por alunos de uma pós-graduação _stricto senso_ promove a oportunidade de um crescimento e aprendizagem significativa dos mestrandos, pois proporciona a possibilidade de sobrepujar os espaços convencionais das salas de aulas levando o aluno a atuar de uma forma crítica e inovadora utilizando outros espaços educativos que proporcionam a construção de um saber alicerçado no conhecimento, na cientificidade, no empreendedorismo e na criatividade. **Contribuições/implicações para a Enfermagem**: as novas exigências do mercado demandam a formação de um profissional crítico e reflexivo que saiba atuar com rigor científico, intelectual e ético no cuidado do ser humano. Os futuros docentes precisam estar preparados para intermediar o processo de construção de aprendizagem destes profissionais. Um modelo transmissor de conhecimento que permita a reprodução de técnicas já não é mais relevante na lógica atual do processo inovador de ensino aprendizagem. Para que se proponha metodologias ativas, problematizadoras, críticas e reflexivas é necessário que se criem a oportunidade para que o futuro docente entre em contato com tais processos no decorrer do seu constructo intelectual, durante o curso de pós-graduação. Esta vivência é de suma importância quando pensamos que o enfermeiro é um educador em todas as facetas dos processos do cuidado humano.


Referências:
1-Horta WA. Processo de Enfermagem. 1ed. São Paulo: EPU; 1979; 2 -Nishio EA, Franco MTG. Modelo de Gestão em Enfermagem. 1ed. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier;2011; 3- Garcia TR, Egry EY. Integralidade da atenção no SUS e Sistematização da Assistência de Enfermagem.1ed. Porto Alegre: Ed. Artmed; 2010; 4- Brasil. Ministério da Saúde. Portaria n.º 825, de 25 de abril de 2016. Brasília, DF, 2016. 2016 abr. 25; 5-Nanda Internacional (NANDA-I). Diagnósticos de Enfermagem da NANDA: Definições e Classificações. 2015-2017. Porto Alegre: 2015.