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4390040 | “CAPACITA”: PRÁXIS DOCENTES COM A COMUNIDADE | Autores: Daniel Félix dos Santos ; Adriana de Sá Pinheiro ; Joyce dos Santos Freitas ; Bruna Alessandra Costa E Silva Panarra |
Resumo: **Introdução**: As ações de extensão universitária permitem a socialização do conhecimento, reduzindo o distanciamento existente entre a universidade e a comunidade, permitindo que o conhecimento se expanda. Projetos de extensão permitem a aproximação da comunidade com uma determinada instituição de ensino superior. A ideia de extensão está associada a que o conhecimento gerado pelas instituições de pesquisa deve necessariamente possuir intenções de transformar a realidade social, intervindo em suas deficiências e não se limitando apenas à formação dos alunos regulares de uma instituição1. Neste contexto a prática do professor universitário amplia-se com a dinâmica na troca de saberes do senso comum, com o saber científico produzido na universidade. **Objetivos:** Relatar ações desenvolvidas no projeto de extensão “Capacita” de uma Instituição de Ensino Superior do município de Ananindeua, Estado do Pará. **Descrição Metodológica:** Relato de experiência das ações do projeto de extensão “Capacita”, no período de janeiro de 2018, desenvolvido pela Universidade da Amazônia Ananindeua, Estado do Pará. O projeto oferece oportunidades de aperfeiçoamento profissional gratuito, tanto para os alunos da instituição, quanto para a comunidade em geral. O acesso aos cursos /oficinas ocorre por meio de inscrição on-line no site da instituição e os participantes recebem certificado de comprovação de participação que varia entre 8 a 12 horas. O projeto ocorre nas salas, auditórios e laboratórios da universidade. Os temas abordados buscam atender as necessidades de educação em saúde da comunidade. Resultados: Os curso/ oficinas foram ministrados no recesso de aulas no mês de janeiro pelos docentes da instituição. Neste último ciclo do “Capacita” os docentes do curso de enfermagem trataram sobres os temas: Aleitamento Materno, Cuidados com a Pessoa Idosa e Cuidados com os Pés Diabético. Tais temas emergiram a partir das ações do projeto realizadas em 2017. Durante os curso/ oficinas os docentes desenvolveram os temas com linguagem simples e acessível. Entre os participantes estavam cuidadores, técnicos de enfermagem, estudantes de escolas públicas, mães, idosos, donas de casa, cuidadores de idosos e crianças. As diferentes características dos participantes permitem a construção de um aprendizado coletivo, que considera os saberes da comunidade democratizando o conhecimento. Esta experiência revelou que a educação em saúde é essencial para o docente de enfermagem, pois desafia este a criar estratégias para mediar tais práticas educativas com a comunidade. O fato das ações acontecerem no espaço da universidade, reduz a distância do acesso da comunidade com a universidade, criando vínculos que vão além do contexto acadêmico. Sabe-se que hoje existem práticas extensionistas, como as que atuam em benefício de uma sociedade (bairro, cidades ou região), e outras práticas que são realizadas em forma de cursos presenciais e ou a distância, palestras, entre outros2. **C****onclusão**: Projetos de extensão como o “Capacita” mobilizam os docentes e permitem a compreensão do compromisso ético e político do educar. Observa-se que estas ações são fundamentais para o aprimoramento do agir docente e devem ser estimuladas nas universidades. **Contribuições para a Enfermagem: **O agir do docente do curso de enfermagem deve ser pautado em um trabalho de reflexão diante de sua prática. Projetos de extensão com a comunidade criam uma cultura de acessibilidade e contribuem para o fortalecimento do papel social do enfermeiro.
**Referências **
1.Divino AEA, Costa CLNA, Oliveira CEL, Costa CAC, Souza Neta HR, Campos LS,
Menezes RMJ, Cabral SCS Cabral. A extensão universitária quebrando barreiras.
Cadernos de Graduação – Ciências Humanas e Sociais 2013 Mar; 1(16): 135-140.
2.Oliveira FLB, Almeida Junior JJ. Motivações de acadêmicos de enfermagem
atuantes em projetos de extensão universitária: a experiência da faculdade
ciências da saúde do Trairí/UFRN. Revista Espaço para a Saúde 2015 Jan/Mar;
16(1): 36-44.
Referências: 1 Silva ALS; Nascimento ER; Coelho EAC. Práticas de enfermeiras para promoção da dignificação, participação e autonomia de mulheres no parto normal. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 19(3): 424-431. Jul-Set 2015.
2 Florentino LC. Presença de acompanhante em Centro Obstétrico: implantação de uma mudança pró-ativa. Rev Paul Enferm; 27(2):116-120, abr-jun. 2008 (2008),
5 Freitas WMF. Paternidade: responsabilidade social do homem no papel de provedor. Rev. Saúde Pública. 2009 fev;43(1):85-90.
4 Kruel CS; Lopes, RCS. Transição para a parentalidade no contexto de cardiopatia congênita do bebê. Psic.: Teor. e Pesq. 2012 jan/ mar;28(1):35-43.
3 Santos-Filho SF; Barros MEB.; Gomes RS. A política nacional de humanização como política que se faz no processo de trabalho em saúde. Interface. 2009; 13(1): Supl. Acessado em 20/11/2017. |