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4232056 | PROJETO DE COMBATE AS ENDEMIAS ZIKA, DENGUE E CHIKUGUNYA EM ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II DE UM MUNICÍPIO NO INTERIOR DA BAHIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. | Autores: Fernanda Andrade Rocha Dantas ; Adriana Antônia de Oliveira ; Simone Teixeira da Luz Costa ; Fábio Santos Santana |
Resumo: **INTRODUÇÃO: **É perceptível que nossa sociedade a disseminação do Aedes Aegypti é cada vez mais assustadora, pois vivemos em um país em que a distribuição de água se torna cada vez mais precária, tudo isso por conta da irregularidade do abastecimento de água potável nas moradias brasileiras, levando seus habitantes a armazenarem em recipientes mal vedados, fazendo dos mesmos criadouros do mosquito, tornando-o um indubitável problema de Saúde Pública no Brasil, além disso, existe a resistência de seus ovos, levantando outro fator que propicia o espargimento do mesmo na expansão territorial do país. Segundo estudos, seus ovos podem permanecer na natureza sem o contato com a água e resistir sem eclodir por um grande período de tempo, ficando na espera do próximo período chuvoso, Tudo isso porque que os ovos de Aedes Aegypti resistam por até 450 dias com privação de água, uma vez que são extremamente resistentes ao ressecamento[1]. **OBJETIVOS:** Orientar aos discentes através de aulas expositivas e metodologias diversas como é o ciclo reprodutivo do vetor dessas endemias, preconizando que a melhor forma de combater as endemias Zika, Dengue e Chikungunya é a prevenção; Preconizar que o melhor meio de se erradicar o Aedes Aegypti é através da eliminação radial de seus criadouros; Realizar uma abordagem de campo, intencionado a percepção da maneira correta do descarte do lixo urbano; Utilizar materiais recicláveis para a confecção de obras de arte, evitando assim, que esses materiais se disseminem no meio ambiente e se tornem criadores de mosquito. **DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: **O cenário para a realização do projeto foi a Escola Municipal Afro Júlio Santana, instituição que atende alunos do ensino fundamental II, situada na Rua Santo Antônio, S/N, Distrito Creguenhem, Tucano-BA. Para dar-se início ao referido projeto foi necessário dividi-lo em quatro etapas Na primeira destas, os discentes dessa instituição de ensino tiveram uma aula especial sobre o mosquito Aedes Aegypti, características, ciclo de vida, habitat e as doenças transmitidas. Na segunda etapa uma realização de abordagem de campo onde os alunos realizaram uma visita nas imediações da escola para avaliarem se não havia nenhum foco do vetor aparente. Em sua terceira etapa os alunos produziram obras de arte utilizando materiais recicláveis com o intuito de evitar que os mesmo se tornem criadouros portadores de ovos e larvas do Aedes. Na sua quarta etapa houve a realização de uma palestra apresentada por uma bióloga e uma enfermeira para toda a comunidade escolar e visitantes, residentes do distrito supracitado, com o intuito reforçar tudo aquilo que havia sido exposto nas três etapas que antecederam, como por exemplo: o ciclo reprodutivo, os estágios de desenvolvimento do Aedes, a etiologia e a fisiopatologia dessas endemias.** RESULTADOS**: Preconizamos que as primícias para a erradicação dos mosquitos da família _Aedes_ é a eliminação radical dos criadouros dos mesmos. Com esse pontapé inicial, os discentes foram sensibilizados dos potencias riscos a saúde que as endemias Zika, Dengue e Chikungunya podem vir a causar; com a abordagem de campo em volta das imediações da escola foi possível perceber vários recipientes como copos, garrafas pets, vasos sanitários e dentre outros, expostos a céu aberto que poderiam se tornar possíveis focos do inseto, ao mesmo tempo os discentes eram orientados como se procede o descarte correto desses matérias. Logo após isso receberam a incumbência de reutilizarem materiais que iriam ser descartados de acordo com o ano/série que estudavam: Os sextos anos confeccionaram instrumentos musicais; Os sétimos anos desenvolveram, maquetes expondo ambientes propícios e desfavoráveis para a reprodução do mosquito; os oitavos anos produziram obras de arte com matérias que poderiam ser descartados; já os nonos anos do ensino fundamental construíram utensílios domésticos com esses materiais. Tudo isso com a intensão de se evitar que esses materiais sejam descartados na natureza e se tornem recipientes portadores de ovos e larvas do _Aedes Aegypti_. A experiência se tornou ainda mais exitosa porque ao final do projeto foi encaminhado a redação do telejornal Bahia Meio Dia um resumo de tudo aquilo que havia sido feito, permitindo que o mesmo fosse exibido em rede estadual, mostrando que se cada um fizer sua parte, será possível vivermos livres do _Aedes Aegypti. _**CONCLUSÃO: **conclui-se então que para se combater o mosquito Aedes o primordial é a utilização de medidas preventivas e educativas, sendo o melhor meio para isso a utilização de espaços públicos como escolas, pois é lá onde há jovens de variadas localidades, sendo os mesmos movidos de vontade surpreendedora para mudar o mundo. **CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **É a conscientização de que a enfermagem possui grande relevância no desempenho de suas atividades educativas em prol da promoção e prevenção à saúde, incluindo estratégias para lidar e contribui de forma positiva para a prevenção do adoecimento da população por endemias transmitidas pelo vetor _Aedes Aegypti. _Além disso, é de extrema importância a busca do contato direto com a população através de formações continuadas, fazendo com que o público conheça a forma de se evitar os criadouros do inseto causador dessas endemias, aumentando ainda mais as chances de se erradicar o mosquito do território brasileiro.
Referências: 1. Oliver MJ et al. Impact of contraindications, barriers to self-care and support on incident peritoneal dialysis utilization. Nephrol Dial Transplant. UK, 25(8):2737-44, 2010.
2. Baillie J, Lankshear A, Featherstone K. Perspectives on peritoneal dialysis at home: implications for the management of a chronic condition. A study protocol. Journal of Advanced Nursing. UK, 68(8):1847-57, 2012.
3. Orem D. Nursing: concepts of practice. 6ª ed. St. Louis: Mosby, 2001.
4. Tavares JMAB, Lisboa MTL.Tratamento com dialise peritoneal: a prática do autocuidado no contexto familiar. Rev enferm UERJ, 23(3):344-49. 2015.
5. Bardin L.Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010. |