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4094789 | INFOGRÁFICO ANIMADO EDUCACIONAL SOBRE O PROCESSO DE NOTIFICAÇÃO DE EVENTOS ADVERSOS EM SAÚDE E QUEIXAS TÉCNICAS | Autores: Franciane Aceli de Souza Mascarenhas ; Cheila Mara Freu ; Carolina de Melo ; Mônica Stein ; Jane Cristina Anders |
Resumo: **INTRODUÇÃO:** Os eventos adversos em saúde são incidentes que apresentam um importante impacto nos serviços de saúde por promover aumento na morbidade, na mortalidade, no prolongamento do tratamento dos pacientes, nos custos assistenciais, bem como na repercussão em outros campos da vida social e econômica do país (ANVISA, 2013). Para ocorrer a minimização dos eventos adversos em saúde é necessária à sua identificação e notificação a órgãos gestores, possibilitando à instituição de saúde conhecer suas falhas e erros, bem como estabelecer medidas corretivas através de planejamento de processos mais seguros, permitindo a prevenção de novos eventos adversos (SILVA et al., 2015). Neste contexto, a implantação de sistemas de notificação de eventos adversos tem sido encorajada nos serviços de saúde como uma forma de reunir dados que contribuam para melhoria significativa na segurança do paciente (REIS, 2014). Uma estratégia que pode contribuir com as instituições de saúde na adesão dos profissionais de saúde em relação a prática de notificação de eventos adversos em saúde é a educação em (WEGNER et al., 2016). Entende-se que para ocorrer a transformação da realidade e melhoria na segurança do paciente torna-se necessário disponibilizar informações aos profissionais de saúde e promover práticas educacionais para estimular a adesão dos profissionais de saúde ao processo de notificação de eventos adversos. Diante disto, despertou a ideia de desenvolver um material educacional digital que contenha informações necessárias sobre o processo de notificação de eventos adversos em saúde e queixas técnicas para contribuir com a melhoria de práticas seguras na assistência de saúde. **OBJETIVO:** Descrever as etapas de construção de um infográfico animado educacional sobre o processo de notificação de eventos adversos em saúde e queixas técnicas para os profissionais de saúde no contexto hospitalar. **METODOLOGIA:** Trata-se de um estudo metodológico, de produção tecnológica, realizado em um hospital público cardiovascular do sul do Brasil. Seguiu-se algumas etapas do processo de produção de uma animação de Winder e Dowlatabadi (2011), sendo elas: pré-produção, que contempla o roteiro, a direção de arte, a gravação de voz, o _storybord_ e o _animatic_; a produção e a pós produção. **RESULTADOS: **Na etapa de pré-produção foi contemplado uma série de fases de cunho criativo e preparatório, que antecede a etapa de execução de uma animação propriamente dita. Iniciou-se com o levantamento de ideias e a construção de um roteiro, sendo realizadas em dois momentos, o primeiro com a identificação dos eventos adversos em saúde e queixas técnicas notificados no cenário do estudo e a segunda com a descrição das facilidades e as dificuldades dos profissionais de saúde para realizar o processo de notificação de eventos adversos em saúde, constituindo-se na base de informações para a construção do infográfico animado educacional. Seguiu-se com a direção de arte, no qual foi criado um painel semântico de símbolos, sendo estes desenhos simples com o objetivo de transmitir a mensagem desejada, utilizou-se o programa _Adobe Photoshop. _Este é indicado para criar e aprimorar fotos e ilustrações (ADOBE, 2017), além da escolha da palheta de cores, optando por tons neutros. Posteriormente teve-se a fase de gravação de voz, sendo esta uma referência para dar forma sonora ao roteiro, servindo como guia dos tempos para a apresentação visual das informações na animação. Foi realizada a gravação de uma única voz, utilizada para caracterizar o narrador e optou-se por uma voz feminina, com boa dicção e sem sotaque regionalista. No _Storyboard_, foi desenvolvido quadros com uma sequência de imagens, permitindo a visualização que compõem a animação, representando um esboço do produto a ser criado, utilizando o _Adobe Ilustrator, _pois permite realizar animações, com a criação de posições separadas para cada quadro ou imagens fixas. Finalizou-se a primeira etapa com o desenvolvimento do _animatic_, que foi a união do _storyboard_ com os áudios previamente gravados, sendo definido o tempo de 4 minutos para animação. Este tempo foi estimado para que todas as informações necessárias para alcançar do objetivo proposto, sem provocar cansaço e/ou dispersão da atenção do público alvo. Para auxiliar a realização desta fase utilizou-se o programa _AfterEffects_, pois é indicado para a criação de gráficos, imagens com movimento e efeitos visuais. A segunda etapa foi de produção e contemplou a execução das imagens necessárias para serem inseridas na animação, dentre estas destaca-se os personagens, os cenários, os objetos específicos, os textos e os grafismos. Após sua confecção, foram organizados dentro dos enquadramentos propostos pelo _storyboard_ e animados. Nesta etapa o programa utilizado pelos profissionais do _designe _foi o _AfterEffects. _A terceira etapa foi a de pós-produção e consistiu na junção de todas as cenas animadas e na realização dos acertos finais necessários em relação aos efeitos visuais e sons. Nesta fase, também foi utilizado o _AfterEffects_, por ser um programa que permite retocar as cenas e adicionar efeitos especiais, sendo utilizado na pós-produção de vídeos, como na animação. De modo geral, as telas produzidas no infográfico animado foram criadas para facilitar a compreensão do público alvo em relação ao tema abordado, na medida em que os profissionais de saúde consigam associar e ampliar os conhecimentos apresentados no infográfico, com a sua relação com a experiência profissional. A versão final do infográfico animado possui 4 minutos e 15 segundos, sendo este tempo estimado para que todas as informações necessárias para alcançar o objetivo proposto sejam transmitidas sem provocar cansaço ou dispersar a atenção de quem está assistindo. O infográfico animado foi intitulado “Eventos adversos: O que são? O que fazer quando acontecem? ” e está disponivel através do link de acesso: e no _youtube, _https://www.youtube.com/watch?v=u8WfmCigXuc, para que possa ser disseminado e utilizado gratuitamente pelos profissionais de saúde e população em geral. **CONCLUSÃO: **Diante da tendência de incorporar as novas tecnologias nos processos educativos, foi desenvolvido um infográfico animado sobre o processo de notificação de eventos adversos em saúde e queixas técnicas, com intuito de contribuir para que os profissionais de saúde ampliem e aprofundam seus conhecimentos sobre este assunto. Nesta perspectiva espera-se que os profissionais de saúde consigam identificar na sua prática a ocorrência dos eventos adversos e queixas técnicas e incorporar no seu dia a dia o processo de notificação, contribuindo, assim, para identificação das falhas na assistência com responsabilização, visando melhores práticas. **CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **Na área da saúde é essencial que o profissional esteja em constante busca de atualização para atender as demandas da prática do exercício profissional. Assim, acredita-se que o desenvolvimento do infográfico poderá contribuir neste aspecto, na medida em que traz um recurso educacional animado e mais atrativo para os profissionais de saúde. Acredita-se que o infográfico animado possa ser utilizado como uma estratégia de ações educativas em outras instituições de saúde frente a necessidade de prevenção dos eventos adversos, a fim de minimizar a sua ocorrência aos pacientes, sendo este um desafio no âmbito da segurança do paciente. Ressalta-se a importância de estudos futuros sejam realizados para avaliar e validar o Infográfico animado educacional construído neste estudo para que consiga efetivamente auxiliar os profissionais de saúde no processo de notificação de eventos adversos em saúde e queixas técnicas.
Referências: 1. Júnior JFP, Borges EL, Ferraz AF, Lima VLDA. Resultados de dez anos de atendimento ambulatorial a pacientes com ferida cirúrgica. Rev SOBECC [periódicos na Internet]. 2015 Set [acesso em 20 mar 2018]; 20(3):143-149. Disponível em: http://www.sobecc.org.br/arquivos/artigos/2015/pdfs/v20n3/143-149.pdf
2. Ali M, Saeeda, Israr M, Niamat-ullah H. Frequency of abdominal wound dehiscence and role of wound infection as a major causative factor. Pak j surg [periódicos na Internet]. 2014 Mar [acesso em 19 mar 2018]; 30(1): 4-8. Disponível em: http://www.pakmedinet.com/journal/14/1/March/2014/30(1)
3. Féliz LO. Proposta de identificação de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) via smartphone usando QR-CODE. Brasília. Trabalho de Conclusão de Curso [Graduação em Engenharia de Redes de Comunicação]. Universidade de Brasília; 2016. Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/15308/1/2016_LudimilaDeOliveiraFelix.pdf |