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4410976 | Resultados e indicadores da Nursing Outcomes Classification para avaliação de pacientes pré-transplante de células-tronco hematopoéticas | Autores: Andressa Burnett Reichert Torres ; Amalia de Fatima Lucena ; Priscila de Oliveira da Silva ; Rita Maria Soares ; Elizeth Heldt |
Resumo: **Introdução**: O Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (TCTH) é uma terapêutica para tratamento de muitas doenças onco-hematológicas e genéticas. Contudo, o procedimento apresenta riscos e necessita de um envolvimento muito grande do paciente e família, tanto no pré-operatório como na internação e alta hospitalar. Assim, o preparo do paciente e da família que será submetido ao TCTH inicia na consulta de enfermagem, que é uma atividade privativa do enfermeiro, legitimada pela lei do exercício profissional desde 1986. É nesta consulta que o enfermeiro, usando de sua autonomia profissional, assume a responsabilidade quanto às suas ações utilizando componentes do método científico para identificar situações, prescrever e implementar medidas de Enfermagem que contribuam para a promoção e recuperação da saúde do indivíduo e família. Assim, na instituição campo desse estudo, observou-se que os pacientes candidatos ao TCTH e seus cuidadores apresentam um melhor aproveitamento das orientações ministradas pela enfermeira quando os mesmos passam por pelo menos duas consultas de enfermagem antes da internação hospitalar para o transplante. Na primeira consulta, que tem como objetivo conhecer o paciente, sua história de saúde/doença e rede de apoio, é realizada uma anamnese detalhada, a qual possibilita a identificação das principais dificuldades e possíveis limitações do paciente e família para o cuidado necessário. Na consulta também são fornecidas algumas orientações e são realizadas combinações para as próximas consultas, assim como o fornecimento do manual de orientações sobre o TCTH e folder com as rotinas da unidade de internação. Nesta primeira consulta também é realizada a interpretação dos dados coletados com o estabelecimento do diagnóstico de enfermagem (DE), que consiste no julgamento clínico da enfermeira, a partir dos problemas de saúde e dos fatores de risco identificados, bem como das potencialidades do paciente e família. A conduta compreende a elaboração e o registro do plano de cuidados desenvolvido com as orientações e ações baseadas nos DE. A segunda consulta é basicamente de educação e orientação para o transplante. No primeiro momento o paciente e familiar são questionados sobre o entendimento da leitura do manual informativo. De forma didática, de acordo com o grau de entendimento do paciente, é realizado uma breve revisão sobre todo o processo de TMO, desde a formação da medula óssea, doença, internação, riscos, etc. Utiliza-se recursos visuais (exposição de fotos, figuras, apresentação em power-point), o que facilita a compreensão dos pacientes e familiares, diminuindo, muitas vezes, a ansiedade com o desconhecido. Nesse cenário, tem-se buscado aprimorar esse processo adequando-o às necessidades do paciente para otimizar o atendimento, com o uso de sistemas de linguagem padronizada de enfermagem, o que permite universalizar os termos utilizados na prática clínica, além de facilita a comunicação e dar maior clareza aos registros de enfermagem no prontuário do paciente. A classificação diagnóstica da NANDA International (NANDA-I), a classificação de intervenções Nursing Interventions Classification (NIC) já são utilizadas. Todavia, a classificação de resultados de enfermagem (Nursing Outcomes Classification -NOC) ainda está em processo de estudo para implementação. **Objetivos: **Identificar os diagnósticos de enfermagem (DE) mais frequentes nas consultas de enfermagem ambulatorial pré-TCTH; Definir os resultados e indicadores de enfermagem NOC mais apropriados para avaliação dos pacientes na consulta. **Descrição metodológica:** Trata-se de uma pesquisa metodológica realizada através de um estudo de validação por consenso com três enfermeiras especialistas em TCTH, três professoras de enfermagem e uma enfermeira pesquisadora em sistemas de classificação NANDA-NIC-NOC. Para a coleta de dados foi elaborado um instrumento, contendo todos os resultados de enfermagem relacionados aos DEs mais frequentemente identificados na consulta de enfermagem, com seu título, definição e seus respectivos indicadores. Os participantes da pesquisa foram instruídos a assinalar uma das opções “seleciono” ou “não seleciono”, considerando o cenário e a sua prática clínica de consulta de enfermagem. Após foi realizado uma discussão presencial entre os especialistas sobre cada resultado e indicador NOC selecionado. Para a seleção dos DEs, resultados e seus indicadores foi considerado o consenso de 100% entre os especialistas. Os aspectos éticos foram respeitados e o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Instituição. **Resultados:** Foram identificados em pacientes que são atendidos os Diagnósticos de Enfermagem (DE): Conhecimento deficiente, Comportamento de saúde propenso a risco e Medo. A partir disto, foram selecionados nove resultados da NOC e seus respectivos indicadores: 1) Conhecimento: Regime de tratamento - Indicadores: Justificativa para o tratamento; Responsabilidade de autocuidado relacionada com o tratamento contínuo; Efeitos esperados do tratamento; 2) Conhecimento: Procedimentos de tratamento - Indicadores: Procedimento de tratamento; Precauções relacionadas com o procedimento; Efeitos secundários ao tratamento. 3) Conhecimento: Controle de Infecção - Indicadores: Importância da higiene das mãos; Importância da adesão ao tratamento. 4) Adaptação psicossocial: Mudança de vida - Indicadores: Mantém autoestima; Utiliza estratégias efetivas de enfrentamento. 5) Comportamento de aceitação - Indicadores: Aceita o diagnóstico;Mantém consultas com os profissionais de saúde. 6) Comportamento de busca de saúde- Indicadores: Ato de fazer perguntas relativas à saúde; Desempenho de comportamento de saúde prescrito. 7) Cognição - Indicadores: Comunicação adequada à idade; Compreensão dos significados das situações. 8) Nível de Medo - indicadores: Inquietação; Tensão muscular; Incapacidade para dormir; Medo verbalizado; Choro. 9) Crenças de saúde: Percepção de ameaça - Indicadores: Percepção de vulnerabilidade a problemas de saúde progressivos; Percepção de impacto no estilo de vida futura. Esses resultados e indicadores estabelecidos possibilitam avaliar se as intervenções de enfermagem realizadas na consulta estão adequadas às necessidades identificadas. De acordo com as características das consultas de enfermagem pré-TCTH, optou por realizar a avaliação em três momentos diferentes: na primeira consulta, na segunda consulta e na internação hospitalar. Os resultados dessa etapa clínica serão apresentados em estudo futuro. **Conclusão: **A discussão entre as especialistas permitiu a identificação de três DEs, nove resultados e 23 indicadores NOC, com 100% de consenso. Esse momento de discussão entre professoras e enfermeiras uniu e fortaleceu a teoria aplicada à prática clínica, resultando num aprimoramento no atendimento pré-TCTH. Em etapa posterior da pesquisa, eles serão utilizados para acompanhar a evolução do paciente pré-TCTH, ao longo das consultas de enfermagem**. Contribuições/Implicações para a Enfermagem: **Estabelecer os resultados a serem alcançados nas consultas de enfermagem pré-TCTH possibilitará direcionar as ações de enfermagem no preparo do paciente e família, para as etapas que seguirão durante a internação e pós-TCTH. Avaliar as intervenções através dos resultados atingidos aprimora e qualifica a assistência, favorecendo as chances de sucesso no processo de transplante.
Referências: 1- Barbosa SFF, Amante LN, Boehs AE, Andrade SR. Guia dos estudantes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2011.
2- Ministério da Saúde (Brasil). Portaria nº 3088, de 23 de dezembro de 2011. Institui a rede de atenção psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde. Diário Oficial da União 30 dez 2011.
3- Rodrigues J. O ensino do cuidado de enfermagem em saúde mental nos cursos de graduação no estado de Santa Catarina. Tese [Doutorado em Enfermagem] – Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis; 2010.
4- Silva MG, Fernandes JF, Teixeira GAS, Silva RMO. Processo de formação da (o) enfermeira (o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas. Rev. Texto & Contexto Enfermagem; 2010; 19(1):176-84. |