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4116861 | PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM | Autores: Caroline Torres da Silva Cândido ; Maria Naiane Rolim Nascimento ; Sheyla Mírney Soares Teixeira ; Nuno Damácio de Carvalho Félix ; Ana Maria Parente Garcia Alencar |
Resumo: **Introdução: **A enfermagem se caracteriza por ser uma ciência cuja a assistência se faz complexa em seus mais variados níveis de atenção, por meio do conhecimento técnico e cientifico. Tal conhecimento é fundamentado pelas instituições de ensino, com o propósito de capacitar profissionais e torná-los capazes de desenvolver suas funções de forma ética e qualificada(1). Sendo assim, a Sistematização da Assistência de Enfermagem se faz um importante instrumento metodológico, que quando implementado orienta o cuidado profissional ao ser cuidado e a documentação da prática, por meio do processo de enfermagem e as suas cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes(2) essenciais no processo de cuidado às mais variadas prioridades de saúde. **Objetivo:** Conhecer a percepção sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem de discentes do curso de graduação em Enfermagem do interior do estado do Ceará. **Descrição metodológica: **Trata-se de um estudo qualitativo, realizado em uma instituição de ensino superior localizada no centro-sul do Ceará, no período de fevereiro a outubro de 2016. A amostra do estudo foi composta por 20 acadêmicos do curso de graduação em enfermagem. Teve como critérios de inclusão: estar matriculados no curso de Enfermagem; ter cursado as disciplinas de ‘Bases Teóricas da Enfermagem’ e ‘Enfermagem em Saúde do Adulto em Situações Clínicas’ e como critérios de exclusão: não ter realizado estágios na área hospitalar e/ou estar de licença médica no período da coleta de dados. Utilizou-se como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada, a qual continha questões objetivas e dissertativas, que abordavam acerca do objetivo do estudo, sendo as respostas registradas por meio da utilização um gravador de voz, e posteriormente transcritas. A coleta aconteceu na própria universidade com a abordagem dos acadêmicos de enfermagem em sala de aula, após autorização do docente no referido momento e aceitação de participação na pesquisa mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram analisados e interpretados pelo método de Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin(3) caracterizado pelas fases: pré-analise, exploração dos resultados e tratamento (inferência e a interpretação dos resultados). Tal método designa um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando a obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores quantitativos ou não que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção destas mensagens(BARDIN, 2011). Na primeira fase iniciou-se a pré-análise, onde as entrevistas foram transcritas e a sua reunião constituiu o corpus da pesquisa, obedecendo às regras de exaustividade, representatividade, homogeneidade, pertinência e exclusividade. Na fase de exploração dos resultados e tratamento se deu a transcrição das entrevistas gravadas e iniciou-se a leitura flutuante. Em seguida, escolheu-se as categorias, que surgiram a partir da questão norteadora, para a organização dos temas relacionados ao estudo. Na terceira e última fase a inferência se deu pela análise de conteúdo, onde por meio do instrumento utilizado se investigaram as causas questionadas e pela interpretação se deu um sentido ao que foi encontrado, produzindo uma imagem significativa do problema. O presente estudo teve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa de nº 2.039.128. **Resultados: **A partir da análise dos dados oriundos das entrevistas emergiram do estudo quatro categorias temáticas: 1) Entendimento sobre sistematização da assistência de enfermagem; 2) Importância da sistematização da assistência de enfermagem; 3) Ensino da sistematização da assistência de enfermagem; 4) Dificuldades e facilidades acerca do entendimento da sistematização da assistência de enfermagem. Na análise acerca do entendimento dos participantes da pesquisa sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem foi possível observar a definição inadequada da metodologia, sem a compreensão sobre os aspectos teóricos e legais que a compõe, podendo estar relacionado ao processo de ensino aprendizagem dos alunos de um fato que é inerente a sua profissão. Quanto a análise de importância agregada à metodologia, 100% dos entrevistados afirmaram que a Sistematização da Assistência de Enfermagem se faz importante por auxiliar o processo de trabalho de enfermagem, conferindo maior respaldo ao próprio enfermeiro enquanto responsável pelo processo de cuidado ao indivíduo, ao cuidado profissional e a documentação da prática. Relacionado à análise dos discente sobre o ensino da sistematização da assistência de enfermagem pode-se evidenciar uma divergência de opiniões, observando-se afirmações positivas e negativas relacionadas a complexidade concernente a relação existente entre sua teoria e prática, assim como as vertentes técnica e científica, devendo ser vista como um todo indivisível e não como a soma de suas partes. Dentre as suas dificuldades e facilidades foram citadas entre as dificuldades: a execução de suas etapas, principalmente quanto aos diagnósticos de enfermagem, enquanto etapa privativa do enfermeiro e a execução do cuidado na implementação das intervenções de enfermagem. Já relacionado as facilidades, foram evidenciadas uma melhor execução da prática nos campos de estágio quando já se havia adquirido conhecimentos teóricos prévios acerca da sistematização adquiridos em sala de aula durante as disciplinas do curso, explicitando que em alguns momentos da prática durante a graduação os discentes ainda não se encontravam preparados teoricamente acerca do processo metodológico da sistematização da assistência de enfermagem. **Conclusão: **Foi possível conhecer o entendimento dos discentes da graduação acerca da sistematização da assistência de enfermagem e sua aplicabilidade. Constatou-se que há uma grande deficiência dos alunos acerca do conhecimento teórico-prático de tal metodologia, relacionadas principalmente ao processo de ensino aprendizagem acerca da sistematização da assistência de enfermagem, necessitando lançar mão de estratégias que possam auxiliar nesse processo, de maneira a melhor capacitar tanto técnica quanto cientificamente os discentes enquanto futuros profissionais, contribuindo assim, no seu processo de trabalho e na melhoria e consolidação das suas ações, de maneira científica e ética. **Contribuições/implicações para a enfermagem: **Destaca-se que o presente estudo possa contribuir no conhecimento dos leitores, tanto profissionais quanto acadêmicos, acerca do processo de ensino aprendizagem relacionado a sistematização da assistência de enfermagem, de maneira a buscar novas maneiras de consolidar a produção de conhecimento no processo de ensino relacionada a temática em questão, com o intuito de consolidar o conhecimento dos discentes, enquanto futuros profissionais, os quais necessitam de embasamento acerca desse instrumento de trabalho essencial à consolidação da profissão.
Referências: COHEN, Rachel; PASKULIN, Lisiane Manganelli Girardi; PRIEB, Rita Gigliola Gomes. Prevalência de sintomas depressivos entre idosos em um serviço de emergência. Revista Brasileira Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, p. 307-317, Junho 2015 . Disponível em . Acesso em 12 de dezembro de 2017
DELLAROZA, M. S. G. Associação de dor crônica com uso de servicos de saúde em idosos residentes em Sao Paulo. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 47, n. 5, p. 914-22, 2013.
PILGER, C.; MENON, M. U.; MATHIAS, T. A. F. Utilização de serviços de saúde por idosos vivendo na comunidade. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 47, n. 1, p. 213-220, 2013.
VERAS, R. Envelhecimento populacional contemporâneo: demandas, desafios e inovações.
Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 43, n.3, p. 548-54, 2009.
COHEN, Rachel; PASKULIN, Lisiane Manganelli Girardi; PRIEB, Rita Gigliola Gomes. Prevalência de sintomas depressivos entre idosos em um serviço de emergência. Revista Brasileira Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, p. 307-317, Junho 2015 . Disponível em . Acesso em 12 de dezembro de 2017
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Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 43, n.3, p. 548-54, 2009. |