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4519554 | CONSTRUÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO: UMA EXPERIÊNCIA DE TUTORIA A DISTÂNCIA | Autores: Luana Silveira ; Adriana Bitencourt Magagnin ; Ivonete Teresinha Schulter Buss Heidemann ; Flavia Regina Souza Ramos ; José Luís Guedes dos Santos |
Resumo: **INTRODUÇÃO: **A complexidade do atual contexto educacional desafia diariamente o processo ensino-aprendizagem, levando profissionais desta área a buscarem novos arranjos que atendam às demandas crescentes e problemáticas da qualidade _versus_ a ampliação do acesso. Assim, dentre as alternativas atuais, o Ensino desenvolvido a Distância torna-se uma possibilidade de instrumentalizar as práticas em educação, dada a relevância e predomínio da informatização em todas as ações rotineiras1. Nessa modalidade, busca-se romper o paradigma da educação bancária, referida por Freire à prática do professor realizar repetidos “depósitos” ao aluno por meio de saberes que são prontos. Nesta educação tradicional, o aluno não participa da produção do conhecimento, é um mero receptor e não há espaços para reflexões e criticização. A educação problematizadora, defendida por Freire, visa a emancipação do estudo e defende a participação do mesmo no processo educativo1,2. A Educação a Distância (EaD) obteve respaldo legal, no Brasil, através da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabeleceu no seu artigo 80 o incentivo ao desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada. Em 1998, este artigo foi revogado pelos Decretos 2.494 e 2.561 e, estes, pelo Decreto 5.622, de 20/12/2005, estabelecendo as diretrizes e bases da educação nacional vigentes3. Na área de conhecimento de enfermagem, o uso do computador vem sendo utilizado desde 1950, mas a incorporação dessa tecnologia ao campo de ensino de enfermagem brasileira teve as primeiras experiências em meados da década de 1980 e segue em desenvolvimento. Consequentemente este avanço intensificou a introdução da modalidade de EaD, que ocorre dentro de um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA)4,5. Na EaD, o tutor surge como um importante ator do processo educativo, pois deve envolver-se com o indivíduo e coletivo, humanizando as relações por intermédio do ambiente virtual, buscando conhecer as peculiaridades dos envolvidos e agir democraticamente1. Assim como outras estratégias educacionais, na tutoria a distância também existem elementos fundamentais para a atuação adequada. **OBJETIVO:** este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de tutores de um curso de especialização na modalidade de Ensino a Distância através do Ambiente Virtual de Aprendizagem, dirigido à capacitação de profissionais para a construção de projetos pedagógicos de cursos para especialização técnica de nível médio de enfermagem e capacitação para agentes comunitários de saúde, abordando linhas de cuidado das Redes de Atenção à Saúde. **DESCRIÇÃO METODOLÓGICA**: Este curso se iniciou em outubro de 2017 e esta está em desenvolvimento em todo o território nacional, o qual inclui todas as Escolas Técnicas de Formação do Sistema Único de Saúde, partindo de uma parceria entre órgãos públicos e uma universidade pública federal. O projeto tem objetivo de construir Projetos Políticos de Curso baseado em Diretrizes para Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde e Especialização Técnica de nível médio nas linhas de cuidado: Saúde Materna, Neonatal e Lactente, Urgência e Emergência, Doenças Crônicas e Atenção Psicossocial. Conta com a participação de 37 escolas participantes, 340 alunos, 14 tutores a distância (incluindo mestrandos, doutorandos e professores) e 3 coordenadoras. **RESULTADOS: **A Construção de um Projeto Pedagógico de Curso exige um trabalho em equipe, com base na visão de mundo destes participantes e missão institucional. Deste modo, observamos as peculiaridades de cada escola na construção de seus projetos, dada suas diferenças geográficas, culturais e políticas, que interferem neste processo. O compartilhamento dos valores trazidos pelos alunos possibilita construções, como sujeitos históricos, que buscam diferentes caminhos para a transformação da realidade. Considera-se o tutor a distância como agente que faz o acompanhamento das atividades do curso por meio do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVA) com as seguintes atividades: participação nas atividades de capacitação; acompanhamento diário dos fóruns; checagem diária de e-mails e mensagens; acompanhamento das atividades avaliativas de acordo com os critérios estabelecidos pelo curso, elaboração de comentários detalhados a fontes adicionais para fornecer auxílio e informações aos estudantes; elaboração de relatórios de acompanhamento dos alunos; participação nas reuniões semanais de acompanhamento e avaliação da tutoria; participação nas atividades de capacitação e educação permanente; realização de busca ativa dos alunos em caso de não acesso à plataforma por período pré-definido e acompanhamento na elaboração do trabalho final do Curso. Durante o processo de formação dos alunos percebeu-se a potencialidade de agregar diferentes tecnologias de informação e comunicação ao AVA. As tutoras, ao perceberem a desmotivação de alguns alunos, utilizam o aplicativo de telefone celular “whatsapp” e telefonemas para busca ativa, esclarecer dúvidas rápidas e criar relação de empatia com o aluno. Todas as atividades realizadas fora do AVA foram formalizadas posteriormente. **CONCLUSÃO:** A partir desta vivência, conclui-se que o EaD contribuiu com o processo formativo de ensino superior de diferentes regiões do Brasil, constituindo uma ótima ferramenta para a formação. O direcionamento dos tutores para as atividades dos alunos, apesar de estar baseado em Políticas Públicas de Saúde de nível nacional, levou em consideração as características regionais de cada Escola, as crenças, os princípios e conhecimentos prévios. O projeto construído, por si só, demandou um trabalho coletivo que contou com a participação de cada integrante do grupo escolar, elencando as necessidades regionais para alcançarem os objetivos comuns a partir da reflexão dos alunos. Isto auxiliou a instituição em relação a definição de princípios que norteiam todo o processo educativo, emergindo ideais que passaram a ser objetivos comuns. Considera-se que esta modalidade de ensino vence barreiras geográficas, alcançando diversas pessoas no imenso território brasileiro e acompanha a velocidade das informações contemporâneas. **CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **As atividades de tutoria no EaD são inovadoras e impactam na multiplicação de atores de transformação social através da educação virtual. Esta ferramenta contribui como alternativa para o processo de aprendizagem, possibilitando a participação do aluno concomitante à atuação da tutoria, construindo uma relação democrática. Além disso, promove uma fonte de experiência valiosa para pós-graduandos da área, tanto em termos de competências relacionais/comunicacionais, de domínio de tecnologias, como o de preparo para o importante papel do profissional no campo da educação continuada. Considera-se um grande desafio para o conhecimento de enfermagem apropriar-se de novas tecnologias de informação e comunicação.
Referências: REFERÊNCIAS
1. Cotta RMM, Costa GD. Assessment instruments and self-evaluation of reflective portfolios: a theoretical-conceptual construction. Interface [Internet]. 2016 [cited 2018 Mar 11]; 20(56):171-183. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000100171&lng=en.
2. Morin E. O Método 6 – Ética. Tradução de Juremir Machado da Silva. 2ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2005.
3. Cesário JB, Ribeiro MRR, Dias RBF, Rothebarth AP, Lima LPS. Reflexive portfolio as a strategy for formative evaluation. Rev Baiana de Enferm. [Internet]. 2016 [cited 2018 Mar 11]; 30(1):356-64. Available from: https://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/article/viewFile/14500/pdf_34. |