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4260821 | UTILIZAÇÃO DE JOGO DE TABULEIRO COMO FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DAS TEORIAS DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Thayná Champe da Silva ; Tierle Kosloski Ramos ; Polyana de Lima Ribeiro ; Andressa Bock |
Resumo: **Introdução**: Os Programas de Pós-Graduação em Enfermagem no Brasil vem se expandindo e transformando a sociedade atual, refletindo na ascensão da educação no país e culminando na qualificação do cuidado e do ensino da Enfermagem. O objetivo da formação de mestres e doutores firma o compromisso social da educação de inserir profissionais qualificados no mercado de trabalho e comprometidos com o ensino e a pesquisa.¹ No que diz respeito a tema essencialmente abordado na graduação e prós graduação de enfermeiros, tem-se as Teorias de Enfermagem (TE) que podem ser entendidas como um conjunto específico e concreto de conceitos e definições a fim de explicar ou caracterizar fenômenos de interesse para a disciplina de enfermagem, norteando as ações e tornando o cuidado sistemático.² Elas articulam os conceitos de pessoa, enfermagem, ambiente e saúde, a fim de ilustrar aqueles que são o público alvo do cuidado a ser prestado, a finalidade desta assistência, o ambiente em que essa ação acontece e como ela deve ser praticada.³ Quando este tema não é inteiramente compreendido pelos discentes, sua aplicação no cuidado em saúde e sistematização do cuidado se tornam ineficazes. Nesse sentido, pautadas na premissa de que as propostas metodológicas usadas na formação de profissionais da saúde a fim de integrar teoria e prática devem ser repensadas4 viabiliza-se a utilização de uma nova abordagem para o tema. A criação de materiais atrativos despertam a curiosidade e a vontade de aprender de forma motivadora. **Objetivo**: Descrever a experiência do processo ensino-aprendizagem na pós-graduação acerca teorias de enfermagem mediado por um jogo de tabuleiro. **Descrição metodológica**: O presente trabalho trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência vivenciado por quatro enfermeiras estudantes de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A atividade foi desenvolvida no primeiro semestre do ano de 2017, em uma aula da disciplina de Construção do Conhecimento em Saúde e Enfermagem, a qual faz parte da grade curricular do programa. A referida disciplina é organizada em seminários com diferentes conteúdos e abordagens que são de livre escolha dos grupos de estudantes. O conteúdo acerca das TE foi abordado de maneira dinâmica, para isso buscou-se organizar a aula em três momentos. O primeiro constitui-se da apropriação teórica das estudantes sobre o tema, tendo em vista que a experiência pessoal em suas graduações não foram inteiramente positivas. Até então o conhecimento que se tinha sobre TE era visto pelas mesmas como superficial apesar de ser um assunto necessário para conhecimento e aplicabilidade das ações práticas dos profissionais enfermeiros. Nesse sentido, buscou-se através da leitura em livros e artigos científicos conceitos e definições das seguintes teorias: ambientalista, relacionamento interpessoal, necessidades humanas fundamentais, humanística/humanitária, autocuidado/déficit de autocuidado e sistemas de enfermagem, teoria da comunicação, teoria da enfermagem transcultural, teoria de Roy, teoria do cuidado transpessoal e teoria das necessidades humanas básicas. Com base então no conhecimento prévio adquirido, foi organizado material de apresentação contendo os objetivos gerais do uso das teorias de enfermagem na assistência em saúde, suas classificações segundo Hickman, e suas diferentes categorias. As principais TE foram organizadas em formato de linha do tempo a fim de facilitar a compreensão dos colegas a partir da evolução e aperfeiçoamento dos pensamentos críticos em enfermagem. Esse momento expositivo-dialógico foi complementado pela dinâmica denominada “tabunursing”, que tratava das teorias por meio de um jogo de tabuleiro. O caminho do jogo foi construído com E.V.A colorido e alguns cordões posteriormente firmados no chão da sala de aula. O jogo era norteado pelas perguntas e questões explanadas em data show. Para isso, a turma foi dividida em três grupos representativos por cores, elencando um representante de cada equipe a fim de exercer papel de “pino” no jogo. O dado utilizado para comando do jogo foi construído com material reciclado contendo opções que variavam entre avançar até 3 casas, ficar uma rodada sem jogar, voltar uma casa e realizar alguma atividade de escolha dos participantes dos outros grupos. **Resultados: **A atividade ocorreu em apenas uma rodada e contou com a participação de todos os discentes da disciplina, dentre estes, uma nutricionista que desconhecia a existência das TE. Discutiu-se, por base no relato da colega, a diferença da assistência em enfermagem a partir da sustentação teórica explanada, tendo em vista que em sua formação não existem tais conceitos tão bem sustentados voltados para sua área. A partir da utilização do material educativo, foi possível exercer interação entre todos os participantes e organizadoras, de forma que o comprometimento e a motivação para a aprendizagem do conteúdo abordado fossem promovidos. Percebeu-se ao final das explanações que a abordagem foi positiva, reflexiva e inovadora para a aprendizagem do tema.** Conclusão**: A utilização de abordagens diferentes sobre temas complexos e necessários permitiu participação ativa na construção do conhecimento acerca das TE. Foi possível expor experiências e esclarecer dúvidas acerca do assunto de forma conjunta. A atividade desenvolvida permitiu visualizar a proposta dinâmica como alternativa para sustentar a criação e o desenvolvimento de novas abordagens, possibilitando aprofundar os conhecimentos acerca das ações didáticas e pedagógicas que permeiam a função profissional e social de um educador. **Contribuições/implicações para a Enfermagem: **A realização de material educativo abordando as principais TE, permitiu identificar a diversidade de percepções e vivências prévias associadas à temática. Compreendeu-se que, por meio da reflexão, debate e socialização de conhecimentos, é possível aproximar e orientar os profissionais sobre o tema a fim de que se aplique o conteúdo de maneira empoderada na sistematização da assistência em enfermagem.
Referências: 1- Rodrigues J. O ensino do cuidado de enfermagem em saúde mental nos cursos de graduação no estado de Santa Catarina. Tese [Doutorado em Enfermagem] – Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis; 2010.
2- Kantorskil LP , Furegato ARF. Contribuição de Maria Aparecida Minzoni à Enfermagem Psiquiátrica Brasileira. R. Bras. Enferm [periódicos na Internet]. out./dez. 2000. |