Imprimir Resumo


SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 4264474

E-Pôster


4264474

ENFERMEIROS EGRESSOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ: PERFIL DE FORMAÇÃO NA INTERIORIZAÇÃO

Autores:
Jonatas Bezerra Tavares ; Ilma Pastana Ferreira ; Irene Elias Rodrigues

Resumo:
INTRODUÇÃO: A formação em Enfermagem no Brasil tem apresentado como característica histórica o desenvolvimento das suas práxis formativas em constante influência do contexto e necessidades da sociedade e do sistema de saúde. Estão sempre presentes discussões e questionamentos sobre a formação dos enfermeiros frente às transformações sociais e dos cenários da educação e da saúde no país. Neste contexto, destacamos o cenário do Curso de Graduação Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA), criado em 1944 como Escola de Enfermagem Magalhães Barata (EEMB) – que já teve seu currículo reformulado em oito oportunidades, sendo esta última reformulação construída à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem (DCN/ENF) de 2001. A UEPA é a única instituição pública a oferecer o curso também no interior do estado, nas cidades de Conceição do Araguaia (região extremo sul), Santarém (região oeste) e Tucuruí (região sudeste). OBJETIVOS: o presente estudo definiu como objeto de pesquisa os egressos do curso de Enfermagem da UEPA dos campi do interior do estado, se concentrando em caracterizar a formação acadêmica e continuada, assim como a avaliação feita pelos egressos sobre a formação proporcionada pelo curso. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Estudo transversal, descritivo de abordagem quantitativa baseado em dados primários coletados através de um questionário em plataforma online aplicado a egressos do Curso de Graduação em Enfermagem da UEPA dos campi de interiorização de Conceição do Araguaia, Santarém e Tucuruí entre junho a setembro de 2017. Foram identificados 577 egressos que tinham pelo menos um ano de formado e eram de turmas dos currículos a partir das DCN/ENF de 2001 por meio das secretarias locais e da Coordenação de Registro e Controle Acadêmico da instituição. Foram localizados e contatados 193 egressos, dos quais 118 responderam corretamente ao questionário e retornaram no tempo acordado com os pesquisadores. Os dados foram coletados através de um questionário estruturado construído por meio da plataforma online Google Formulários, composto por vinte e quatro perguntas. Esta pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Curso de Enfermagem da UEPA sob o parecer nº 1.574.217. Foram respeitados durante toda a pesquisa os preceitos éticos previstos na Resolução nº 466/2012, havendo a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes que concordaram em participar deste estudo. RESULTADOS: Foi demonstrada prevalência de egressos em faixa etária jovem, do sexo feminino e solteira, e que no momento da pesquisa encontrava-se exercendo a profissão principalmente nas áreas hospitalar e atenção básica no setor público, destacando ainda profissionais exercendo a docência e cargos de gestão, entre outros, com entrada no mercado de trabalho ocorrendo em pouco tempo após a formação e com boa parcela de egressos com renda igual ou superior a cinco salários mínimos. Identificou-se formação com realização de atividades extracurriculares, porém com discreta produção de pesquisas científicas, seguindo-se em busca por qualificação através majoritariamente de especializações. A avaliação dos egressos frente às competências estabelecidas no currículo do curso apontou forte produção das competências de atuar na assistência de enfermagem, com conduta pautada nos princípios éticos e legais da profissão, e potencialidades para o ensino de enfermagem e a atuação em equipe multidisciplinar. As fragilidades elencadas pelos egressos foram para as competências de desenvolvimento de pesquisas científicas, participação de entidades de classe e a utilização do processo de enfermagem. CONCLUSÕES: Este estudo proporcionou conhecer a realidade da formação vivenciada pelos egressos do curso de Enfermagem da UEPA nos campi da interiorização, tendo a instituição se proposto a formar de enfermeiros no interior do estado, destacado seu pioneirismo e protagonismo na política de interiorização da formação em Enfermagem na região Norte e que pode acrescentar importantes termos ao cenário atual de discussão das novas DCN/ENF. Em geral, os resultados obtidos demonstram concordância com as demais pesquisas realizadas no tema, e enfatizam priorização das atividades de assistência em detrimento da produção e pesquisa científica como característica histórica do curso. O incipiente incentivo à participação de entidades de classe, é visto como um cenário preocupante, visto estes serem espaços representativos legítimos e valiosos para a discussão e mobilização das lutas e avanços da categoria e na defesa do Sistema Único de Saúde. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: traçar o panorama da formação em enfermagem proporcionada pela Universidade do Estado do Pará no interior do estado abre caminhos para a consolidação e o fortalecimento desta importante estratégia de formação de enfermeiros na região Norte do país e, que, frente ao contexto atual de discussão das novas DCN/ENF, considera-se imprescindível o caminho oferecido por estudos com os egressos como importantes indicadores da qualidade da formação e de possíveis aprimoramentos dos currículos e práticas pedagógicas dos cursos de enfermagem.


Referências:
1-Guimarães TM, Silva LF, Espirito Santo FH, Moraes JRMMM. Palliative care in pediatric oncology in nursing students perception. Esc Anna Nery[internet]. 2016[cited 2018 jan 24]; 20(2):261-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v20n2/en_1414-8145-ean-20-02-0261.pdf 2-Instituto Nacional do Câncer. José Alencar Gomes da Silva. Estimativas/2018: Incidência de câncer no Brasil[internet]. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde; 2018[cited 2018 jan 24]. Available from: http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/estimativa-2018.pdf 3-Silva AF, Issi HB, Motta MGC, Botene DZA. Palliative care in pediatric oncology: perceptions, expertise and practices from the perspective of the multidisciplinary team. Rev Gaúcha Enferm[internet]. 2015[cited 2018 jan 24]; 36(2):56-62. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v36n2/1983-1447-rgenf-36-02-00056.pdf 4-World Health Organization. Palliative Care [internet]. Geneva: WHO; 2017 [cited 2017 ago 18]. Available from: http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs402/en/ 5- Agencia Nacional de Cuidados Paliativos. História dos Cuidados Paliativos[internet]. São Paulo: ANCP; 2018[cited 2018 mar 06]. Available from: http://paliativo.org.br/cuidados-paliativos/historia-dos-cuidados-paliativos/