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Resumo: 4686086

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4686086

ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM UMA UNIVERSIDADE DO MEIO OESTE CATARINENSE SOB ÓTICA DOS DISCENTES

Autores:
Dayane C. Borille

Resumo:
O ensino de Enfermagem vem sendo alvo de reflexões e transformações, com a preocupação em atender as exigências da legislação do ensino superior e garantir que o discente desenvolva habilidades e competências ao exercício profissional, ética profissional, além de sólido conhecimento científico (1). Neste sentido, cabe ao professor a escolha e a execução da metodologia que se operacionaliza nas estratégias selecionadas, adequada aos objetivos, aos conteúdos e principalmente aos estudantes. Assim questiona-se: **quais as estratégias de ensino-aprendizagem adotadas no processo de educação sob olhar discente? **Inúmeras estratégias de ensino-aprendizagem são descritas na literatura e cabe ao professor, mediador deste processo, o planejamento e a condução do processo contínuo de ações que possibilitem aos estudantes, inclusive aos que têm maiores dificuldades, ir construindo, apreendendo o quadro teórico-prático pretendido, em momentos sequenciais e de complexidade crescente (2). Os conhecimentos e as competências vão se transformando rapidamente, considerando que a graduação dura somente alguns anos, enquanto a atividade profissional pode durar décadas. Diante disso faz-se necessário a utilização de metodologias diferenciadas na graduação, onde o aluno deve estar apto a _aprender a aprender, _levando isso durante sua vida profissional. Metodologia ativa como um processo de conhecimento, análise, estudo, pesquisa e indagações individuais ou coletivas, com o objetivo de encontrar a solução para um problema(2). Partindo disso, o professor atua como orientador para que o aluno reflita e decida por ele mesmo, tornando-se protagonista principal, responsável pela sua trajetória educacional e o professor apenas um coadjuvante, facilitador do conhecimento. Neste sentido, uma mudança que urgente nos processos educacionais é aproximar cada vez mais a formação acadêmica com a realidade. Percebe-se que há uma grande distância entre a teoria e a prática em vários contextos educacionais, tornando isso, frequentemente como um dos principais problemas. E para ocorrer essa aproximação, é necessário que tanto alunos, como professores, intervenham sobre a realidade, e não somente as expliquem e as compreendam(3). O objetivo principal deste estudo foi identificar as estratégias utilizadas pelos docentes do curso de graduação em enfermagem no ensino-aprendizagem sob ótica dos discentes. Pesquisa quanti-qualitativa e exploratória, em que foi aplicado questionário semi-estruturado  aos 69 acadêmicos da 3ª, 5ª, 7ª e 9ª fases, regularmente matriculados no primeiro semestre de 2017. Aceitaram participar da pesquisa, 56 acadêmicos assim distribuídos: 3ª fase 23 acadêmicos; 5ª fase 12 acadêmicos; 7ª fase 15 acadêmicos; 9ª fase 06 acadêmicos. Treze acadêmicos não responderam ao questionário porque não estavam presentes na sala de aula nos períodos destinados à coleta de dados, que ocorreu no mês de março de 2017. Foram respeitados todos os preceitos éticos e o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da UNIARP, sob parecer nº 65663417.0.0000.5593. Os dados quantitativos foram analisados mediante estatística descritiva e dados qualitativos apresentados em categorias temáticas. Os sujeitos destacaram que 25% (40) dos docentes utilizam estudos de caso em suas aulas; 25% (40) estudo de textos e artigo; 24% (39) seminário; 17% (28) estudo em grupo; 3% (05) painel de debates; 2% (02) que utilizam projetos; 1% (01) simpósio; 2% (04) aula expositiva com recurso audiovisual e 1% (01) não respondeu, considerando que cada sujeito poderia responder mais de uma alternativa.  Como resultado das respostas escritas, das quais após leituras exaustivas emergiram as categorias:  **Categoria 01 - A interação entre discente e docente facilita o processo de ensino-aprendizagem - **Alguns sujeitos afirmaram que a interação entre o discente e o docente torna a aula mais interessante e facilita o processo de ensino-aprendizagem, demonstradas nas falas a seguir: _“A comunicação entre o aluno e professor é essencial, pois tiramos todas as duvidas”_ (Sujeito 26); “_A interação do professor com a turma é um fator importante para as aulas teóricas. Não pode ser somente aquela aula de slides e também só falada”_ (Sujeito 41). A participação dos alunos em sala de aula, expressando as suas dúvidas e opinando sobre o conteúdo estudado, geram um ambiente rico em troca de saberes e envolve o aluno na participação ativa do seu processo de aprendizagem (4) **Categoria 02 - Estratégias de ensino utilizadas pelos docentes facilitam o processo de ensino-aprendizagem: **As estratégias de ensino utilizadas pelos docentes favorecem o processo de ensino-aprendizagem: ”_Os estudos de caso, pois mesmo que teoricamente nos dá uma base de como aplicar na prática_” (Sujeito 07); “_As dinâmicas ajudam bastante pois a forma diferente de explicar ajuda no entendimento_” (Sujeito 21); “_É interessante quando o professor fala e ensina o conteúdo, mostra imagens, faz aulas práticas, demonstra o certo, como é, como deve ser feito_” (Sujeito 43); “_Quando é em grupo é uma boa forma de aprendizagem, pois há a troca de opiniões_” (Sujeito 55). As estratégias de aprendizagem visam à consecução de objetivos, por isso deve haver clareza nesse momento tanto para os alunos quanto para os professores. Através das estratégias é possível explorar meios, modos e formas de evidenciar o pensamento (3). Os recursos didáticos audiovisuais como filmes, vídeos, televisão, são os meios utilizados pelo professor para chamar a atenção do aluno; desperta o interesse e provoca a discussão dos envolvidos, facilitando o processo de aprendizagem (4).  Ao utilizar estratégias inéditas de ensino- aprendizagem, o docente precisa lidar com questionamentos, dúvidas, inserções dos alunos, críticas, resultados incertos, respostas incompletas e perguntas inesperadas (3). **Categoria 03 - As aulas práticas contribuem para o aprendizado aproximando o discente da realidade: **Alguns dos sujeitos afirmaram que as aulas práticas contribuem para o aprendizado, pois  aproximam da prática cotidiana do enfermeiro, conforme a seguir: “ [...] _Leva o aluno mais para realidade, e é menos maçante do que algumas aulas_” (Sujeito 10); “_Fica mais real, parecendo um atendimento real nos pressiona a desenvolver as técnicas corretas_” (Sujeito 24); “_Mostra uma base de como é na vida real, para quem não tem conhecimento da área_” (Sujeito 27); “[...]_ é importante, pois nos deixa mais próximos da realidade, para os estágios e vida profissional_” (Sujeito 29). O ensino no laboratório, com a simulação de situações reais e com a realização de técnicas faz com que o aluno visualize o cuidar de forma integral e dinâmica (5). Uma aula de laboratório ideal é difícil de acontecer, pois depende muito do professor estar animado e motivado para aplicação das atividades e os alunos estarem com vontade de aprender. Neste estudo, os discentes destacaram que estudo de textos e artigos; estudos de caso e seminários são as estratégias mais utilizadas pelos docentes da Instituição e que, as aulas práticas realizadas nos laboratórios de enfermagem, contribuem para aprendizado pela aproximação à realidade do exercício profissional. Os discentes destacaram que a interação docente e discente favorece o processo de ensino-aprendizagem. Ressalta-se que nas concepções pedagógicas que adotam a transformação da realidade social, o processo de aprendizagem é centrado na “nuvem” da interação. Neste sentido, as metodologias de ensino-aprendizagem devem estimular o estudante a assumir postura ativa em seu processo de aprender, em uma aprendizagem significativa em busca da autonomia. **Descritores: Enfermagem; Ensino; Aprendizagem.** **TEMA 1: Diretrizes Curriculares Nacionais e desafios contemporâneos da formação profissional em Enfermagem**


Referências:
1Brasil. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. PORTARIA Nº 096, DE 18 DE JULHO DE 2013. Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). 2013 jul. 2 Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Subprojeto (conforme item 4.4 do Edital nº 61/2013). Mossoró. 2013. 7 p. 3Loureiro CFB. Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. Ambiente & Educação. 2003; 8: 37-54. Almeida M da C de. Para uma educação complexa. In: __. Ciências da complexidade e educação. 2 ed. Curitiba: Appris; 2017. P. 181-210.