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4073362 | AVALIAÇÃO QUALITATIVA EM UM CURRÍCULO INTEGRADO DE ENFERMAGEM: A VISÃO DO EGRESSO TRABALHADOR | Autores: Flávia Meneguetti Pieri ; Ariane Sabine Stieven ; Valéria Piveta |
Resumo: **Introdução:** O currículo dos cursos superiores de enfermagem passou por várias modificações ao longo dos anos, sempre mantendo em comum o uso de metodologias e avaliações tradicionais de ensino. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) trouxe novas possibilidades aos cursos de ensino superior que cada curso deve ficar responsável por estabelecer um projeto político-pedagógico, dando autonomia didática e possibilitando o uso de metodologias ativas a partir da problematização do processo de enfermagem referenciando-se nas necessidades de saúde, gestão e controle social. O Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina teve início em 1972 e desde esta data passou por sete reformas curriculares, destacando-se em 2000, a implantação do Currículo Integrado(¹) o qual adota o princípio do currículo em espiral, em que a organização do curso parte dos conhecimentos gerais para os específicos, em níveis crescentes de complexidade e sucessivas aproximações. Caracteriza-se pelo desenvolvimento da aprendizagem crítica, reflexiva, da autonomia e da responsabilidade de seus estudantes, com a utilização de metodologias ativas no processo ensino aprendizagem, a integração das áreas do conhecimento do ciclo básico e clínico, a interdisciplinaridade, entre outros(²). Para o modo avaliativo dos alunos, foi adotada a prática do processo de avaliação bidimensional pelo curso, a partir de 2005,o qual propõe um processo contínuo a partir do alcance de desempenhos e competências desejadas para o enfermeiro que se pretende formar. Substituiu-se o valor numérico da nota por um conceito “Atingiu desempenho” ou “Não atingiu desempenho” e também a avaliação formativa(³). Durante os módulos (denominado disciplinas nos currículos tradicionais), os alunos são sujeitos a diversas formas avaliativas, não somente à provas teóricas quantitativas ou à obtenção de uma média, que por exemplo, ao tirar uma nota 6.0, esta nota pode representar o quanto o aluno estará deixando de aprender e assimilar em sua prática profissional, assumindo apenas um papel de agente passivo no aprendizado. Essa avaliação exige mais dos professores que são convidados a ter um olhar integral ao aluno, dedicando mais tempo tanto para correção das provas como formulação de recuperações para os desempenhos não atingidos. Pois, o que pode-se perceber em avaliações quantitativas é que os conteúdos lançados pelos professores acabam sendo memorizados e tidos como verdades absolutas pelos discentes, tornando a interação entre discentes e docentes restrita. Em decorrência destas lacunas, a avaliação bidimensional, trata de reconhecer o aluno em sua totalidade, capacitando-o e tornando-o um sujeito crítico e reflexivo em suas atividades profissionais, excedendo a uma mediana, levando em consideração os conhecimentos prévios do aluno, diagnosticando o saber do indivíduo, e por meio do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática, torna-o capaz de atingir todos os objetivos essenciais daquela ciência, uma vez que em uma avaliação do tipo qualitativa, todas as respostas do estudante, certas ou erradas, indicam o caminho percorrido e oferecem um prognóstico dos próximos passos. Alguns métodos avaliativos utilizados são: portfólios, seminários e tutoriais, finalizando com um feedback para o aluno daquilo que será necessário retomar. **Objetivo:** Relatar a experiência de uma egressa que vivenciou a avaliação bidimensional no Currículo Integrado de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. **Descrição Metodológica:** No Currículo Integrado do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina os alunos passam por 18 módulos disciplinares(4,5) e ao decorrer de cada um são aplicadas avaliações formativas e qualitativas para os alunos, valendo lembrar do feedback posterior aos resultados levantados pelas avaliações, visando o conhecimento integrado e adquirido do discente. Ao término do curso, os egressos são lançados em um mercado de trabalho altamente competitivo, visto que são formados 60 alunos por ano somente desta universidade, não incluindo as demais instituições de ensino superior de enfermagem existentes no mesmo município. Com tudo, o profissional enfermeiro recém formado precisa apropriar-se de sua formação para obter destaque em meio a tantos outros. Portanto, uma enfermeira egressa desta instituição analisara quais as consequências da avaliação bidimensional inserida num currículo integrado para sua carreira profissional iniciada há três anos. **Resultados:** De acordo com a vivência da enfermeira, a mesma pode perceber as repercussões trazidas pelo modelo formativo e qualitativo de avaliação, os quais afetam diretamente na atuação do profissional. Vale lembrar que o processo de avaliação ao qual os alunos são submetidos no ensino fundamental e médio é o tradicional, gerando uma mudança e inovação ao chegarem no ensino superior em enfermagem desta instituição, instruindo-os para serem sujeitos ativos da própria aprendizagem. Na prática profissional, são visíveis os reflexos positivos que o processo de ensino aprendizagem do Currículo Integrado oferece, uma vez que este instiga o sujeito a ter um pensamento crítico e reflexivo, fazendo com que as habilidades do cotidiano do enfermeiro passem a ser realizadas por meio do raciocínio científico e não somente pela rotina de suas práticas. Tal profissional torna-se capaz de estar inserido em melhorias, inovações e tecnologias necessárias para o avanço das ciências da saúde, principalmente a do cuidado. Os profissionais formados por este currículo merecem destaque pela ética, humanização, ações críticas e reflexivas, voltadas ao desenvolvimento da atenção à saúde, tomadas de decisão, comunicação, trabalho em equipe, liderança, administração e gerenciamento. Além de receber formação e incentivos para atuar em diversas áreas na assistência, gerência, ensino e pesquisa, tendo em vista que esta metodologia avaliativa gera no futuro profissional uma qualidade de trabalho baseada em excelências. **Conclusão:** O relato aqui apresentado reforça a importância de inovações nos modelos pedagógicos relacionadas principalmente aos métodos de avaliação, uma vez que os currículos tradicionais ainda são predominantes. Portanto, o processo pedagógico avaliativo diz muito sobre qual profissional as instituições de ensino desejam formar, sendo necessária a análise e reflexão dos modelos pedagógicos vigentes no Brasil. **Contribuições e implicações para a Enfermagem:** Considerando a avaliação bidimensional como uma maneira inovadora de avaliação da aprendizagem que começa a se fazer presente nos cursos superiores, é considera-se importantes os trabalhos como o presente relato visando subsidiar outras escolas quanto ao modelo de avaliação qualitativa e formativa, favorecendo a discussão e reflexão sobre os caminhos das avaliações de ensino aprendizagem, para mudanças nos modelos tradicionais ainda enraizados em inúmeras instituições de ensino, gerando um avanço na enfermagem brasileira.
Referências: 1.Cellard A. A Análise Documental. In: Poupart J, Deslauriers J-P, Groulx L-H, Laperrière A, Mayer R, Pires ÁP, editors. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Coleção Sociologia. 4 ed. 2 reimpr. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes; 2017. p. 295-316.
2. Corrêa AK. Licenciatura em enfermagem: políticas, propostas pedagógicas e tensões [tese livre docência]. Ribeirão Preto (SP): Universidade de São Paulo; 2017.
3.Bardin L. Análise de conteúdo. 4 ed. Lisboa: Edições 70; 2011. 280 p.
4. Pereira JED. Os desafios das licenciaturas no Brasil frente à hegemonia da educação mercadológica e empresarial. In: Jardilino JRL, Matos DAS, Silva MD, organizadores. Formação e políticas públicas na educação: profissão e condição docente. Jundiaí (SP): Paco Editorial; 2014. |