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4264474 | ENFERMEIROS EGRESSOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ: PERFIL DE FORMAÇÃO NA INTERIORIZAÇÃO | Autores: Jonatas Bezerra Tavares ; Ilma Pastana Ferreira ; Irene Elias Rodrigues |
Resumo: INTRODUÇÃO: A formação em Enfermagem no Brasil tem apresentado como
característica histórica o desenvolvimento das suas práxis formativas em
constante influência do contexto e necessidades da sociedade e do sistema de
saúde. Estão sempre presentes discussões e questionamentos sobre a formação
dos enfermeiros frente às transformações sociais e dos cenários da educação e
da saúde no país. Neste contexto, destacamos o cenário do Curso de Graduação
Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA), criado em 1944 como
Escola de Enfermagem Magalhães Barata (EEMB) – que já teve seu currículo
reformulado em oito oportunidades, sendo esta última reformulação construída à
luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem
(DCN/ENF) de 2001. A UEPA é a única instituição pública a oferecer o curso
também no interior do estado, nas cidades de Conceição do Araguaia (região
extremo sul), Santarém (região oeste) e Tucuruí (região sudeste). OBJETIVOS: o
presente estudo definiu como objeto de pesquisa os egressos do curso de
Enfermagem da UEPA dos campi do interior do estado, se concentrando em
caracterizar a formação acadêmica e continuada, assim como a avaliação feita
pelos egressos sobre a formação proporcionada pelo curso. DESCRIÇÃO
METODOLÓGICA: Estudo transversal, descritivo de abordagem quantitativa baseado
em dados primários coletados através de um questionário em plataforma online
aplicado a egressos do Curso de Graduação em Enfermagem da UEPA dos campi de
interiorização de Conceição do Araguaia, Santarém e Tucuruí entre junho a
setembro de 2017. Foram identificados 577 egressos que tinham pelo menos um
ano de formado e eram de turmas dos currículos a partir das DCN/ENF de 2001
por meio das secretarias locais e da Coordenação de Registro e Controle
Acadêmico da instituição. Foram localizados e contatados 193 egressos, dos
quais 118 responderam corretamente ao questionário e retornaram no tempo
acordado com os pesquisadores. Os dados foram coletados através de um
questionário estruturado construído por meio da plataforma online Google
Formulários, composto por vinte e quatro perguntas. Esta pesquisa foi
submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Curso de Enfermagem
da UEPA sob o parecer nº 1.574.217. Foram respeitados durante toda a pesquisa
os preceitos éticos previstos na Resolução nº 466/2012, havendo a assinatura
do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes que
concordaram em participar deste estudo. RESULTADOS: Foi demonstrada
prevalência de egressos em faixa etária jovem, do sexo feminino e solteira, e
que no momento da pesquisa encontrava-se exercendo a profissão principalmente
nas áreas hospitalar e atenção básica no setor público, destacando ainda
profissionais exercendo a docência e cargos de gestão, entre outros, com
entrada no mercado de trabalho ocorrendo em pouco tempo após a formação e com
boa parcela de egressos com renda igual ou superior a cinco salários mínimos.
Identificou-se formação com realização de atividades extracurriculares, porém
com discreta produção de pesquisas científicas, seguindo-se em busca por
qualificação através majoritariamente de especializações. A avaliação dos
egressos frente às competências estabelecidas no currículo do curso apontou
forte produção das competências de atuar na assistência de enfermagem, com
conduta pautada nos princípios éticos e legais da profissão, e potencialidades
para o ensino de enfermagem e a atuação em equipe multidisciplinar. As
fragilidades elencadas pelos egressos foram para as competências de
desenvolvimento de pesquisas científicas, participação de entidades de classe
e a utilização do processo de enfermagem. CONCLUSÕES: Este estudo proporcionou
conhecer a realidade da formação vivenciada pelos egressos do curso de
Enfermagem da UEPA nos campi da interiorização, tendo a instituição se
proposto a formar de enfermeiros no interior do estado, destacado seu
pioneirismo e protagonismo na política de interiorização da formação em
Enfermagem na região Norte e que pode acrescentar importantes termos ao
cenário atual de discussão das novas DCN/ENF. Em geral, os resultados obtidos
demonstram concordância com as demais pesquisas realizadas no tema, e
enfatizam priorização das atividades de assistência em detrimento da produção
e pesquisa científica como característica histórica do curso. O incipiente
incentivo à participação de entidades de classe, é visto como um cenário
preocupante, visto estes serem espaços representativos legítimos e valiosos
para a discussão e mobilização das lutas e avanços da categoria e na defesa do
Sistema Único de Saúde. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: traçar o panorama da
formação em enfermagem proporcionada pela Universidade do Estado do Pará no
interior do estado abre caminhos para a consolidação e o fortalecimento desta
importante estratégia de formação de enfermeiros na região Norte do país e,
que, frente ao contexto atual de discussão das novas DCN/ENF, considera-se
imprescindível o caminho oferecido por estudos com os egressos como
importantes indicadores da qualidade da formação e de possíveis aprimoramentos
dos currículos e práticas pedagógicas dos cursos de enfermagem.
Referências: 1-Guimarães TM, Silva LF, Espirito Santo FH, Moraes JRMMM. Palliative care in pediatric oncology in nursing students perception. Esc Anna Nery[internet]. 2016[cited 2018 jan 24]; 20(2):261-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v20n2/en_1414-8145-ean-20-02-0261.pdf
2-Instituto Nacional do Câncer. José Alencar Gomes da Silva. Estimativas/2018: Incidência de câncer no Brasil[internet]. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde; 2018[cited 2018 jan 24]. Available from: http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/estimativa-2018.pdf
3-Silva AF, Issi HB, Motta MGC, Botene DZA. Palliative care in pediatric oncology: perceptions, expertise and practices from the perspective of the multidisciplinary team. Rev Gaúcha Enferm[internet]. 2015[cited 2018 jan 24]; 36(2):56-62. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v36n2/1983-1447-rgenf-36-02-00056.pdf
4-World Health Organization. Palliative Care [internet]. Geneva: WHO; 2017 [cited 2017 ago 18]. Available from: http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs402/en/
5- Agencia Nacional de Cuidados Paliativos. História dos Cuidados Paliativos[internet]. São Paulo: ANCP; 2018[cited 2018 mar 06]. Available from: http://paliativo.org.br/cuidados-paliativos/historia-dos-cuidados-paliativos/ |