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4529782 | DO DIÁLOGO Á PROBLEMATIZAÇÃO DO SABER HISTÓRICO: UMA HISTÓRIA SOBRE OS HOSPITAIS ESPECIALIZADOS DE SANTA CATARINA | Autores: Gabriela Beims Gapski ; Ana Rosete Camargo Rodrigues Maia |
Resumo: **DO DIÁLOGO Á PROBLEMATIZAÇÃO DO SABER HISTÓRICO: UMA HISTÓRIA SOBRE OS HOSPITAIS ESPECIALIZADOS DE SANTA CATARINA**
**_Ana Rosete Maia1_**
**Gabriela Beims Gapski2**
**INTRODUÇÃO: **Trata-se se de um relato de experiência do desenvolvimento de projeto de extensão que objetiva a educação/formação histórica alicerçada no do Laboratório de Estudos do Conhecimento da História da Enfermagem e Saúde –GEHCES da Universidade Federal de Santa Catarina, que durante mais de 20 anos realiza pesquisa, ensino e extensão relacionada a História das práticas de cuidado, História das Doenças, História das Instituições/Hospitais e História das profissões de saúde sempre realizando uma interlocução com os profissionais da pratica. Estas produções podem ser visualizadas através de livros, artigos, dissertações e teses que buscam reconstruir a História da Enfermagem e da Saúde em Florianópolis e Santa Catarina. O contexto do desenvolvimento deste projeto de extensão é a Região da Grande Florianópolis, São José e São Pedro de Alcântara onde serão realizadas oficinas e visitas ao Hospital Nereu Ramos, Hospital Maternidade Carmela Dutra, Hospital “Colônia Santana’ – atualmente IPQ, Hospital de Dermatologia Sanitária Santa Tereza. Estas instituições já foram tema de dissertações e teses. Desta forma visualizamos o desenvolvimento de um projeto de extensão e de educação histórica como caminho para o estabelecimento de diálogo e de socialização do saber histórico construído que necessitava ser compartilhado, com a troca de saberes e de práticas com a comunidade e as Instituições3. Buscamos uma formação mais crítica e reflexiva dos profissionais de saúde e acadêmicos relacionadas ao conhecimento histórico cultural e social que transversalmente perpassa as políticas de saúde e assistência em cada momento histórico. Trazer e compartilhar esta história dos Hospitais Especializados ou de exclusão é abrir as porta dos hospitais e dar ‘voz “ aos que lá viveram e/ou trabalharam, que o texto se transforma ,adquire vida , convidando a todos a se envolver, refletir, questionar, criticar e posicionar-se. Assim sendo é impossível não se indagar o que passou na mente e no coração de centenas ou até milhares de pessoas que foram afastadas de seus familiares, da vida comunitária, muitos para sempre destituídos de sua identidade e de seus direitos individuais , sociais e políticos passando a integrar o grupo de excluídos e estigmatizados como “loucos” “leprosos” 1,4 As relações humanas no interior dos muros hospitalares e das colônias desvela um bastidor com a presença de conflitos, submissão, imposição, competição, negociação e proibições que permeavam as interações com sinais claros da presença do poder –saber.2 Desta forma faz-se importante retornar a estas Instituições e problematizar sua função e papel em determinado período histórico e as políticas de saúde e de Estado que as criaram. História, tempo e memória são processos interligados. **OBJETIVO:** Problematizar a história e o acervo destes hospitais especializados (doenças infecciosas, doenças psiquiátricas, doença hanseníase e maternidade, etc.) e estabelecer um diálogo com as políticas públicas de saúde da época. **METODOLOGIA: **Este projeto está sendo desenvolvido em quatro fases em espaços presenciais que acontece na sala do Laboratório de Estudos do Conhecimento da História da Enfermagem e Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina; A fase um vista como de instrumentalização com a realização de oficinas com os participantes e apresentado o conteúdo histórico de cada Instituição problematizando o saber histórico e estabelecendo uma síntese. A fase dois onde foram realizadas visitas aos Hospitais sendo realizadas mensalmente com grupos de dez participantes. A terceira fase é de problematização sobre as experiências e vivências do projeto na prática. A quarta fase é de síntese e iluminação onde os participantes buscam os sentidos e significados desta experiência e vivências na perspectiva de uma nova visão sobre a história das doenças e da saúde e o cuidado, a função e o papel destes hospitais em determinado momento histórico e a interlocução com saúde e seus desafios contemporâneos a volta de muitas das epidemias do passado que exigem um novo comprometimento profissional e político.
**RESULTADOS:** Os resultados demonstram a importância de estudar a história dos hospitais especializados e a busca de compreender as razões e sentidos de sua criação e como se desenvolviam as práticas de saúde e cuidado e as tecnologias utilizadas e suas políticas. Os resultados também demonstram, o fortalecimento e a sensibilização sobre a preservação da história e todo seu acervo, o fortalecimento de parcerias Institucionais e Profissionais, para uma formação mais crítica e reflexiva problematizando a história da saúde e suas práticas , oportunidade de empoderamento para uma postura mais participativa na atualidade em seu fazer profissional e social., produção de material didático sobre história dos Hospitais e de publicação/participação em eventos. **CONSIDERAÇÕES FINAIS: **Consideramos a importância do desenvolvimento deste projeto pela necessidade de formação de profissionais de saúde e acadêmicos críticos e reflexivos como também de oportunidade de compartilhar e sociabilizar resultados de pesquisa sobre a História dos Hospitais Santa Catarina realizadas pelo Laboratório de Estudos do Conhecimento da História da Enfermagem e Saúde.
Entendemos com fundamental para a compreensão da saúde e suas práticas de
cuidado termos o conhecimento do contexto político, social, econômico,
cultural e histórico, e também as influências destes em cada época, bem como a
participação e atuação dos profissionais de saúde. Portanto, a realização de
trabalhos de formação histórica com o uso de metodologias de ensino
problematizadora, em que o diálogo é o caminho para o surgimento de sínteses e
um novo saber e práticas sobre o saber histórico em saúde e cuidado. Conhecer
a história da saúde e do cuidado no interior das Instituições é fazer uma
viagem no tempo desmitificando preconceitos, discriminação, medos sociais e
estigmas. Reconhecer o valor e significado destas Instituições proporciona
uma visão de preservação da história como perspectiva para compreensão do
presente e possibilidades para o futuro.
**DESCRITORES: SAÚDE, EDUCAÇÃO, HISTÓRIA HOSPITAIS**
**REFERÊNCIAS:**
1.BORENSTEIN. M, S. P, M, (ORG) Enfermagem em Santa Catarina: recortes de uma
história (1900-2000) Florianópolis-SC: Editora Secco, 20111- 272 p
2.BORENSTEIN, M, S. (ORG) Hospitais da Grande Florianópolis: Fragmentos de
Memórias Coletivas (1940- 1960). Assembleia Legislativa, 2004
3.PADILHA, M, I, BORENSTEIN, M, S, SANTOS, I. Enfermagem História de uma
profissão. São Paulo Difusão Editora 2011.
4.MAIA, A, R. Enfermagem em Santa Catarina em tempos de tuberculose: Padrões
de conhecimento de cuidado de uma época (1943-1960)
Referências: 1. Fernandes JD, Rebouças LC. Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem: avanços e desafios. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2013 Sep [Acesso 2018 Mar 19];66(spe):95-101. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000700013&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672013000700013.
2. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, de 19 de dezembro de 2014. Acesso 2018 mar 13. Disponível em: http://coral.ufsm.br/ppgenf/images/Regulamentos/Regulamento_PPGEnf_ CEPE_DEZ_2014_ultimo.pdf.
3.BRASIL. Portaria Interministerial MS/MEC nº 3 019, de 26 de novembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde para os cursos de graduação da área da saúde. 2007.
4. Luckesi CC. Avaliação da aprendizagem escolar. 12ª ed. São Paulo: Cortez; 2002. |