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4686086 | ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM UMA UNIVERSIDADE DO MEIO OESTE CATARINENSE SOB ÓTICA DOS DISCENTES | Autores: Dayane C. Borille |
Resumo: O ensino de Enfermagem vem sendo alvo de reflexões e transformações, com a
preocupação em atender as exigências da legislação do ensino superior e
garantir que o discente desenvolva habilidades e competências ao exercício
profissional, ética profissional, além de sólido conhecimento científico (1).
Neste sentido, cabe ao professor a escolha e a execução da metodologia que se
operacionaliza nas estratégias selecionadas, adequada aos objetivos, aos
conteúdos e principalmente aos estudantes. Assim questiona-se: **quais as
estratégias de ensino-aprendizagem adotadas no processo de educação sob olhar
discente? **Inúmeras estratégias de ensino-aprendizagem são descritas na
literatura e cabe ao professor, mediador deste processo, o planejamento e a
condução do processo contínuo de ações que possibilitem aos estudantes,
inclusive aos que têm maiores dificuldades, ir construindo, apreendendo o
quadro teórico-prático pretendido, em momentos sequenciais e de complexidade
crescente (2). Os conhecimentos e as competências vão se transformando
rapidamente, considerando que a graduação dura somente alguns anos, enquanto a
atividade profissional pode durar décadas. Diante disso faz-se necessário a
utilização de metodologias diferenciadas na graduação, onde o aluno deve estar
apto a _aprender a aprender, _levando isso durante sua vida profissional.
Metodologia ativa como um processo de conhecimento, análise, estudo, pesquisa
e indagações individuais ou coletivas, com o objetivo de encontrar a solução
para um problema(2). Partindo disso, o professor atua como orientador para que
o aluno reflita e decida por ele mesmo, tornando-se protagonista principal,
responsável pela sua trajetória educacional e o professor apenas um
coadjuvante, facilitador do conhecimento. Neste sentido, uma mudança que
urgente nos processos educacionais é aproximar cada vez mais a formação
acadêmica com a realidade. Percebe-se que há uma grande distância entre a
teoria e a prática em vários contextos educacionais, tornando isso,
frequentemente como um dos principais problemas. E para ocorrer essa
aproximação, é necessário que tanto alunos, como professores, intervenham
sobre a realidade, e não somente as expliquem e as compreendam(3). O objetivo
principal deste estudo foi identificar as estratégias utilizadas pelos
docentes do curso de graduação em enfermagem no ensino-aprendizagem sob ótica
dos discentes. Pesquisa quanti-qualitativa e exploratória, em que foi aplicado
questionário semi-estruturado aos 69 acadêmicos da 3ª, 5ª, 7ª e 9ª fases,
regularmente matriculados no primeiro semestre de 2017. Aceitaram participar
da pesquisa, 56 acadêmicos assim distribuídos: 3ª fase 23 acadêmicos; 5ª fase
12 acadêmicos; 7ª fase 15 acadêmicos; 9ª fase 06 acadêmicos. Treze acadêmicos
não responderam ao questionário porque não estavam presentes na sala de aula
nos períodos destinados à coleta de dados, que ocorreu no mês de março de
2017. Foram respeitados todos os preceitos éticos e o estudo foi aprovado pelo
Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da UNIARP, sob parecer nº
65663417.0.0000.5593. Os dados quantitativos foram analisados mediante
estatística descritiva e dados qualitativos apresentados em categorias
temáticas. Os sujeitos destacaram que 25% (40) dos docentes utilizam estudos
de caso em suas aulas; 25% (40) estudo de textos e artigo; 24% (39) seminário;
17% (28) estudo em grupo; 3% (05) painel de debates; 2% (02) que utilizam
projetos; 1% (01) simpósio; 2% (04) aula expositiva com recurso audiovisual e
1% (01) não respondeu, considerando que cada sujeito poderia responder mais de
uma alternativa. Como resultado das respostas escritas, das quais após
leituras exaustivas emergiram as categorias: **Categoria 01 - A interação
entre discente e docente facilita o processo de ensino-aprendizagem - **Alguns
sujeitos afirmaram que a interação entre o discente e o docente torna a aula
mais interessante e facilita o processo de ensino-aprendizagem, demonstradas
nas falas a seguir: _“A comunicação entre o aluno e professor é essencial,
pois tiramos todas as duvidas”_ (Sujeito 26); “_A interação do professor com a
turma é um fator importante para as aulas teóricas. Não pode ser somente
aquela aula de slides e também só falada”_ (Sujeito 41). A participação dos
alunos em sala de aula, expressando as suas dúvidas e opinando sobre o
conteúdo estudado, geram um ambiente rico em troca de saberes e envolve o
aluno na participação ativa do seu processo de aprendizagem (4) **Categoria 02
- Estratégias de ensino utilizadas pelos docentes facilitam o processo de
ensino-aprendizagem: **As estratégias de ensino utilizadas pelos docentes
favorecem o processo de ensino-aprendizagem: ”_Os estudos de caso, pois mesmo
que teoricamente nos dá uma base de como aplicar na prática_” (Sujeito 07);
“_As dinâmicas ajudam bastante pois a forma diferente de explicar ajuda no
entendimento_” (Sujeito 21); “_É interessante quando o professor fala e ensina
o conteúdo, mostra imagens, faz aulas práticas, demonstra o certo, como é,
como deve ser feito_” (Sujeito 43); “_Quando é em grupo é uma boa forma de
aprendizagem, pois há a troca de opiniões_” (Sujeito 55). As estratégias de
aprendizagem visam à consecução de objetivos, por isso deve haver clareza
nesse momento tanto para os alunos quanto para os professores. Através das
estratégias é possível explorar meios, modos e formas de evidenciar o
pensamento (3). Os recursos didáticos audiovisuais como filmes, vídeos,
televisão, são os meios utilizados pelo professor para chamar a atenção do
aluno; desperta o interesse e provoca a discussão dos envolvidos, facilitando
o processo de aprendizagem (4). Ao utilizar estratégias inéditas de ensino-
aprendizagem, o docente precisa lidar com questionamentos, dúvidas, inserções
dos alunos, críticas, resultados incertos, respostas incompletas e perguntas
inesperadas (3). **Categoria 03 - As aulas práticas contribuem para o
aprendizado aproximando o discente da realidade: **Alguns dos sujeitos
afirmaram que as aulas práticas contribuem para o aprendizado, pois aproximam
da prática cotidiana do enfermeiro, conforme a seguir: “ [...] _Leva o aluno
mais para realidade, e é menos maçante do que algumas aulas_” (Sujeito 10);
“_Fica mais real, parecendo um atendimento real nos pressiona a desenvolver as
técnicas corretas_” (Sujeito 24); “_Mostra uma base de como é na vida real,
para quem não tem conhecimento da área_” (Sujeito 27); “[...]_ é importante,
pois nos deixa mais próximos da realidade, para os estágios e vida
profissional_” (Sujeito 29). O ensino no laboratório, com a simulação de
situações reais e com a realização de técnicas faz com que o aluno visualize o
cuidar de forma integral e dinâmica (5). Uma aula de laboratório ideal é
difícil de acontecer, pois depende muito do professor estar animado e motivado
para aplicação das atividades e os alunos estarem com vontade de aprender.
Neste estudo, os discentes destacaram que estudo de textos e artigos; estudos
de caso e seminários são as estratégias mais utilizadas pelos docentes da
Instituição e que, as aulas práticas realizadas nos laboratórios de
enfermagem, contribuem para aprendizado pela aproximação à realidade do
exercício profissional. Os discentes destacaram que a interação docente e
discente favorece o processo de ensino-aprendizagem. Ressalta-se que nas
concepções pedagógicas que adotam a transformação da realidade social, o
processo de aprendizagem é centrado na “nuvem” da interação. Neste sentido, as
metodologias de ensino-aprendizagem devem estimular o estudante a assumir
postura ativa em seu processo de aprender, em uma aprendizagem significativa
em busca da autonomia.
**Descritores: Enfermagem; Ensino; Aprendizagem.**
**TEMA 1: Diretrizes Curriculares Nacionais e desafios contemporâneos da formação profissional em Enfermagem**
Referências: 1Brasil. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. PORTARIA Nº 096, DE 18 DE JULHO DE 2013. Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). 2013 jul. 2 Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Subprojeto (conforme item 4.4 do Edital nº 61/2013). Mossoró. 2013. 7 p. 3Loureiro CFB. Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. Ambiente & Educação. 2003; 8: 37-54. Almeida M da C de. Para uma educação complexa. In: __. Ciências da complexidade e educação. 2 ed. Curitiba: Appris; 2017. P. 181-210. |