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4687012 | MODELIZAÇÃO DE UMA ESCOLA TÉCNICA DO SUS NO ESTADO DA BAHIA | Autores: Juliana Maciel Machado Paiva ; Pedro Henrique Presta Dias ; Silvana Souza ; Andreia Santos Mendes ; Fernanda Guimarães Mascarenhas |
Resumo: **Introdução: **as Escolas Técnicas do SUS são escolas setoriais da saúde que funcionam em concordância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio – MEC, formalmente instituídas em âmbitos das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e/ou em parceria com Secretarias Estaduais de Educação e Secretarias Estaduais de Ciência e Tecnologia visando ser condutoras do ordenamento do processo de formação e qualificação de pessoal de nível médio em saúde**. **A integração do trabalho com a educação passou a ser para o SUS uma forma de melhorar a qualidade da assistência. A partir das ETSUS, espera-se qualificar a atuação dos profissionais de nível médio, tornando-os capazes de oferecer uma atenção humanizada, condizente com os princípios do SUS, favorecendo a construção de uma sociedade cidadã. Nesse sentido, ressalta-se a importância de avançar na busca do equilíbrio regional na oferta de vagas dos cursos de formação técnica em saúde e fortalecimento da autonomia das ETSUS para que possam constituir-se em verdadeiros centros de referência regional/estadual para a formação técnica em saúde.** Objetivo:** este trabalho tem como objetivo elaborar o modelo lógico de uma escola técnica do SUS no estado da Bahia. **Abordagem metodológica:** optou-se por um percurso metodológico qualitativo, com caráter descritivo e exploratório. Sendo dividido em quatro fases: revisão sistemática, análise documental, construção do modelo lógico e entrevista com informantes-chaves da escola em estudo. A construção do modelo lógico significa esquadrinhar a intervenção em termos de constituição de seus componentes e da sua forma de operacionalização, discriminando todas as etapas necessárias à transformação dos objetivos em metas. A revisão sistemática foi realizada no período de outubro de 2017. Trata-se de uma revisão sistemática sobre as escolas técnicas do SUS no Brasil, observando objetivos, atividades desenvolvidas, seus indicadores e resultados alcançados, buscando compreender a proposta das escolas para o país. Para a identificação dos estudos primários sobre o assunto, foram consultados os bancos de dados da biblioteca Virtual da Saúde (BVS). A busca foi realizada pela combinação dos seguintes descritores "escolas de enfermagem" and SUS; "educação técnica em enfermagem" and SUS. Como critérios de inclusão, estarem na língua portuguesa já que se trata de uma intervenção nacional, sem limite de tempo e estudo contendo a temática especificamente. Na segunda fase inicia-se com a realização da pesquisa documental no site do MS sobre temática que interagem diretamente com a EFTS. A versão preliminar do modelo lógico se configura como a terceira fase deste estudo e sua elaboração foi baseada na literatura encontrada na primeira e segunda fase do estudo. Na quarta fase, depois de aprimorado os conhecimentos sobre a escola técnica definiram perguntas que auxiliariam na melhor clarificação dos objetivos e execução das atividades da escola e elencamos os informantes chaves para a pesquisa. Delimitamos os participantes da pesquisa contemplando os atores da gestão (05) e os apoiadores institucionais (06) que articulam a escola com os municípios. Assim, definimos como critério de exclusão aqueles que não quiserem ou não estiverem presentes no período da coleta de dados em virtude de férias ou licença de qualquer natureza. Dentro destes critérios, nossa população foi de apenas 02 atores e, destes, a apoiadora institucional desmarcou a entrevista e não foi possível nova remarcação dentro do prazo da coleta de dados, assim como limitação desta fase da pesquisa obtemos apenas a entrevista da coordenadora pedagógica da escola. A coleta de dados ocorreu utilizando a técnica da entrevista semiestruturada. Foram utilizadas questões norteadoras, com a utilização de gravador. Além das perguntas do roteiro, foram utilizadas no decorrer das entrevistas questões focalizadoras e de esclarecimento que tendem a corrigir digressões e indagar informações mais aprofundadas, no intuito de esclarecer e/ou ratificar a mensagem apreendida. Os dados gerados pela entrevista foram transcritos, efetuamos uma leitura flutuante da transcrição e após outra leitura mais aprofundada para uma exploração mais criteriosa do material, buscando a triangulação entre os documentos encontrados, a fala e o modelo lógico elaborado. As discussões seguiram as dimensões trazidas no modelo lógico: Dimensão Organizacional, Atividades Pedagógicas e Integração Inter e Intrainstitucional. Não foi necessário submeter a pesquisa ao comitê de ética, pois a mesma teve como objetivo apenas o monitoramento de um serviço, para fins de sua melhoria, tendo como base um conhecimento que poderá ser utilizado por aquele serviço ao qual se destina. **Resultados:** Como resultado da revisão sistemática chegamos a 100 artigos inicialmente identificados com a estratégia de busca utilizada, foram lidos os títulos e resumos de todos os artigos identificados, destes 85 não cumpriam os critérios de inclusão, apenas 15 artigos comtemplavam e destes, três (3) não foi possível encontrar o texto na íntegra, assim 12 cumpriam com os critérios de inclusão da revisão. Apesar da complexidade da intervenção estudada e esta possuir características multifacetadas, foi elaborado o modelo lógico, entendendo que seus componentes muitas vezes são interdependentes e tem em sua natureza a descentralização como diferencial. **Conclusão:** o presente trabalho elucidou uma realidade complexa das escolas técnicas do SUS, que evidencia conflitos e questões de debate sobre a necessidade de mudanças no seu arcabouço estrutural a fim de alcançar os objetivos propostos. O modelo lógico elaborado contribui para clarificar os objetivos das ETS e desenhar sua operacionalização de acordo com os princípios do SUS destacando a universalidade de acesso e a integralidade. Também, observamos a redução do fazer da escola na prática da EFTS e a incorporação de objetivos, que não estão alinhados com os objetivos encontrados na revisão sistemática. **Implicações para a enfermagem:** como sugestão desse estudo fica a formulação de uma matriz de indicadores e padrões de avaliação para proceder um estudo avaliativo dessas escolas, atendendo suas peculiaridades de contexto.
Referências: 1- Jackson SF, et al. Synergy for health equity: integrating health promotion and social determinants of health approaches in and beyond the Americas. Rev Panam Salud Publica. 2013; 34(6): 473- 480.
2- Barreto CN, et al. Atenção pré-natal na voz das gestantes. Journal Of Nursing UFPE On Line. 2013; 7(6): 4354-63.
3- Silva DVR, et al. Experiências em morbidade maternal grave: estudo qualitativo sobre a percepção de mulheres. Rev Bras Enferm. 2016; 69(4): 618-624.
4- Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12ª edição. São Paulo: Hucitec; 2013. |