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4223474 | UM DEBATE SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NA PERSPECTIVA DA FENOMENOLOGIA | Autores: Sandra Conceição Ribeiro Chícharo ; Elina Fernandes de Oliveira ; Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva ; Claudia Elizabeth Almeida ; Eliane Ramos |
Resumo: **UM DEBATE SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NA PERSPECTIVA DA FENOMENOLOGIA **
**INTRODUÇÃO **levantamento bibliográfico, acerca do uso da Fenomenologia da Percepção de Merleau Ponty e Metodologias Ativas , promovendo debate entre estes referenciais teóricos e aspectos importantes do chamado Mundo da Vida e inovações pedagógicas. A aprendizagem deve se r vista no momento atual como uma atividade autodirigida e capaz de proporcionar ao indivíduo o domínio e desenvolvimento de uma série de habilidades e competências que o levem além do mero aprender, mas ao aprender a aprender. Sendo a fenomenologia interpretativa de fenômenos polissêmicos e densos, inesgotáveis, portanto, a partir de seus contextos próprios e dos lugares sociais e sentidos próprios construídos pela percepção de sujeitos universais, ela suscita relação com todos outros e outras, com tudo, sem que nenhum desses entes ou coisas perca sua singularidade. Merleau-Ponty é o filósofo que reconhece o corpo inserido no mundo, como constituição da subjetividade e expressividade da fala. O caminho do seu discurso não é linear. Ele é um constante movimento. A sua fenomenologia se caracteriza pelo diálogo não só entre as ciências humanas e sociais, como também com a biologia e a pintura, de maneira especial com a psicologia, a psicanálise, a psiquiatria, a história e a antropologia. metodologia ativa (MA) é uma concepção educativa que estimula processos de ensino-aprendizagem crítico-reflexivos, no qual o educando participa e se compromete com seu aprendizado. O método propõe a elaboração de situações de ensino que promovam uma aproximação crítica do aluno com a realidade; a reflexão sobre problemas que geram curiosidade e desafio; a disponibilização de recursos para pesquisar problemas e soluções. **Objetivos **estabelecer relação entre a Fenomenologia de Merleay Ponty e Metodologias Ativas. **Metodologia **revisão bibliográfica sobre os temas: Fenomenologia da Percepção de Merleau Ponty ; Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Foram selecionados 9 artigos dos últimos 6 anos. Os critérios de inclusão utilizados para a seleção da amostra foram: artigos de periódicos nacionais, no período de 2011 á 2017, que abordam o tema metodologias ativas, considerando todas as áreas de interesse da enfermagem e que sejam textos completos disponíveis on-line, com acesso livre. Optou-se por este período por tratar-se de um assunto cada vez mais recorrente no âmbito da educação nacional e porque a utilização de novas práticas pedagógicas é um fenômeno recente no país e vem se intensificando nos últimos anos. **Resultados **a fenomenologia de Ponty descreve o homem conhecendo a si mesmo e o mundo por meio do corpo próprio, experiências atitudes e ações no mundo para que possa repensá-las. Considerando que o homem interpreta a si mesmo, o outro e os signos do mundo a partir de uma reflexão fenomenológica, as Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem abordam múltiplas modalidades didáticas , tendo como princípio a autonomia do discente, para auto- gerenciar seu processo de formação e produção de novos saberes. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e as diretrizes curriculares do curso de graduação em Enfermagem contemplam essas mudanças paradigmáticas ao determinarem que as universidades estimulem a articulação entre ensino, pesquisa e assistência, solicitando a inovação e a qualidade do projeto político-pedagógico. Essas diretrizes sugerem investimentos em estratégias didáticas que incentivem o aluno a refletir sobre a sociedade, transformando seu contexto. Para isso, é importante a adoção de concepções pedagógicas que aproximem a teoria da prática e problematizem situações cotidianas do trabalho na enfermagem. **A relevância desse tema para o campo da educação em enfermagem** deve-se à existência de uma nova política nacional de saúde e de formação de recursos humanos, que tornou necessária a revisão da orientação do ensino e da prática profissional da enfermagem. **Conclusões **percebemos relações entre Fenomenologia Pontyana e as propostas das Metodologias Ativas de ensino aprendizagem visto que Ponty descreve a importância da percepção do mundo, dos seus elementos e a relação de troca entre estes, a integração do saber popular e do saber científico. Os trabalhos pesquisados trouxeram poucas informações sobre a utilização da metodologias ativas como expressão de um corpo inserido no mundo, como constituição da subjetividade e expressividade da fala adotada, e suas expressões frente ao mundo vivido, na perspectiva do processo de ensino aprendizagem, mas observou-se predomínio da metodologia da problematização. Alguns enfatizaram a noção de problematizar a realidade, apresentando variações da metodologia ativa, enquanto outros não eram claros quanto aos referenciais teóricos utilizados. É importante realizar estudos que avaliem os resultados do uso das metodologias ativas em instituições de ensino na perspectiva da fenomenologia , no sentido de mostrar as suas reais influências para o aprendizado e suas consequências para a sociedade. Deve-se, inclusive, avaliar como os novos profissionais enfermeiros vivenciam pedagogias ativas em suas práticas de ensino e assistência.
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