Imprimir Resumo


SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 4171941

E-Pôster


4171941

O PAPEL DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESPAÇO ESCOLAR: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Autores:
Alba Lucia Castelo Branco ; Maria Regina Araujo Reicherte Pimentel ; Jéssica da Silva Cinelli ; Natália Mattozinho da Cruz ; Thelma Spíndola

Resumo:
**Introdução: **Este estudo tem como objeto o papel do enfermeiro na atenção à saúde no espaço escolar. Antes do ingresso em uma faculdade de enfermagem tem-se a visão da atuação do enfermeiro limitada ao ambiente hospitalar e à unidade básica de saúde. Ao longo da graduação, essa visão é ampliada com a obtenção de conhecimento sobre os diversos campos de atuação deste profissional, como por exemplo, as escolas municipais. O contato com esse campo aconteceu com a aprovação e ingresso no estágio extracurricular como acadêmicas bolsistas do Programa Saúde nas Escolas da Prefeitura do Rio de Janeiro. Com essa aproximação foi possível perceber a importância da educação em saúde no ambiente escolar, visto que a escola é um espaço de cidadania que estimula o pensamento crítico. Este ambiente é propício para o desenvolvimento de atividades de promoção da saúde e prevenção de agravos, sendo este o objetivo preconizado no programa saúde na escola. Foi observado durante o estágio de acadêmico bolsista no Programa Saúde na Escola, que os enfermeiros não valorizavam a atuação no espaço escolar. Em sua maioria, davam ênfase às atividades técnicas na unidade básica, questionando sua ida à escola. Ao mesmo tempo, observou-se que em determinadas escolas ao realizar a conversa inicial com as diretoras, as mesmas mantinham-se reticentes, sem ter muita clareza do papel do profissional de saúde, especificamente do enfermeiro, e do acadêmico bolsista na instituição. Desta forma levantou-se à seguinte questão norteadora: Qual a caracterização do papel do enfermeiro no espaço escolar nas publicações científicas? Este estudo se justifica pela experiência nas escolas que permitiu o desenvolvimento de diversas atividades, dentre elas: educação em saúde, identificação de problemas de saúde ou de situações de riscos aos quais jovens e adolescentes se encontravam vulneráveis, realização de encaminhamentos às equipes de Estratégia de Saúde da Família ou à Unidade Básica de Saúde conforme configuração da rede de saúde. **Objetivos: **Identificar as publicações científicas que abordam a enfermagem na atenção à saúde no espaço escolar; caracterizar as publicações nomeando à luz das recomendações do Programa Saúde na Escola; descrever o papel do enfermeiro na atenção à saúde no espaço escolar apresentado na literatura. **Descrição metodológica: **Trata-se de um estudo bibliométrico da literatura, de natureza descritiva, com abordagem quantitativa, de artigos publicados no período de 2007 a 2016 que respondam à questão sobre caracterização do papel do enfermeiro no espaço escolar nas publicações científicas. A definição do recorte temporal foi em decorrência da publicação da legislação que regulamenta o programa saúde na escola em nível nacional. A seleção dos artigos aconteceu nas bases de dados BVS, BDENF, LILACS, Medline, por meio de descritores e palavras-chave em diversas combinações, aplicando-se os filtros de ano e artigos na íntegra. Descartadas as repetições internas às bases de dados e entre as mesmas, iniciou-se a leitura do resumo. Quando esta leitura não era esclarecedora, fez-se a leitura do artigo na íntegra. De 268 artigos levantados inicialmente, trabalhou-se com duas outras situações de exclusão, sendo 34 artigos a amostra final deste estudo. Foi aplicado instrumento para coleta de dados elaborado pelas autoras, considerando as seguintes variáveis: título da publicação, periódico, ano, autoria, profissão destes, título acadêmica, vinculação institucional, aderência à linha de pesquisa, modalidade de artigo e o tipo de abordagem dos estudos e, por fim, temáticas investigadas e enfoque dos estudos. **Resultados: **Observou-se crescimento das publicações até 2014 com pequeno declínio após. Dos 17 periódicos identificados, 76,5% eram da área de enfermagem com destaque para a revista científica Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, que apresentou o maior número de publicações. Depois do termo enfermagem, educação em saúde e saúde escolar foram os descritores mais utilizados. Entre os 120 descritores levantados, somente dois não são reconhecidos como tal. Cento e trinta e dois foi o total de autores identificados, sendo, 76,6% enfermeiros e 3,78% autores de outras profissões. A maioria (89,39%) só possui um artigo publicado e 30,30% dos autores, todos com doutorado, possuem linha de pesquisa sobre educação. A titulação de doutorado é mais expressiva, seguida de graduandos. É expressiva a participação de pós-graduandos _strictu senso_ no nível de mestrado em relação ao nível de doutorado. Dentre as 34 instituições a que estes autores se vinculam, a maioria é universidades em relação às instituições de serviço, sendo que somente cinco dos autores são vinculados a estas últimas. A região Nordeste apresentou a maior quantidade de publicações sobre o assunto. Não houve produção científica sobre este objeto na região Norte. A modalidade em formato de artigo foi encontrada majoritariamente nas publicações A temática educação em enfermagem e o enfoque intervenção educativa de enfermagem foram os assuntos mais abordados. **Conclusão: **A produção científica mostrou-se de interesse contínuo. O papel do enfermeiro na atenção à saúde do escolar é uma ação que deve necessita dos profissionais de enfermagem para promoção e intervenção educativa em saúde nesse espaço de atuação, visto que é um cenário que abrange grande quantidade de adolescentes e jovens que estão em processo de construção de diversos saberes. **Contribuições para a enfermagem:** As contribuições identificadas são relativas a ampliação do olhar do papel do enfermeiro na atenção básica junto às escolas na perspectiva da promoção da saúde do escolar, incitar o aumento de pesquisas articuladas entre saúde e educação, refletir sobre as práticas do enfermeiro como educador em saúde, estimular novas ações de promoção da saúde, ampliar durante a graduação a visão sobre o papel do enfermeiro na saúde do escolar e incentivar um maior contato com essa área de atuação. **Referências:** Araujo CA. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão. 2006; 12(1), p. 11-32. Azevedo IC; _Vale LD; Araújo MG; Cassiano AN; Silva HS; Cavalcante RD_. Compartilhando saberes através da educação em saúde na escola: interfaces do estágio supervisionado em enfermagem. R. Enferm. Cent. O. Min. 2014; 4(1), p. 1048-56. Santiago LM; Rodrigues MTP; Oliveira Jr AD; Moreira TMM. Implantação do Programa Saúde na Escola em Fortaleza-CE: atuação de equipe da Estratégia Saúde da Família. Rev. Bras. Enferm. 2012; 65(6), p. 1026-9.


Referências:
1 Cavalcante JB, Pagliuca LMF, Almeida PC. Cancelamento de cirurgias programadas em um hospital escola: um estudo exploratório. Rev Latino-am Enfer. 2000; 8(4):59-65 2 Silva JP, Garanhani ML, Peres AM. Sistematização da Assistência de Enfermagem na graduação: um olhar sob o Pensamento Complexo. Rev. Latino-Am. Enfermagem. jan.-fev. 2015;23(1):59-66. 3 Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Curso de Enfermagem. Programa de Formação Complementar em Enfermagem – PROFCEN. Santa Maria, 2009. 4 Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Resolução Nº 358 do Conselho Federal de Enfermagem, de 15 de outubro de 2009. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/ resoluo-cofen-3582009_4384.html